É comum aos donos de animais domésticos terem um gosto especial para fazer fotos de seus bichinhos. E essas pequenas criaturas protagonizam momentos únicos, em que a postura é tão especial que torna-se quase impossível resistir ao charme ou à pose inusitada. Difícil mesmo é captar esses momentos. Esta dificuldade se deve à mobilidade destes. Podem ser animais assustados ou muito ativos, o que dificulta sua exposição. Para fazer boas fotografias de animais é imprescindível armar-se de uma boa dose de paciência. Em certo modo, fotografar animais requer as mesmas habilidades e técnicas que se necessita para fotografar bebês ou meninos de curta idade.
uma dica é deixar sempre a máquina fotográfica preparada, em lugar visível. Antes de qualquer coisa é importante escolher o local da casa em que a luz é mais bonita. Em geral, os horários de luminosidade ideal são os compreendidos entre 8h e 9h e 17h e 18h. Réstias de luz que escapam por uma fresta de janela ou porta costumam conferir efeitos fantásticos às fotografias.
Conseguir que pose um cachorro ou um gato é bastante difícil, é conveniente situar-nos a uma distancia adequada e esperar que o animal adote uma postura que nos agrade.
O passo é o seguinte fazer com que o animal esteja no lugar certo no momento da foto. Jamais force-o a ficar em um local que ele não queira.
Com essas criaturas é preciso ser manso e, principalmente, não ter pressa. Duas boas formas de convencê-los é deixar no cantinho escolhido a comida preferida dele ou o brinquedo mais desejado.
As boas fotos, em geral, são aquelas que captam o animal descansando ou em posição de atenção.
O cenário escolhido não deve ser muito cheio de acessórios para que o animal tenha destaque. O ideal é usar cores neutras ou optar pela cor vibrante quando o objetivo for o contraste. Estampados não costumam funcionar muito bem, salvo os casos da escolha feita com muito critério. Mesmo assim, almofadas demais, excesso de brinquedos ou gente além da conta podem comprometer a qualidade da foto.
Uma mistura inusitada costuma render bons momentos: crianças e animais. Nesses casos, no entanto, o talento do fotógrafo deve ser redobrado. Pois é preciso psicologia para agradar a esses dois públicos que, em geral, não gostam de ser contrariados.
Captar a imagem com rapidez
O animal se expressa com reações imprevisíveis e espontâneas. Devemos captar a situação com rapidez.
Para evitar fotos movimentadas, devemos utilizar tempos curtos de obturação. A luz natural é a melhor para fotografar animais, já que a iluminação forçada, assusta-os. Um melhor enquadramento se obtêm situando-se à mesma altura que o animal.
O uso do zoom se faz imprescindível para fazer fotos de animais assustados, já que nós não poderemos aproximar demasiado.
Em caso de animais em movimento, ou animais velozes se recomenda utilizar um tempo de exposição baixo (aproximadamente 1/125).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário