quarta-feira, 7 de julho de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (0707/2010).

Ministério Público pede prisão preventiva de Bruno/Agência Estado.


A Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro solicitou na noite de terça-feira, 5, a prisão do goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, e de seu amigo Luis Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão. O Ministério Público do Estado concordou com o pedido e deve requerer a prisão à Justiça na manhã desta quartafeira, 6, segundo informações da Rede Globo.

O pedido de prisão temporária (cinco dias, mais cinco prorrogáveis) foi feito logo após o depoimento de J., um primo de 17 anos do jogador que confessou ter participado do desaparecimento de Eliza Samudio, ex-amante de Bruno. A promotoria também deve pedir a apreensão do adolescente.

Segundo J., Eliza está morta. Ele fez as revelações, na qual eximiu Bruno de responsabilidade no crime, em depoimento prestado, na terça, à delegacia, após ser localizado na casa do atleta, na Barra da Tijuca. Dayanne Souza, mulher de Bruno, deve voltar a ser ouvida nesta quarta-feira.

Ônibus a hidrogênio chegam a São Paulo e Rio/Atarde online.
Ônibus movidos a hidrogênio, que têm como principal vantagem ambiental emitir somente água do escapamento, já chegaram a São Paulo e ao rio de Janeiro. A expectativa é a de que o País utilize esses veículos na Copa do Mundo, em 2014, e na Olimpíada, em 2016. Entretanto, segundo especialistas, a popularização de carros que usam esse tipo de combustível e evitam a poluição do ar nas cidades e danos à saúde da população só deve ocorrer nas próximas décadas.

No Rio, a previsão é a de que o ônibus desenvolvido pela Coppe (pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) circule neste mês na Cidade Universitária e atenda professores, alunos e funcionários. Depois, ele deve operar em uma linha da zona sul. Em São Paulo, o ônibus está em testes com peso (três toneladas de areia) em várias linhas do corredor ABD (São Mateus - Jabaquara). A intenção é que em três meses comece a andar com passageiros.

"Não existem diferenças significativas de desempenho operacional entre esse ônibus e os convencionais. A diferença se dá no aspecto da poluição ambiental, pois o ônibus movido a hidrogênio não apresenta nenhuma emissão de material particulado (mistura de poeira e fumaça) ou gases de efeito estufa", diz Ivan Carlos Regina, da gerência de planejamento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Segundo ele, serão adquiridos mais três ônibus, que devem entrar em operação em 2011.

Mas o avanço tem sido lento. Ennio Peres da Silva, chefe do laboratório de hidrogênio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lembra que o projeto em São Paulo foi feito há dez anos e só agora está sendo concluído. "Acho que o aumento da frota vai demorar muitos anos." As montadoras, porém, estão atentas à tecnologia. Todos os grandes fabricantes já têm seus modelos tecnicamente prontos para comercialização e tentam reduzir os custos. "Isso deverá ocorrer principalmente com uma grande escala de fabricação." As Fonte:informações são do Jornal O Estado de S. Paulo.

Alemanha e Espanha decidem vaga na decisão da Copa /Agência Estado.

Até o início da Copa do Mundo, a Espanha era apontada como a dona do futebol mais vistoso do planeta e a Alemanha ainda era taxada pela eficiência fria com que ficou marcada ao longo da história. Nesta quarta-feira, no entanto, as duas seleções decidirão com papéis invertidos uma vaga na final do Mundial: os germânicos são a sensação do torneio e os hispânicos adotaram o pragmatismo. O duelo acontece às 15h30 (de Brasília), no estádio Moises Mabhida, em Durban.

A Alemanha encantou o mundo com três goleadas nos cinco jogos que disputou até agora, duas delas na fase eliminatória e sobre adversários de grande tradição, como Inglaterra e Argentina. Boa parte de seus 13 gols foram construídos em jogadas que aliaram técnica e muita velocidade.

Britânicos devem deixar área violenta no Afeganistão/Agência Estado.

As tropas britânicas no Afeganistão devem entregar a responsabilidade da área de Sangin, na província de Helmand, às forças dos Estados Unidos, informou hoje, em seu site, a BBC. O secretário de Defesa, Liam Fox, deve dizer hoje aos parlamentares do Reino Unido que a medida pode ocorrer ainda este ano. Quase um terço das 312 mortes de soldados britânicos na guerra afegã iniciada em 2001 ocorreu em Sangin, um instável distrito no norte da província de Helmand, no centro da indústria de produção de ópio, lembra a rede britânica.

No mês passado, o Reino Unido entregou o comando em Helmand, no sudoeste afegão, para um general dos EUA. Fox deve anunciar que o Reino Unido se concentrará na região central de Helmand, deixando as áreas ao norte e ao sul para os norte-americanos. Ele também deve alegar aos congressistas que essa medida não reduz as responsabilidades do país no Afeganistão. As informações são da Dow Jones.

Rússia critica comentários de Hillary sobre a Geórgia/Agência Estado.

Qualificando como "sem fundamento", o governo russo criticou hoje os comentários da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que descreveu a presença russa nas províncias separatistas da Geórgia como uma ocupação. "O uso da secretária de Estado Hillary Clinton do termo ocupação é sem fundamento nesse contexto", segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Durante uma visita à Geórgia, na segunda-feira, Hillary pediu que a Rússia encerre sua "ocupação" nas províncias georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul. Moscou reconheceu essas duas regiões como independentes após uma guerra em 2008 dos russos com a Geórgia.

Os EUA e a Rússia têm se esforçado para não deixar as diferenças sobre a Geórgia atrapalhar o relançamento das relações bilaterais, comandado pelo presidente norte-americano, Barack Obama, e por seu colega russo, Dmitry Medvedev. No entanto, o comunicado da chancelaria russa foi um dos comentários mais fortes entre os dois lados desde que um escândalo de espionagem russa nos EUA veio à público, no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário