segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Eleições 2010!!!

ATÊNÇÃO: PORTADORES DE DEFICIÊNCIA


O alistamento e o voto são obrigatórios para os portadores de deficiência (Res.-TSE nº 21.920/2004), entretanto, as pessoas portadoras de deficiência que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais não ficarão sujeitas à sanção.

Os eleitores que se encontram nessa situação, inclusive por meio de representante ou familiar, deverá procurar o cartório eleitoral no qual está cadastrado, munido de documentos pessoais e laudo médico que comprove a deficiência, a fim de requerer ao juiz eleitoral certidão de quitação com as obrigações eleitorais.

Assalto a sede do PMDB aquece meio político
Publicada: 28/08/2010 00:42/Atualizada: 28/08/2010 00:36 /Daniela Pereira e Fernanda Chagas.

No dia 27/08/10, seguranças da sede do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foram surpreendidos por assaltantes na madrugada de ontem. Por volta das 03h40, dois homens armados renderam os vigilantes do local e levaram celulares, uma TV plasma, computadores e materiais que seriam usados na campanha do candidato ao governo estadual, Geddel Vieira Lima.

Devido aos equipamentos que foram levados pelos assaltantes, o advogado do partido, Manuel Nunes não esconde a desconfiança de crime político. “Solicitamos uma investigação policial e vamos aguardar o resultado. Eles foram direto no cérebro da campanha. Havia objetos de valor em outras salas, mas eles só roubaram as salas do presidente, da assessoria política e da assessoria financeira. Qual o interesse de simples assaltantes levar apenas documentos e equipamentos com informações estratégicas.”, indagou Nunes.

Foram ainda levados quatro notebooks, sendo dois com as agendas dos candidatos, duas CPU’s e um computador da Secretaria de Previdência e uma CPU do setor financeiro. Das cerca de 10 salas do PMDB, a maioria não foi invadida. De acordo com a assessoria de comunicação, haviam máquinas filmadoras, fotográficas e até as chaves de um carro no local, mas nada foi levado. “Uma das salas de arquivo foi toda revirada. Isso nos causou estranheza”, afirmou.

No final da manhã de ontem, a Polícia Federal (PF) esteve no local para fazer a perícia. Foi constatado com os bandidos arrombaram as salas da presidência, da assessoria financeira e da assessoria política. Ainda assustados, os vigilantes não souberam informar se os assaltantes chegaram a bordo de moto ou de carros. A 9ª Delegacia aguarda o resultado das perícias para avançar nas investigações.

Geddel, por sua vez, classificou o caso como “fato grave” e “absurdo”. “É uma questão de polícia, mas me parece muito esquisito que isso tenha ocorrido na época das eleições. Me estranha também o modo como ocorreu, por exemplo, de levarem apenas CPUs e deixarem os monitores”, reiterou, complementando que entrou em contato com o presidente nacional do partido, Michel Temer, candidato a vice-presidente na chapa da petista Dilma Rousseff, para comunicar o assalto.

Segundo ele, Temer disse que iria comunicar imediatamente o fato ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto para garantir que o comando da Polícia Federal investigue o fato com todo rigor.

Candidatos intensificam o corpo a corpo
(Evandro Matos).

Faltando pouco mais de um mês para a eleição, os três principais candidatos ao governo do estado aproveitaram o fim de semana para intensificar o corpo a corpo com o eleitorado. O governador Jaques Wagner (PT) visitou anteontem os municípios de Brumado, Guanambi e Caetité, na região Sudoeste do Estado, reduto do ex-governador e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho. Já o candidato Geddel Vieira Lima, do PMDB, realizou uma carreata com mais de mil carros e centenas de motos ontem, em Salvador. O candidato democrata Paulo Souto, por sua vez, participou da caminhada da Festa da Capoeira, entre o Largo do Pelourinho e o Forte do Santo Antônio Além do Carmo.

Responsável pela recuperação do Forte, Souto disse que pretende, caso eleito, criar um setor dedicado à pesquisa sobre a capoeira, fortalecendo ainda mais a atividade no local. “O interesse pela capoeira é crescente no mundo todo e o berço desta arte, a Bahia, tem a responsabilidade de preservar a sua história e cultura”, destacou. Ao lado do candidato ao Senado, José Carlos Aleluia, o democrata prometeu ainda atender a reivindicação de incluir a prática da capoeira no currículo das escolas públicas estaduais.

No sábado, Souto participou de uma carreata por 12 municípios da Região de Feira de Santana e Recôncavo. Ao lado de Aleluia e do candidato José Ronaldo (DEM), a carreata saiu de Feira e foi encerrada com um comício em Castro Alves. Um dia antes, na sexta, a comitiva de Souto esteve em Seabra, Iaçu, Marcionílio Souza e Itaetê. Em Seabra, o candidato democrata criticou o projeto do atual governo para o Hospital Regional da Chapada.

Dilma diz que eleição no primeiro turno também fortalece a democracia/Agência Brasil.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse ontem (28), em entrevista coletiva em Brasília, que “a democracia sai fortalecida se tiver primeiro turno, pura e simplesmente, e também se tiver segundo turno”, em resposta a uma declaração da candidata do PV, Marina Silva, de que o segundo turno fortaleceria a democracia.

“Eu acho que a eleição se dá no dia 3 de outubro. É que nem futebol: alguém conta o gol antes da bola na rede? Não conta. A gente também não pode contar antes do voto estar na urna. Isso é que é democracia: voto na urna”, disse Dilma, que não quis comentar a possibilidade de vitória no primeiro turno com base nas últimas pesquisas de opinião em que mantém vantagem superior a 20 pontos sobre o candidato do PSDB, José Serra.

Serra repudia clima de já ganhou

A uma plateia de cerca de 300 pessoas, na maioria formada por nordestinos, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, acusou a adversária do PT, Dilma Rousseff, de já ter sentado na cadeira presidencial um mês antes da eleição e advertiu que essa atitude pode demonstrar falta de respeito com os eleitores. “Sentar na cadeira um mês antes da eleição é uma atitude que talvez seja falta de respeito com os eleitores”, alfinetou o tucano. “Quem decide quem vai sentar na cadeira é o povo e não o candidatp.”

Serra, que participou na tarde de ontem de conversa com membros da Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo, na capital paulista, ao lado da esposa Mônica, prometeu dar moradia às famílias que ganham até três salários mínimos, caso seja eleito. De acordo com o presidenciável, os programas do governo federal não funcionaram para essa faixa de renda.

“Nós fizemos muita moradia, o programa federal que tem sido muito apresentado não está atendendo as famílias que ganham até três salários mínimos.” E questionou a eficácia do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Lula: “Eles disseram que iam entregar um milhão de casas, não vão entregar mais do que 1/5 disso”.

Ainda nas críticas, Serra apontou que o governo Lula não fez nada pela favela de Heliópolis, que aparece na propaganda do horário eleitoral gratuito de Dilma Rousseff. Segundo ele, os programas de moradia dessa favela foram implementados pelo governo estadual tucano de São Paulo. “Sabe quem está querendo faturar com isso? É a candidata federal, a Dilma”, ironizou.

“Eles não fizeram nada por lá (Heliópolis), anunciaram que o Lula irá visitar a comunidade para inaugurar um conjunto habitacional. Tem um dinheirinho federal lá que não deve passar de 20% a 30% (do montante total investido no projeto pela administração tucana).”

“ESTENDER A MÃO” - Com a possibilidade de vencer a corrida presidencial no primeiro turno, a candidata Dilma Rousseff disse estar disposta a “estender a mão” ao seu adversário José Serra (PSDB) para que o tucano partilhe seu futuro governo. A petista negou estar de “salto alto” com a dianteira nas pesquisas, mas disse que pretende governar “para todos” - inclusive a oposição. “A gente desarma o palanque e estende a mão para quem for pessoa de boa vontade e quiser partilhar desse processo de transformação. Eu não sei se ele [Serra] quer. Se ele quiser, perfeitamente [estendo a mão].”

Dilma prometeu dialogar com a oposição se for eleita. “Pode ficar sem estender a mão como oposição, numa boa, e vai ter dinheiro.”

A petista rebateu declarações da candidata Marina Silva (PV) de que o segundo turno nas eleições presidenciais fortalece a democracia brasileira. “Não é possível a gente ser casuístico. A democracia sai fortalecida se tiver primeiro turno e se tiver segundo turno.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário