segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (23/08/2010).

Barracas da Praia do Flamengo começam a ser demolidas/Redação CORREIO.


Equipes da prefeitura, com apoio das Polícias Militar e Federal, iniciaram na manhã desta segunda-feira (23) a demolição das barracas de praia que resistiam na orla de Salvador. Segundo informações de Alan Rabellato, presidente da associação dos comerciantes em barracas de praia, a equipe esteve primeiro na praia de Ipitanga, mas houve resistência dos trabalhadores que montaram barricadas de isolamento e se colocaram à frente das máquinas. O grupo então decidiu, ainda segundo Rabellato, começar os trabalhos pela Praia do Flamengo, onde os barraqueiros já haviam desocupado estabelecimentos como a Barraca do Lôro, Marguerita e Cancun.

Em Patamares também há sinal de que os comerciantes irão resistir ao cumprimento da ordem da Justiça. Os trabalhadores iniciaram um protesto na pista, no sentido Itapuã, incendiando materiais como pedaços de madeira.

Ontem, nas praias da capital baiana, o cenário já era de desolação. No último dia antes do início das demolições, houve quem se adiantasse para retirar material de trabalho, alimentos e bebidas dos estabelecimentos. Mas, segundo o advogado dos barraqueiros, João Maia Filho, a classe garante resistir, até com bombas caseiras, à força-tarefa montada pela Polícia Federal, que cumpre a determinação do juiz da 13ª Vara Cível Federal, Carlos D'Ávila Teixeira.

Em Lauro de Freitas:

A prefeita Moema Gramacho (PT) estará no comando da operação a partir das 3h. A orientação da prefeita, que esteve com os barraqueiros na noite deste domingo, é não usar de violência, mas resistir até a abertura dos tribunais – quando então se fará derradeira tentativa de adiar o inevitável. Provocada, a prefeita recomendou ao marujo que perguntasse ao alcaide vizinho se começar por Ipitanga seria uma represália.

Identificado jovem morto durante festival de hip hop na Paralela/Redação CORREIO.

Já foi identificado o jovem morto durante um festival de hip hop realizado no último sábado na Avenida Paralela. Segundo informações da assessoria do Instituto Médico legal, trata-se de Jackson de Oliveira Conceição. O corpo do rapaz ainda está no IML e só poderá ser retirado por familiares.

Jackson foi encontrado caído nas proximidades do palco em que se apresentaram atrações como o rapper carioca MV Bill, Racionais MC's e Facção Central. Ele estava com sinais de perfuração pelo corpo e foi socorrido ao posto médico do evento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda não há informações sobre a autoria do crime.

Corpo de policial morto em Paripe será enterrado nesta segunda-feira/ Redação CORREIO.

Dary Costa Sampaio Filho, de 32 anos, foi vítima de uma vingança de um traficante conhecido como Toró.
O corpo do policial militar das Rondas Especiais (Rondesp) Dary Costa Sampaio Filho, de 32 anos, assassinado na tarde deste domingo (22) em Paripe, deve ser enterrado às 16h desta segunda-feira no cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador. Segundo informações do capitão Marcelo Pitta, o horário ainda não está completamente definido e o corpo do policial ainda está no Instituto Médico Legal de Salvador.

Com gol de Júnior, Vitória bate o Cruzeiro e leva a primeira fora de casa.

Eles venceram o Cruzeiro por 1 a 0, neste domingo (22), no Ipatingão.Gol do triunfo saiu aos oito minutos do segundo tempo. Com o triunfo, o Vitória leva os primeiros três pontos fora de casa no Brasileirão. O Rubro-negro pulou para a 11ª colocação, com 20 pontos. Já o time celeste perdeu a primeira como mandante no torneio.

Ibama envia alerta sobre cuidados com pinguins que visitam orla de Salvador/ Tribuna da Bahia.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (IBAMA), recomenda aos pescadores que avistarem pinguins no mar, que não os retirem, em hipótese alguma, de dentro d'água, deixando as aves seguirem sua rota naturalmente.

Caso essas aves já estejam na praia, aparentando fraqueza, debilidade física, ao serem recolhidas elas não devem ser acondicionadas em ambientes frios ou similares. As pessoas devem sim colocá-las em uma caixa de madeira ou papelão, acomodá-las em um ambiente calmo para evitar estresse maior e ligar imediatamente para o Ibama através dos telefones 3172 1666, 3172 1693 ou 3257 5484/6049 (CETAS Chico Mendes).

Fazer qualquer ato que cause danos físicos aos pinguins caracteriza-se como crime ambiental, passível de punição. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais: "Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa".

Atualmente, foram detectados cerca de oito pinguins na orla de Salvador, no trecho compreendido entre Itapoã e Paripe. Esse número é considerado normal pelos técnicos nessa época do ano, quando é registrada anualmente a presença dessas aves no litoral do nordeste. Mas nada que lembre o fenômeno ocorrido no ano de 2008, quando o Ibama registrou a presença de aproximadamente 1.600 aves dessa espécie na orla marítima de Salvador.

Pojuca também testa urnas biométricas
(Eric Luis Carvalho).

O munícipio de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, será mais uma das cidades brasileiras a testar neste sábado (21) as novas urnas de identificação biométricas. Os eleitores que quiserem participar da simulação devem comparecer ao Fórum local até às 17h portando documento de identidade e título de eleitor.

A votação simulada ajuda os Tribunais Regionais Eleitorais a testar o sistema de computação de votos, totalização e transmissão de dados, além de servir como treinamento para o eleitor e o pessoal que vai trabalhar no dia 3 de outubro, como presidentes de seções, mesários e suplentes.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da Bahia, a simulação é feita em municípios de Alagoas, Goiás, Pernambuco, São Paulo, do Rio Grande do Sul e da Paraíba.

Enfermeira morre em acidente com ambulância em Euclides da Cunha/Karoline Meira.

Uma ambulância do município de Euclides da Cunha colidiu com um carro e provocou a morte de uma enfermeira, na madrugada desta segunda-feira (23), na BR-324, próximo ao município de Candeias.

Aparecida Conceição Moura, 39 anos, morreu no local. O condutor do veículo, Danilo Miranda Cavalcanti, de 28 anos, Maria Graciene de Moura, 54 anos e Maria Aparecidea Mota Sanatana Andrade, de 40 anos, ficaram feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário