terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eleições 2010!!!

Eleitor pode buscar atendimento aos sábados


A Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e seus respectivos postos de atendimento instalados nos SACs Barra, Iguatemi, Comércio, Cajazeiras e Periperi funcionarão nos próximos dois sábados deste mês (21 e 28). Tanto na CAP quanto nos postos dos SACs o funcionamento será das 8 às 13 horas.

A segunda via do título eleitoral é o principal serviço a ser prestado e pode ser obtida até o dia 23 de setembro. Vale lembrar que, a partir desta eleição, o eleitor só poderá votar apresentando o título e um documento de identificação oficial com foto. A exigência da apresentação dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Setembro
No próximo mês, o atendimento será aos sábados e domingos, também das 8 ás 13 horas. No interior do Estado, o SAC funcionará durante o final de semana apenas no dia 19 de setembro (domingo).

Candidatos apostam no rádio e tevê
(Lilian Machado).

Faltando 47 dias para as eleições, que irão decidir os representantes para a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado, Governo do Estado e Presidência da República, o clima de mobilização nas ruas da capital e do interior baiano ainda é bastante atípico.

Candidatos e coordenadores de campanha apontam alguns motivos para a sensação de letargia no embate eleitoral, como a rigidez na fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o modelo “ultrapassado” de financiamento de campanha. A grande expectativa é de que a campanha tome as ruas a partir de hoje com a primeira transmissão do horário eleitoral no rádio às 7h e na televisão às 13h e às 20h30.

Sem grandes manifestações, a participação dos eleitores tem sido mais presente apenas quando os candidatos se apresentam fisicamente nos locais de atividade, como os encontros, passeatas, carreatas e inauguração de comitês. Nem mesmo os materiais de campanhas e os debates televisivos despertaram a atenções dos eleitores, que pouco têm comentado sobre as eleições nas ruas.

Os postulantes e coordenadores de campanha se dividem quando questionados sobre a ausência de animação. No entanto, a maioria concorda que o confronto será maior a partir da exposição no rádio e na televisão, quando os candidatos terão maior visibilidade.

Marina defende que todas as escolas públicas tenham bibliotecas/Agência Brasil.

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, defendeu ontem (16) que todas as escolas públicas tenham uma biblioteca. “Que sejam atualizadas essas bibliotecas e que as crianças e jovens possam encontrar ali um ambiente acolhedor para o exercício da leitura” ressaltou ao visitar 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Segundo a candidata, a montagem das bibliotecas e a escolha dos livros deverá ser feita pelos Ministérios da Cultura e da Educação.

“Em uma ação integrada que envolve também o Ministério da Cultura para que a gente tenha, além do olhar Ministério da Educação, a contribuição do Ministério da Cultura. Dentro de uma visão integral de produção do conhecimento, para que a gente possa ampliar o horizonte para além do livro didático”.

O projeto deverá, de acordo com Marina, aproveitar as estruturas já existentes nos estabelecimentos de ensino e contar com o apoio dos governos locais e da comunidade.

Durante cerca de uma hora em que esteve na mostra, a candidata dedicou a maior parte do seu tempo aos jovens que ainda não votarão nestas eleições. Ela conversou, posou para fotos e distribuiu autógrafos.

Marina comentou ainda o fato de ter apenas um minuto e 23 segundos para fazer campanha no horário gratuito de televisão, enquanto seus adversários Dilma Rousseff (PT) tem dez minutos e 38 segundos e José Serra (PSDB) sete minutos 18 segundos. “É como castanha-do-pará, basta comer uma que você já está suprida de proteína”.

Ivan Pinheiro defende divisão de royalties do pré-sal com base no IDH/(agosto 3, 2010 por Fundação Abrinq/Fonte: Agência Brasil.).

O candidato à Presidência da República pelo PCB, Ivan Pinheiro, defendeu na tarde desta quarta (21), em São Paulo, que a distribuição dos royalties do pré-sal seja feita com base inversa ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Sua proposta é de que os estados brasileiros que estejam ocupando os últimos lugares nesse ranking sejam mais favorecidos pelos royalties do pré-sal.

“Nossa proposta, registrada no [Tribunal Superior Eleitoral] (TSE) diz que o produto da exploração do pré-sal deve ser distribuído inversamente ao Índice de Desenvolvimento Humano de cada estado. No Piauí, onde tem muito menos eleitores, o povo tem que ganhar muito mais do que no Rio de Janeiro, onde tem mais eleitores”, afirmou o candidato, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, os resultados dos lucros da exploração da riqueza devem ser destinados, “carimbadamente” (descritos na legislação), para resolver problemas nas áreas de educação, saúde, saneamento e moradia. “Hoje, os royalties [do petróleo] não são carimbados. Os prefeitos fazem o que querem”, disse, citando como exemplo a cidade de Macaé, que recebe um grande valor pela exploração do petróleo, mas tem uma escola que figura na última colocação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conheça seus candidatos antes de votar

Geddel Vieira Lima


Informações Pessoais


Nome Completo: Geddel Quadros Vieira Lima
Partido: Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Data de Nascimento: 18/03/1959
Estado Civil: Casado
Filhos: Três filhos
Naturalidade: Salvador - BA
Formação: Administração de Empresas - Universidade de Brasília (UnB)
Filiações Partidárias: PMDB desde 1990
Principais Cargos: Diretor do Banco do Estado da Bahia (Baneb - 1983-1984), Assessor da Casa Civil da Prefeitura de Salvador (1988-1989), diretor da Empresa Baiana de Saneamento (1989-1990), deputado federal (1991-1995; 1995-1999; 1999-2003; 2003-2007 e 2007-2011) e ministro da Integração Nacional (2006-2010).
Principais Eleições: Deputado Federal em 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006
Site: www.geddel15.com.br @geddel_ Programa de governo


Trajetória Política


Geddel Vieira Lima disputa pela primeira vez o cargo de governador da Bahia, depois de exercer cinco mandatos consecutivos como Deputado Federal e participar do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Integração Nacional.

Antes de iniciar a carreira política em 1990 - quando se filiou ao PMDB - Geddel exerceu diversos cargos públicos como Diretor do Banco do Estado da Bahia (Baneb) de 1983 a 1984, Assessor da Casa Civil da Prefeitura de Salvador de 1988 a 1989 e diretor da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) de 1989 a 1990. Além de ter formação como administrador de empresas, Geddel é também pecuarista e cacauicultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário