Servidores do Poder Judiciário paralisam atividades por 24 horas nesta quarta/Redação CORREIO.
Servidores do Poder Judiciário na Bahia vão parar as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (4). A paralisação faz parte de uma mobilização em âmbito nacional, que visa à aprovação do projeto de revisão salarial da categoria (PL 6613/09). Segundo nota do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe), ações como a "Lavagem do TRE”, em Salvador, a partir das 13h e a “Lavagem na Subsede da Justiça Federal", em Feira de Santana, a partir das 10h, fazem parte das atividades.
O PL 6613/09, que está na Comissão de Finanças e Tributação, foi motivo de uma longa greve dos servidores do Judiciário Federal em todo país, suspensa devido ao período eleitoral. Apesar das atividades e avanços em relação às negociações acerca da aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS), ainda não há acordo entre a cúpula do Judiciário e o governo Federal, motivo pelo qual as manifestações devem continuar, com possibilidade inclusive, de retorno à greve.
Júri popular para cantor de arrocha
Silvana Blesa.
Começa hoje, às 8 horas, no Fórum Rui Barbosa, o julgamento dos acusados de sequestrar e matar o economista Victor Athayde Couto Filho. O crime aconteceu em julho de 2006. Segundo o advogado da família da vítima, Vivaldo Amaral, o julgamento está previsto para durar três dias e mais de 80 testemunhas serão ouvidas.
“Esse vai ser um dos julgamentos de maior repercussão na sociedade baiana. Representantes da ONU estarão presentes. Parentes e amigos também estarão ansiosos pelo resultado”, afirmou Amaral.
As sete pessoas que farão parte do júri serão sorteadas pelo juiz, dentre os 25 voluntários inscritos. O juiz Vilebaldo Freitas decidirá o desfecho deste caso depois do pronunciamento dos jurados, análise de provas e depoimentos das testemunhas. O promotor representante do Ministério Público, Davi Gallo, será o encarregado de relatar o relatos das testemunhas que já foram ouvidas nas mais de vinte audiências e apresentar provas.
Para o advogado Vivaldo, não resta dúvida que eles serão condenados por crime triplamente qualificado e podem pegar até 30 anos de prisão. “Tenho certeza que os jurados irão se convencer das provas e irão condenar os réus, pois as provas do crime são claras e não resta dúvida do envolvimento deles”, afirma.
O suspeito de ser o mentor intelectual do crime, o cantor de arrocha José Raimundo da Paixão, mais conhecido como Abelha, é acusado de ter contratado os dois sobrinhos, Juraci Oliveira dos Santos e Valdir Paixão de Jesus, além de Carlos Alberto dos Santos e Clebson dos Reis Oliveira, para sequestro e assassinato do economista. Na época do crime, Abelha alegou que teria matado a vítima por vingança. Ele trabalhava como pedreiro e era homem de confiança da família de Victor.
Desde a época do crime, os cinco acusados estão detidos no Presídio Salvador, porém, hoje serão julgados apenas quatro. Valdir Paixão recorreu ao Tribunal de Justiça, e não irá participar do júri popular. Porém, o advogado da família da vítima acredita que ele não saíra ileso do crime. “Tenho certeza que ele será julgado em um outro momento”, adianta Amaral.
CRIME - Era dia 11 de julho de 2006, quando o economista Victor Athayde foi sequestrado em sua residência, em um Condomínio em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas. Ele se preparava para viajar, pois trabalhava como representante da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), na cidade de Juazeiro, onde seria conferencista de um encontro.
Mas devido a não ter comparecido ao evento, sua família suspeitou de seu desparecimento e a polícia começou as buscas pelo economista. Uma semana depois, o corpo da vítima foi localizado na Estrada Velha do Aeroporto, apresentando marcas de violência. O carro dele foi incendiado em um terreno baldio, também em Lauro de Freitas.
José Raimundo da Paixão, o Abelha, foi preso na cidade de Conceição de Feira. Ele é apontado como o mandante do crime. Enquanto que os outros supeitos foram detidos em Salvador. Abelha é acusado de contratar os sobrinhos Juraci e Valdir, além dos amigos Carlos Alberto e Clebson, para sequestrar e matar o economista. Na época, Carlos Alberto admitiu que participou do sequestro e teria dirigido o carro da vítima, até o local da execução.
Juraci e Valdir confessaram terem golpeado duas vezes o economista com o uso de uma pedra paralelepípedo. Porém, Valdir recorreu ao Tribunal de Justiça, e não irá a júri popular com o restante dos acusados.
Juraci é acusado de ser o encarregado de destruir o veículo da vítima, que foi incendiado. Já o quinto suspeito, Clebson dos Reis Oliveira, teria fornecido a arma, mas não estaria na cena do crime. Ele também estará no julgamento. Os supostos comparsas de Abelha teriam aceitado participar da ação em troca da quantia de R$ 2 mil, cada.
Cinema na Praça exibe Alice no País das Maravilhas
O Projeto Cinema na Praça apresenta nesta quarta-feira (4 de agosto), a partir das 18 horas na Praça Thomé de Souza (Municipal), gratuitamente, o longa-metragem Alice no País das Maravilhas.
Diferente da história já conhecida, desta vez Alice (Mia Wasikowska), aos 17 anos vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há 10 anos, mas não se lembrava. Lá conhece personagens como os irmãos gêmeos Tweed Le-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco,além de participar de um jogo de cricket com a Rainha de Copas.
O projeto Cinema na Praça prosseguirá com a exibição de filmes nacionais de sucesso sempre às quartas-feiras de agosto, nos mesmos local e horário. No dia 11 será exibido “Besouro”; no dia 18, “Verônica” e dia 25 o filme que retrata a vida de Chico Xavier. A programação está sujeita a alteração e/ou cancelamento de acordo com as condições meteorológicas.
Projeto Cinerama 180° chega em Itinga
(Adailton Reis)
Depois de rodar cidades da Região Metropolitana, o Cinerama 180º chegou à Lauro de Freitas, já se apresentou na Praça da Matriz, centro.Agora chega ao bairro de Itinga. Em fase de armamento, desde ontem (04) trabalhadores estão no Largo do Caranguejo, armando o cine trimendicional. O equipamento é um cinema 3D ambulante, com capacidade para 150 pessoas, no formato de meia bola, que proporciona reações diversas nos espectadores que ficam em pé. O projeto funciona desde 1991 e já percorreu 22 estados brasileiros em mais de 240 cidades. Os filmes são curtas de aproximadamente 10 minutos, censura livre. Os ingressos custam R$ 3,00. Informações: 9253-0513. contato@cine180graus.com.br e site http://www.cine180graus.com.br
Surge em Lauro de Freitas a Academia de Letras e Artes
(Portal Fala Cidadão).
A cidade de Lauro de Freitas, que completa quarenta e oito anos de emancipação, atualmente é um pólo de indústrias, faculdades e empresas de veículos de comunicação; além de dezenas de pessoas que contribuem com a cultura e artes, através de seu talento e de suas obras. É nesse momento que surge a Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, um projeto idealizado há quatorze anos e que depois de cinco de amadurecimento se consolidou através do trabalho de abnegados operários das artes e da cultura. A academia, fundada em 17 de junho de 2010, com sede e foro na cidade de Lauro de Freitas, Estado da Bahia, é uma instituição de direito privado, reconhecida, de utilidade pública, sem duração determinada, sem fins lucrativos, constituída por dezessete pessoas produtoras culturais, de ilibado conceito. A ALALF tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento e difusão das Letras, das Artes e da Cultura do Município, do Estado da Bahia e do Brasil. Defende, essencialmente, os valores culturais da Cidade, em sua conservação e memória, no campo da criação literária e em todas as demais manifestações nos diversos segmentos culturais.
No dia 20 de agosto, às 18 h, no auditório da Unime, será realizada a solenidade de fundação e posse do Conselho Diretor e acadêmicos fundadores. Para presidir a instituição, no biênio 2010/12, foi eleito o escritor Marivaldo Batista da Paixão e para vice-presidente, o historiador Gildásio Vieira de Freitas.
Dois operários morrem eletrocutados em Luís Eduardo Magalhães/Redação CORREIO.
Dois operários morreram eletrocutados na manhã desta terça-feira (3) no município de Luis Eduardo Magalhães, no oeste do estado. O acidente aconteceu quando Wanderson Alecrim da Silva, 20 anos, Cairo Santos de Almeida, 43 anos, trabalhavam na construção de um galpão, nas proximidades do Posto Nápoles, e a ação do vento fez o andaime tocar na rede de alta tensão.
Outros dois operários, que também trabalhavam no local, conseguiram sobreviver. Eles tiveram ferimentos leves e foram socorridos. Os corpos de Wanderson e Cairo foram levados para o Instituto Médico Legal de Barreiras (IML).
Criança de seis anos fica ferida durante briga de casal drogado
Uma criança de seis anos ficou ferida com um corte na testa em decorrência de uma paulada, desferida por Genilson Jesus Rocha, 35 anos, que foi detido e levado à delegacia de Itabela, interior do estado. Segundo a polícia, Genilson e a mãe da criança estavam drogados e começaram a se desentender. Durante a discussão, a criança foi atingida e ficou com o rosto coberto de sangue. O casal de namorados reside na Rua do Lions, bairro Irmã Dulce, periferia da cidade. A polícia foi acionada por vizinhos e o homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A mulher fugiu, abandonando o filho e ainda não foi localizada. O garotinho, após ser atendido no hospital, foi encaminhado para o Conselho Tutelar. (SB)
Bahia é o segundo estado com maior número de denúncias de violência doméstica contra mulher no Brasil/Redação CORREIO.
O serviço de denúncia Ligue 180, específico para receber queixas de violência doméstica contra a mulher, registrou alta de 112% de janeiro a julho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (3) pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que criou a central em 2005.
Considerando a quantidade de ligações por estado, São Paulo teve o maior registro, seguido por Bahia e Rio de Janeiro. Quando a análise é feita considerando a quantidade de ligações a cada 50 mil mulheres de cada estado, o Distrito Federal fica em primeiro com 267 ligações a cada 50 mil mulheres. Em seguida, estão o Tocantins, com 245 queixas a cada 50 mil mulheres e o Pará, com 237 queixas a cada 50 mil mulheres.
O disque-denúncia registrou 343.063 atendimentos nos sete primeiros meses de 2010 contra 161.774 nos mesmos meses de 2009.
Para o governo, o crescimento da busca pelo serviço "reflete um maior acesso da população a meios de comunicação, vontade de se manifestar acerca do fenômeno da violência de gênero, ao fortalecimento da rede de atendimento às mulheres e ao empoderamento da população feminina local".
A busca de informações sobre a Lei Maria da Penha, lei 13.340/2006, corresponde a 50% do total de informações prestadas pelo Ligue 180. A Lei Maria da Penha completa quatro anos de sanção nesta semana.
Dos atendimentos registrados neste ano pelo Ligue 180, a maioria se deveu a crimes de lesão corporal. Em seguida, vieram as ameaças, conforme dos dados do balanço. Juntos, os dois tipos de queixas somaram 70% dos registros do Ligue 180. A Secretaria de Políticas para as Mulheres informou que esses crimes também são os mais registrados por mulheres nas delegacias.
Na avaliação da secretaria, o total de registros de ameaças - em 8.913 situações - mostra que é preciso atenção a esse tipo de queixa. "A voz de uma mulher que reporta estar sendo ameaçada tem de ter credibilidade. Pois só a vítima é quem tem a real dimensão do risco que corre", disse em nota a subsecretária Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Aparecida Gonçalves.
Os relatos de violência somaram 62.301 registros, sendo que 36.059 foram de violência física; 16.071 de violência psicológica; 7.597 de violência moral; 826 de violência patrimonial; e 1.280 de violência sexual. Foram registrados 239 casos de cárcere privado.
O balanço mostra também que em 68,1% dos casos a violência contra a mulher é presenciada pelos filhos. Além disso, em 16,2% das situações o filho sofre a violência junto com a mãe.
Os atendimentos mostram ainda que 39,6% das mulheres dizem sofrer violência desde o início da relação. Outras 57% afirmaram que são agredidas física ou psicologicamente todos os dias. Em mais da metade dos casos, as mulheres disseram correr risco de morte.
Perfil de agredidas e agressores
O perfil de quem agride é parecido com o de quem é agredida. A maioria das mulheres que ligou para a central tem entre 25 e 50 anos (67,3%) e nível fundamental de escolaridade (48,3%). Nas queixas, a maioria apontou que os agressores têm entre 20 e 45 anos (73,4%) e também nível fundamental de escolaridade (55,3%).
Das mulheres que entraram em contato com a central, de acordo com a secretaria, 72,1% vivem com o agressor, sendo que 57,9% são casadas ou têm união estável. Outros 14,7% prestaram queixa contra o ex-namorado ou ex-companheiro. As informações são do G1.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário