quinta-feira, 29 de julho de 2010

Notícias:

Agentes de Saúde fecham a Estação da Lapa em protesto

(Karoline Meira).

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, que estão com as atividades paralisadas, fazem um protesto na manhã desta quarta (28), na Estação da Lapa. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), a entrada e a saída de ônibus foram interrompidas pelos manifestantes causando um grande congestionamento na região.

A categoria reivindica a mudança de regime jurídico de celetista para estatutário, o pagamento do adicional de insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde, além da discussão sobre o PIS e piso salarial da categoria.

De acordo com Aldenilson Viana Rangel, coordenador geral do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs/BA), a paralisação vai durar 72 horas. “Estaremos amanhã (hoje) na estação da Lapa para informar a população sobre as nossas reivindicações, quinta-feira faremos uma paralisação solidária no Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) para doarmos sangue e na sexta-feira estaremos com veículo do Hemoba (Hemóvel) em frente ao Iguatemi”, informou.

MP Bahia reforça parceiria com Grupo de Apoio à Criança com Câncer/(Jornal Tribuna da Bahia).
Com o objetivo de fortalecer em todo o estado as ações realizadas pelo Programa de Paternidade Responsável, do Ministério Público da Bahia, o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva recebeu ontem (28), em seu gabinete, a visita do presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Roberto Sá Menezes, e de seu assessor João Henrique Almeida Faria. Na oportunidade, foi definida a reiteração do convênio firmado para a realização de exames pelo método DNA.

A parceria com Grupo foi estabelecida em 2006 e, desde então, vem possibilitando a agilização dos processos de investigação de paternidade e permitindo que inúmeras crianças sejam beneficiadas com a inclusão do nome de seus pais em seus registros civis. Convidado para conhecer o trabalho desenvolvido pelo GACC e o laboratório onde são realizados os exames, o chefe do Ministério Público confirmou que fará uma visita, em data a ser agendada, à sede da instituição, que fica localizada no bairro de Pau da Lima.

Moradores de Candeias protestam na BA-523 contra falta de vacina/Karoline Meira.

Moradores do município de Candeias e de São Sebastião do Passé fazem uma manifestação na BA-523, na manhã desta quarta-feira (28), por conta da falta de vacina contra a meningite na região.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), há queima de pneus no local, o que está deixando o trânsito congestionado.

Aplicação da Lei Maria da Penha é discutida no interior da Bahia/Agecom.

Continua em formação, até sexta-feira (30), em Salvador, a segunda turma de técnicas e articuladoras da Rede e dos Centros de Referência de Atenção à Mulher (CR’s), que atuam na capital e no interior do estado. A capacitação propõe o debate e o esclarecimento sobre condutas e rotinas dos organismos que integram a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, prevista no Pacto Estadual. O curso é coordenado pela Secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), por meio da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM).

Implantados com recursos de convênios firmados com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), os equipamentos viabilizam o atendimento e acolhimento da mulher em situação de violência. Além dos CR’s, a Rede conta com os Núcleos de Atendimento à Mulher (NAM’s), as Delegacias de Atendimento Especializado à Mulher (Deam’s) e as Casas de Acolhimento.

Segundo a coordenadora da SPM, Lígia Margarida, houve um crescimento de 200% no número de Centros Territoriais de Referência instalados em diferentes territórios de identidade a partir de 2008. “Podemos pontuar também a consolidação da Rede e a capacitação das suas gestoras, além do aumento de parcerias construídas para o enfrentamento do problema na Bahia”.

Desde 2009, a Sepromi articula a instalação e manutenção dos equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher em 15 territórios de identidade. Para a superintendente de Políticas para as Mulheres, Valdecir Nascimento, a união e mobilização dos territórios são fundamentais à garantia de suporte necessário ao combate à violência de qualquer tipo.

A secretária da Igualdade, Luiza Bairros, destacou a relevância das unidades de atendimento. “Precisamos ver esses espaços como importante ambiente de crescimento e fortalecimento pessoal e político das mulheres, além de um local onde elas possam encontrar suporte físico e psicológico”.

Com a capacitação, a Sepromi aumentou de 15 para 20 o número de territórios de identidade atendidos em 2010, no que se refere à implantação de Políticas Públicas para as Mulheres. Atualmente estão envolvidos na ação, os municípios de Maragojipe, Saubara, Abaíra, Valença, Marau, Taperoá, Paulo Afonso, Brumado, Irecê, Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Tanque Novo, Sebastião Laranjeiras, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Alagoinhas, Rafael Jambeiro, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre e Seabra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário