Quais documentos o eleitor deve apresentar para a votação?
Para votar nas eleições do próximo dia 3 de outubro, o cidadão deve apresentar título eleitoral e documento de identificação com fotografia, de acordo com determinação da Lei 12.034/09, da Lei das Eleições.
Como documento de identificação, serão aceitos carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade.
De acordo com o TSE, o presidente da mesa receptora tem autorização para interrogar o eleitor sobre os dados do título, do documento oficial ou do caderno de votação, caso tenha dúvidas quanto à sua identidade. Além disso, o mesário pode confrontar a assinatura constante dos documentos com a assinatura do cidadão.
Wagner defende descentralização dos serviços para o interior
O governador e candidato à reeleição Jaques Wagner sugeriu ontem, ao participar do Ciclo de Debates Políticos: “Uma visão da saúde para os futuros governantes do Estado da Bahia”, promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde, Federação Baiana de Saúde e Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde, que os empresários da área de saúde descentralizem os serviços para o interior do estado, com objetivo de melhorar o atendimento à população, especialmente as faixas mais carentes.
Para isso, declarou que o setor pode contar com a linha especial de crédito já existente na Desenbahia e prometeu discutir com o Banco do Brasil a criação de incentivos semelhantes. O evento foi iniciado às 8 horas com um café da manhã, com a participação de cerca de 300 pessoas, no qual Wagner ressaltou também as ações estaduais, a exemplo do Programa Saúde em Movimento, para a população pobre com problemas oftalmológicos, que fez mais de 200 mil atendimentos e 27 mil cirurgias de catarata. Wagner aproveitou a oportunidade para discutir a saúde pública na Bahia com a plateia.
Souto propõe medidas para combater assaltos a banco
“O atual governo não pode ficar parado diante dos sucessivos assaltos a banco que estão aterrorizando o interior do estado. Ontem (anteontem) os criminosos tiraram a paz das cidades de Pau Brasil, Ibicaraí e Licínio. E hoje (ontem) foi a vez de Sátiro Dias. É preciso uma reação. Agora, todo início de mês tem assaltos a bancos”, afirmou o candidato ao governo estadual pelo DEM, Paulo Souto. Em Feira de Santana, onde participou de caminhada e da inauguração do comitê do candidato ao Senado Federal, José Ronaldo (DEM), Souto se solidarizou com as populações das cidades que estão sofrendo "esses maus momentos" .
O candidato democrata disse que, no caso de eleito, pretende frear a escalada de crimes no estado. “ Não podemos conviver nem tolerar a criminalidade. Mas combatê-la e derrotá-la com a força da lei e do direito”, assinalou Souto. Para combater os assaltos a banco, que, segundo ele, são ações características do crime organizado, no seu programa de governo está prevista a criação da Agência Especial de Inteligência (AEI). Segundo Souto, a Agência atuará em articulação permanente com o Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público da Bahia.
Debate Hoje: Debates podem definir a eleição
(Luiz Fernando Lima e agências).
Propostas de governo, ideologia partidária, amigos, família, entrevistas, pesquisas e debates são alguns dos elementos que determinam o voto dos eleitores. A campanha no corpo a corpo já está a todo o vapor. No entanto, o momento mais esperado dessa disputa eleitoral será iniciado hoje. A partir das 22h, na TV Band, será iniciado o ciclo de debates televisivos. Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda (PSOL) estarão frente a frente para discutir as propostas e se defenderem das acusações uns dos outros.
O postulante do Psol será o primeiro a responder a pergunta elaborada pela produção da emissora. Em seguida será a vez de Marina, Dilma e Serra, nesta ordem. O candidato interpelado vai ter dois minutos para a resposta. Ainda no primeiro bloco, de cinco, o candidato tucano abre a sessão de pergunta entre os participantes. Serra tem 30 segundos para elaborar o questionamento e pode escolher quem responde. A resposta pode ser dada em até dois minutos, depois resta um minuto para réplica e outro para a tréplica. Esta etapa continua pelo segundo e terceiro blocos do debate.
Na quarta etapa, jornalistas da rede de televisão perguntam aos candidatos, que terão dois minutos para responder. Os repórteres escolhem quem responde e qual dos postulantes comenta a resposta, em até um minuto. A tréplica também é de um minuto neste bloco. Por fim, a quinta parte do debate é dedicada às considerações finais dos participantes. A ordem de encerramento é Serra, Dilma, Marina e Plínio. Todas as ordens foram sorteadas na tarde de ontem, na sede da emissora, em São Paulo.
Serra volta à Bahia e se junta aos romeiros de Bom Jesus
(Evandro Matos).
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, um dia depois de participar do primeiro debate com os presidenciáveis, na TV Bandeirantes, retorna amanhã à Bahia, visando melhorar a sua posição nas pesquisas na região Nordeste. O tucano tem previsão de chegar às 15h a Bom Jesus da Lapa, onde, ao lado do candidato ao governo baiano, Paulo Souto, concede entrevistas às rádios locais, visita a Gruta de Bom Jesus e faz contato direto com os romeiros. De Lapa, Serra segue com a comitiva para Barreiras, onde tem novos compromissos a partir das 17h30.
Contando com o dia em que lançou a sua candidatura em Salvador, esta será a terceira visita de Serra à Bahia nos últimos sessenta dias. No mês passado ele esteve em Ilhéus e Itabuna, mas a visita não atingiu a expectativa esperada por causa das chuvas. Segundo o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB), considerado um dos coordenadores da campanha de Serra na Bahia, a visita a Bom Jesus da Lapa faz parte da estratégia do tucano para ouvir a população, principalmente em locais de grande presença de público. “Esta festa religiosa é muito tradicional. Então, ele vai visitar a gruta, que é uma maneira de dar uma demonstração de respeito às tradições religiosas do Estado”, disse.
Jutahy lembrou ainda que Serra já esteve em outras regiões importantes da Bahia e anunciou que a próxima visita deve acontecer nos municípios de Vitória da Conquista e Jequié, Juazeiro e Petrolina. “Serra vem fazendo uma presença na Bahia em todas as regiões. Ele já visitou Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna e seguirá assim. A tendência é visitar todas as regiões. Sempre em duas cidades”, frisou.
Conheça seus candidatos antes de votar:
Albione Souza Silva
Nome Completo: Albione Souza Silva
Partido: Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Data de Nascimento: 12/08/1972
Naturalidade: Ipiaú - BA
Formação: História - Universidade Estadual de Santa Cruz
Filiações Partidárias: Partido dos Trabalhadores de 1989 até 1998 e PSTU desde 1998
Principais Cargos: Nunca exerceu cargos público, sendo atualmente professor na rede estadual e municipal de ensino em Ipiaú.
Principais Eleições: Candidatou-se a vereador em 1996 pelo PT e concorreu à Prefeitura de Ipiaú em 2008 pelo PSTU
Site: www.pstu.org.br @pstuBA
Trajetória Política
Albione Souza Silva iniciou sua trajetória política no movimento estudantil secundarista. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1989, ano em que participou da campanha eleitoral, apoiando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Em 1998, ingressou no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), militando principalmente em causas relacionadas à juventude, aos trabalhadores e ao povo pobre.
Atualmente é professor de História na rede de ensino da Bahia e na rede municipal de Ipiaú.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário