terça-feira, 10 de agosto de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (10/08/2010).

Menor acusado de matar menina de 9 anos na Feira do Rolo é apreendido/A TARDE On Line.


Foi apreendido na tarde desta segunda-feira, 9, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, o autor do disparo que matou a menina Luiza Rocha dos Santos, de 9 anos, na Feira do Rolo. O acusado é um adolescente de 17 anos, que foi preso por agentes da 3ª CP na casa da irmã. Ele foi encaminhado à Delegacia Para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas, onde prestou depoimento.

A menina foi atingida no último domingo, 8, quando acompanhava a mãe, a vendedora ambulante Ednalva Rocha dos Santos, na Feira do Rolo, localizada sob o Viaduto dos Motoristas. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital João Batista Caribé, no subúrbio ferroviário, mas já chegou ao local sem vida. Luiza foi enterrada na tarde desta segunda, no cemitério Quinta dos Lázaros.

De acordo com o chefe do Serviço de Investigação (SI) da 3ª CP, Paulo Serra, o crime aconteceu quando o menor e um outro assaltante, identificado apenas como Fábio, tentavam, pela segunda vez, roubar o telefone celular de um frequentador do local, que reagiu. Em uma primeira tentativa de assalto, a vítima Luis Alberto Xavier, de 66 anos, também teria reagido e chegou a ser atingido por um tiro na barriga. Ele continua internado no Hospital Geral do Estado (HGE) e não corre risco de morte.

Em depoimento, o adolescente afirmou ter sido o autor do disparo que atingiu Luiza na região do tórax e disse que o tiro foi acidental. Segundo o acusado, o revólver calibre 38 usado no crime foi entregue ao comparsa, que continua foragido.

Barraqueiros pedem tempo para se adequar e evitar demolição/Jorge Gauthier-Redação CORREIO.

Pela ordem judicial, de 29 de julho deste ano, hoje é o prazo-limite para que os proprietários desocupem os imóveis e retirem todos os pertences para que as estruturas sejam demolidas. “Vamos pedir a intermediação do Ministério Público para que nós tenhamos um tempo para adequar as barracas às determinações impostas pela Justiça. É mais viável reformar os nossos estabelecimentos do que demolir”, defende Aloísio Melo Filho, proprietário da Barraca do Lôro, que teme pela demissão de 30 funcionários, caso as barracas sejam desativadas.

“Será um prejuízo incalculável. Tivemos semana passada uma reunião com os titulares da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), propondo um prazo para adequarmos as barracas, mas eles disseram que só cumprem o que manda a Justiça e que não podem fazer nada”.

Barraqueiros vão ‘enterrar’ o prefeito

Em protesto pela decisão de demolir as barracas de praia, hoje, às 10h em Itapuã, barraqueiros prometem realizar o enterro simbólico do prefeito João Henrique ao som de músicas de Dorival Caymmi.

“É uma atitude desesperada. Estamos com medo de ficar no olho da rua, passar fome”, reclama uma garçonete de barraca da Praia do Flamengo. Faixas com a frase “Vamos passar fome. Jesus Cristo” foram distribuídas ontem pelas barracas para que fossem exibidas hoje no protesto.

Após a manifestação, barraqueiros vão, às 15h, para a Câmara de Vereadores. Eles participarão de uma audiência pública no Centro de Cultura da Câmara. O vereador Alcindo Anunciação, que propôs a audiência, informou que o Ministério Público da Bahia e a Procuradoria do Município foram convidados para participar do debate sobre a situação das barracas.

Novo técnico do Vitória será apresentado nesta terça-feira/Redação CORREIO.

Toninho Cecílio é o novo técnico do Vitória. Sua contratação foi anunciada no final da tarde desta segunda-feira (09) e ele será apresentado pelo presidente Alexi Portela Júnior nesta terça-feira, às 14h30, no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura. Com o novo técnico virá o assistente Gilberto Nascimento, o Betinho.

O afastamento de Ricardo Silva foi anunciado no início da tarde desta segunda-feira, após a chegada do time do Rio de Janeiro. Ricardo ficará de férias e no retorno reassumirá a função de assistente técnico. Ele ficou sete meses e oito dias na direção do rubro-negro, foi tetracampeão baiano e levou o time à final da Copa do Brasil. No total, comandou o rubro-negro em 54 jogos, com 28 triunfos, 11 empates e 15 derrotas, 59% de aproveitamento.

Toninho Cecílio

Ex-jogador do Palmeiras, onde iniciou a carreira, Toninho Cecílio como técnico comandou o EC Paraguaçuense (Série A2 do Campeonato Paulista) em 2002, o Fortaleza (interinamente) nos anos de 2005 e 2006, o Guaratinguetá (Série A1 do Campeonato Paulista) em 2007, foi terceiro colocado este ano com o Grêmio Prudente no Campeonato Paulista da Série A1 (87,7% de aproveitamento), e estava treinando o Grêmio Prudente no Campeonato Brasileiro, ocupando a 14ª posição, com três triunfos, seis empates e quatro derrotas.

Antônio Jorge Cecílio Sobrinho nasceu no dia 27 de maio de 1967 e, além de técnico, já exerceu a função de gerente de futebol de Portuguesa Santista, Fortaleza e Palmeiras, onde ficou de 2007 a 2009.

Violência pode levar a Bahia a adotar o “toque de acolher”
(George Brito l A TARDE).

De janeiro a junho deste ano, 64 adolescentes foram assassinados em Salvador. Os dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram um aumento na ordem de 30,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram mortos 49 jovens menores de idade. Já a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) registrou, de janeiro a julho deste ano, 1.629 ocorrências, sendo que o total do ano passado foi de 3.311 ocorrências, maior pico, aliás, desde 2006.

A violência envolvendo crianças e adolescentes cresce em Salvador de forma preocupante. Os casos não param de acontecer. No Curuzu, Davidson Santos de Jesus, 17 anos, foi morto a tiros, por volta das 20 horas de domingo, 8. Na Boca do Rio, Vanessa Santos Gomes, 14, foi assassinada na noite de sábado, 7, por três homens ainda não identificados. Há uma semana, Welington Costa Damaceno, 15, morreu após ser atingido por um tiro disparado por um colega de 16 anos.

Enquanto os números da violência entre adolescentes crescem em Salvador, os registros entraram em declínio nos municípios baianos de Santo Estêvão, Antônio Cardoso e Ipecaetá. A redução ocorre desde julho do ano passado, quando foi implementada uma medida polêmica de restrição aos horários de circulação de menores de 18 anos pelas ruas, o toque de recolher, ou de “acolher”, como vem sendo chamado.

Em Santo Estêvão (a 147 km de Salvador), por exemplo, de janeiro a julho deste ano houve uma redução no número de ocorrências envolvendo adolescentes da ordem de 35%, em relação ao mesmo período do ano passado: 183 em 2009 e 119 este ano. Para se chegar a estes números, houve muito trabalho. Desde julho do ano passado, 627 adolescentes foram conduzidos ao Juizado da Infância, sendo 505 de Santo Estêvão e 122 de Ipecaetá, por extrapolar os horários permitidos para permanência nas ruas.

Os dados foram coletados pelo titular do Juizado da Infância e da Juventude dos municípios de Santo Estevão, Antônio Cardoso e Ipecaetá, José Brandão Netto, autor da portaria que determinou a medida, que depois se tornou lei municipal. “A queda da violência aqui é uma realidade”, comemora o magistrado.

Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), há um projeto de lei, de autoria do deputado Jurandy Oliveira (PDT), cuja proposta é aplicar o chamado toque de acolher em todo o Estado. O projeto está sendo avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conforme a assessoria do deputado. Ainda não há data definida para a votação em plenário.

Toque de acolher

Limites - O toque de acolher determina até que horas crianças e adolescentes podem ficar na rua, desacompanhadas.

Os horários - Horários de retorno para casa, em Santo Estêvão: até 12 anos, 20h30; até 14 anos, 22 horas; maiores de 14 anos e menores de 18 anos, 23 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário