Briga de foice na disputa pelo Legislativo
Paixão Barbosa.
Nos bastidores desta campanha eleitoral crescem as tradicionais reclamações dos deputados candidatos à reeleição (estaduais e federais) contra a concorrência “predatória” daqueles que estão disputando a eleição pela primeira vez ou que saíram de cargos públicos diretamente para a disputa. Na área governista, as maiores queixas têm como alvos os ex-secretários Rui Costa, Valmir Assunção e Afonso Florence (do PT), que, segundo os queixosos, estariam fazendo campanhas milionárias e sem ligar para redutos eleitorais dos aliados.
A enorme concorrência já havia feito desta eleição uma das mais difíceis para a área legislativa. Mas, está havendo um agravante que deriva desta mesma elevada competição: a multiplicação das alianças nos municípios. Como não há a menor preocupação com identidade política ou ideológica, as alianças reúnem lideranças de diversos partidos, em composições que poderiam fazer corar um frade de pedra, como se dizia antigamente.
Os postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal estão se lixando para qualquer resquício de coerência e o que importa é conseguir a promessa de apoio. Tampouco importa se o cabo eleitoral que o apoia está fechado com o adversário do seu candidato a governador ou a senador. Tem candidato a deputado estadual participando até de comícios promovidos por coligações adversárias, nos quais o seu partido é execrado.
O que interessa é amealhar alguns votinhos neste “pega prá capar” em que se transformou a corrida pelo Poder Legislativo. Só depois da eleição, vai se pensar em acertar as coisas.
Bassuma tem candidatura indeferida pelo TRE-BA
Thiago Pereira.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu nesta quinta-feira (05) a candidatura de Luiz Bassuma (PV), que disputa o governo estadual nas eleições deste ano. O candidato não apresentou a documentação necessária para o registro no pleito eleitoral, o que terminou por motivar a decisão do TRE-BA.
O deputado federal ocupa atualmente a quarta posição nas pesquisas de intenção de voto, atrás do atual governador Jaques Wagner, de Paulo Souto e do ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima.
Bassuma terá três dias para reunir os documentos necessários e recorrer da decisão. O candidato não se pronunciou oficialmente.
TSE libera mais três candidatos à Presidência da República
Agência Brasil.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou ontem (5) a candidatura de mais três presidenciáveis e seus vices, que tinham registros pendentes de análise pela corte. Os candidatos do PV, Marina Silva e Guilherme Leal; do PCB, Ivan Pinheiro e Edmilson Silva; e PSDC, José Maria Eymael e José da Silva Neto, foram autorizados a participar do pleito pela Justiça Eleitoral.
Agora são cinco os candidatos à Presidência da República reconhecidos pelo pleno do TSE, já que Dilma Rousseff e Michel Temer, candidatos da coligação liderada pelo PT, e José Serra e Indio da Costa, candidatos da coligação liderada pelo PSDB, haviam sido aprovados na sessão plenária da última terça-feira (3).
Segundo o calendário eleitoral, hoje era o último dia para que os registros originários de candidatura fossem analisados, mas ainda falta o registro de candidatos de quatro partidos para serem aprovados: PSTU, PCO, PRTB e P-SOL. Segundo a assessoria do TSE, o prazo definido no calendário é indicativo, e os registros que sobraram serão julgados na próxima sessão, agendada para a próxima terça-feira (10).
Enquete:Qual o maior problema do Brasil, hoje?
-Educação
-Saúde
-Segurança
-Falta de emprego
-Transporte público
Resultado dos votos:
Educação 28.5% (67 votos)
Saúde 15.7% (37 votos)
Segurança 49.8% (117 votos)
Falta de emprego 5.5% (13 votos)
Transporte público 0.4% (1 votos)
*Total de votos: 235
Conheça seus candidatos antes de votar
Edson Duarte
Informações Pessoais:
Nome Completo: Edson Gonçalves Duarte
Partido: Partido Verde (PV)
Data de Nascimento: 02/11/1965
Estado Civil: Juazeiro - BA
Formação: Técnico em Agropecuária - Escola Agrotécnica de Juazeiro / Pedagogo - Universidade Católica do Salvador (Ucsal).
Filiações Partidárias: Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de 1987 a 1989; Partido Socialista Brasileiro (PSB) de 1992 a 1993 e Partido Verde desde 1993.
Principais Cargos: Vereador de Juazeiro de 1993 a 1996, Deputado Estadual de 1996 a 2002 e Deputado Federal por dois mandatos consecutivos (2003-2007;2007-2011).
Principais Eleições: Eleito Vereador em Juazeiro em 1992, Deputado Estadual em 1994 (como suplente) e 1998 (como titular) e Deputado Federal em 2002 e 2006.
Site: www.edsonduarte.net @edson_duarte_
Trajetória Política
Edson Duarte iniciou sua trajetória política em Juazeiro, pelos movimentos estudantis e da Igreja Católica. Na Escola Agrotécnica, fundou o Grupo de Estudos do Meio Ambiente (GEMA), tendo também atuado junto a outras entidades ambientalistas do estado. Ainda em Juazeiro, atuou na administração municipal com a fundação da Unidade de Planejamento Agropecuária e na Chefia de Administração e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Juazeiro. Foi Vereador de Juazeiro, Deputado Estadual e Deputado Federal, sendo o atual líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário