quarta-feira, 28 de julho de 2010

Programação de Ontem

Terça-feira, 27 de Julho de 2010




27 • Dia do Motociclista.



Áries-

Você pode ter dificuldade para se relacionar com gente muito autoritária ou conservadora. Tarefas que envolvam comunicação, transporte ou publicações vão fluir bem. No campo afetivo, poderá quebrar alguns tabus. Cor: amarelo.



Touro-

Cuidado para não se sobrecarregar no trabalho. Você precisa aprender a dividir melhor as responsabilidades. Mercúrio indica que o momento é favorável para quem trabalha com diversão, criança, publicidade ou transporte. Cor: preto.



Gêmeos-

A sensação de bem-estar que terá vai estar associada aos amigos. O momento favorece a integração com as pessoas que tenham objetivos em comum. Quem trabalha com lazer ou tem atividade autônoma conta com boas vibrações. Cor: roxo.



Câncer-

O dia está trazendo as mudanças e a chance de alçar voo. Novos horizontes podem ser vislumbrados no campo profissional. Quanto mais liberdade de ação você tiver, mais produtivo será o seu dia. Cor: lilás.



Leão-

Quanto mais liberdade de ação você tiver, maior será a sua produtividade. O dia é ideal para assinar documentos, fechar um contrato e trabalhar com vendas. Suas ideias vão estar fervilhando e conseguirá ótimos resultados. Cor: cinza.



Virgem-

Terça-feira,

27 de Julho de 2010

Convém dosar os seus gastos com as suas reais necessidades. É hora de agir com moderação e objetividade. Mercúrio em seu signo deixa sua percepção mais viva, favorecendo as decisões racionais, além de apurar a sua intuição. Cor: azul-claro.



Libra-

Encare as associações como uma lição de humildade. Você pode ter muito o que aprender com pessoas progressistas. À noite é ideal para se dedicar aos estudos. No campo afetivo, o astral anda meio reprimido. Cor: marrom.



Escorpião-

O dia de hoje pode ser muito produtivo, desde que você saiba agir com discrição. Aja sem ser percebido(a) e evitará alguns obstáculos ou resistências. Sua intuição para fazer a coisa certa, na hora mais oportuna vai estar ativada. Cor: verde.



Sagitário-

Use e abuse da sua capacidade de entreter as pessoas ao seu redor. Procure transformar velhas ideias em novas. Há boas chances de conquistar uma nova clientela. No ramo do lazer e da diversão você poderá ter sucesso. Cor: azul.



Capricórnio-

Sua produtividade no trabalho vai estar vinculada à liberdade de ação. Quanto mais à vontade estiver para agir, maior será o seu desempenho profissional. Tenha cuidado, porém, para não entrar em atrito com pessoa autoritária. Cor: azul.



Aquário-

Procure investir na sua criatividade. Às vezes, é preciso deixar a zona de conforto e ousar um pouco mais. Você pode ter êxito em tudo que envolva eletrônica, comunicação e originalidade. .



Cor: pink.



Peixes-

Medite sobre as coisas que dá valor e veja se há correções a fazer. Procure avaliar o que é realmente importante e o que já não serve mais. Esta é uma fase crítica, mas também libertadora. Você estará mais seletivo(a) nas relações. Cor: tons pastel.



BUZINA SÓ EM ÚLTIMO CASO

• Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários.

• Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você





Mais de 1,6 milhão de estudantes ficam sem aulas nas redes municipal e estadual

Michele Mendes
A TARDE On Line

Mais de 1,6 milhão de estudantes das redes municipal e estadual estão sem aulas, nesta terça-feira, 27. Os professores estaduais pedem celeridade no julgamento e no pagamento da URV, enquanto os docentes municipais interromperam as atividades para pressionar a votação da proposta de reajuste da categoria encaminhada pelo prefeito João Henrique no último dia 21 de julho à Câmara de vereadores.

Os professores da rede municipal querem a aprovação do reajuste de 11% a 17%. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Bahia (APLB-Sindicato), caso o aumento salarial não seja aprovado na votação que deve acontecer na tarde de hoje, a categoria se reunirá em assembleia, na próxima quinta-feira, 29, para discutir os rumos da paralisação.



Alunos dos colégios das redes estadual e municipal não têm aula hoje



O movimento, que teve início após a assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 26, foi mantido porque a proposta de reajuste salarial não pôde ser votada por conta da presença de apenas dois vereadores na Câmara Municipal. De acordo com a diretora da APLB, Elza Souza, os educadores só retornam às salas de aula quando houver a aprovação do índice.

Os professores da rede estadual, que param por 24 horas, também se mobilizam nesta terça-feira, com assembleia em frente à sede do Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora. De acordo com o Diretor Financeiro da APLB, Jorge Carneiro, a movimentação que acontece nesta terça-feira em frente ao fórum visa pressionar a justiça para o julgamento do processo a favor dos professores. "Em junho de 2004 os professores entraram com um processo na justiça para o pagamento da diferença gerada aos professores pela URV", disse.

Jorge declarou que a categoria não está em greve e que a paralisação desta terça-feira já estava definida desde a última assembleia da categoria. "No mês passado fizemos uma paralisação, em julho estamos parando hoje e no próximo mês tem outro ato previsto, mas a data ainda não foi definida", afirmou. Segundo o diretor, a mobilização de agosto pode depender do que acontecer no intervalo das paralisações. "Se a justiça julgar o processo a favor do pagamento, pressionaremos o Estado", conclui.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), agora cabe à Câmara de Vereadores a aprovação do reajuste salarial, já que a mensagem do acordo firmado entre a Secult e a APLB Sindicato já foi enviada ao legislativo.

A reportagem de A TARDE On Line entrou em contato com a assessoria de comunicação da Procuradoria Geral do Estado, a quem cabe dar declarações sobre o assunto, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado, e recebeu a nota oficial que segue, abaixo, na íntegra:

Após consulta processual junto ao Supremo Tribunal Federal, o Governo da Bahia, por meio da Procuradoria Geral do Estado, esclarece que o pagamento das diferenças decorrentes da conversão do Cruzeiro Real para a Unidade de Real de Valor (URV) aos servidores estaduais do Poder Executivo, continua dependendo de julgamento final sobre Recurso Extraordinário interposto no ano de 2004 no STF. A última decisão pertinente ao assunto foi oriunda do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acerca de outro recurso, desta vez Especial, também, impetrado no ano de 2004. Portanto, não há decisão judicial final transitada em julgado sobre esta questão. O Governo acompanha o processo em julgamento no STF e aguarda definição final sobre a questão.

Bacelar quer presença de governistas na votação da LDO

Publicada: 27/07/2010 00:15
Atualizada: 27/07/2010 00:07

O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) afirmou ontem que a Assembleia Legislativa perde mais uma vez uma excelente oportunidade de decidir sobre o futuro do estado ao não priorizar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), considerada a lei mais importante apreciada pelo Legislativo.

"A Assembléia tem uma base governista obediente, desinteressada, a ponto das lideranças governistas afirmarem que o governo não tem interesse em apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias por agora. Essa é uma atribuição dos deputados, e existem prazos regimentais para darmos uma resposta ao Executivo que precisa se planejar sobre possíveis alterações propostas à LDO.

O que ocorre com a Assembleia? Abre mão de suas prerrogativas constitucionais para ser subserviente ao Governo? Onde está a independência dos Poderes?’’ protestou Bacelar.

O deputado estadual destacou que a própria mensagem do governador enviando a LDO à Assembleia ressalta a importância da matéria para o estado, ao afirmar que a proposição dispõe sobre as diretrizes, orientações e critérios para a elaboração e execução dos orçamentos fiscal, da seguridade social, e de investimentos do estado, para o exercício de 2011.

“Esse desinteresse do governo é porque sabe que sua base irá trabalhar para aprovar aquilo que quer, sem discutir ou propor qualquer mudança”? Um governo que não estabelece prioridades em suas ações não pode considerar importante uma lei como a LDO, que visa estabelecer as prioridades do estado.

Mototaxistas prometem manifestação nesta terça (27)

Karoline Meira

Os mototaxistas de Salvador prometem realizar um protesto nesta terça-feira (27). Eles reivindicam o reconhecimento profissional da categoria.

Um projeto de Lei continua tramita na Câmara de Vereadores, mas ainda não há uma definição.

GEDDEL E ALAN SANCHES DEFENDEM MELHORIAS PARA LAURO DE FEITAS

Por

Portal Fala Cidadão

– 26 de julho de 2010Colocado em: Política



O vereador Alan Sanches, presidente da Camara Municipal de Salvador, participou na manhã deste sábado (24) de um café da manhã em Lauro de Freitas com o candidato do PMDB ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima. O evento foi organizado pela presidente do PMDB no municipio, Dau. Durante o evento, que lotou o restaurante Casa de Palha, Alan Sanches ressaltou a importância de constuir um novo projeto para a Bahia, que permita a realização de melhorias para a população da cidade e de toda Região Metropolitana de Salvador (RMS).



César e Lídice lideram corrida para o Senado

Publicada: 27/07/2010 00:15
Atualizada: 27/07/2010 00:02

Evandro Matos

O resultado da pesquisa para a disputa das duas vagas ao Senado na Bahia, divulgado ontem pelo Instituto Datafolha, coloca o senador César Borges (PR) na liderança com 34% das intenções de voto. Na segunda colocação aparece a deputada federal Lídice da Mata (PSB), com 26% e, praticamente empatado com ela, o também deputado Walter Pinheiro (PT), com 20%.

Mais abaixo aparecem Edvaldo Brito (PTB) e José Ronaldo (DEM) com 7% cada, e Aleluia (DEM) com 6%. Depois vêm Edson Duarte (PV) e Sampaio (PCB) com 3% cada. Zilmar (PSOL) aparece com 2%, e França (PSOL) e Albione (PSTU) com 1% cada. A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Líder das pesquisas desde o período pré-eleitoral, o senador César Borges disse que o resultado já era esperado. “Não posso dizer que é uma surpresa para mim, pois as pesquisas internas já apontavam isso”, disse.

“É um reconhecimento ao nosso trabalho. A minha atuação está em julgamento para os baianos. Vou continuar falando e defendendo os projetos para a Bahia”, reforçou. Contudo, Borges falou que considera a pesquisa “apenas um retrato de momento”. Por isso, afirmou que encara o resultado com humildade. “Vamos continuar focando e intensificando a campanha”, prometeu.

Apontada como uma surpresa para alguns, a posição da deputada Lídice da Mata na pesquisa é considerado normal pelo cientista político da UFBA, Paulo Fábio, que vê na socialista “um nome consolidado”. De Catu, em campanha, Lídice comentou: “Vi o resultado como uma boa notícia. Fiquei feliz porque as primeiras informações davam o meu nome e o de Pinheiro com 9% e 10%.

O mais importante é que está acontecendo um crescimento junto (com Pinheiro), o que prova que a nossa estratégia está certa”, disse a socialista. “Se continuarmos nessa batida, nas próximas pesquisas já deveremos ter alcançado o primeiro lugar”, acrescentou.

Já o candidato Walter Pinheiro afirmou ter recebido de forma positiva a pesquisa Datafolha divulgada ontem pela Folha de São Paulo. Para ele, o resultado reflete o atraso do seu ingresso na disputa. “Nossa campanha só foi confirmada após o dia 30 de junho, depois de uma disputa interna e, para muita gente, eu seria candidato a deputado federal”, afirmou.

Ainda assim, Pinheiro se mostrou otimista em relação aos números divulgados. “Nossa expectativa era que, nesse momento, pontuássemos até menos do que foi demonstrado pelo Datafolha. Quem começa com 20 pontos tem boas chances. A tendência da chapa de senadores ligada a Wagner e Dilma é ganhar as eleições. Agora é trabalhar duro e acreditar no Datacampanha”, alertou o petista.

A reportagem também tentou ouvir outros candidatos, como José Ronaldo e José Carlos Aleluia, do DEM, mas os telefones deram caixa e não houve retorno.

Cientista político acredita na tradição

Ao avaliar os números da pesquisa Datafolha, o professor e cientista político da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Fábio Dantas, trouxe elementos que merecem ser observados cuidadosamente. Primeiro, ele considerou “normal” a segunda colocação da deputada Lídice da Mata.

Mas, o mais interessante foi a análise geral sobre a disputa pelas duas vagas do Senado feita por ele. “Eleição para o Senado (na Bahia), desde 1962, quando se voltou a eleger governadores, nunca houve casos de alguém se eleger Senador em chapa diferente da do governador”, lembrou Paulo Fábio.

Considerando que a frente da pesquisa hoje é ocupada pelo senador César Borges, teoricamente, como base nesta tese, ele não se reelegeria, já que não pertence à chapa encabeçada pelo governador Jaques Wagner, que está na frente da disputa para o governo baiano no momento.

“Mesmo quando há duas vagas em disputa, não existe exemplo de alguém se eleger para senador na chapa diferente da do governador. Neste caso, existe uma estrada para Lídice e Pinheiro, em caso de Jaques Wagner continuar com o patamar que tem hoje”, explicou Paulo Fábio.

RESSALVAS - Contudo, o cientista político fez ressalvas sobre as eleições deste ano, que, para ele, trazem peculiaridades que devem ser observadas. “Estamos falando de eleições bipolares. Este ano, há uma coisa atípica. É uma eleição com três candidatos com chances reais de se eleger.

Por isso, existe a possibilidade da eleição de candidatos de chapas diferentes”, alertou, comentando ainda sobre os candidatos que estão mais atrás. “A pesquisa é muito inicial. Não houve tempo de os candidatos do DEM se consolidarem ainda. Não creio que eles vão ficar onde estão”, ponderou Fábio.

O cientista político chamou a atenção ainda sobre o favoritismo obtido até agora pela candidatura do senador César Borges, que concorre ao Senado na chapa do candidato ao governo Geddel Vieira Lima (PMDB). “Para César Borges se manter onde ele está precisa que Geddel chegue pelo menos ao patamar que Paulo Souto tem hoje”, avaliou.

“Se a campanha do PT e do DEM forem vitoriosas, há uma tendência de César Borges ficar solteiro. Aí, a saída dele é se houver adultério”, acrescentou.

Paulo Fábio ainda faz outra observação, também relacionada à disputa do Senado na Bahia, mais precisamente à capacidade de atração do eleitor. “A realidade mostra que são os partidos e os candidatos que se fazem votar. Os movimentos que as elites políticas fazem têm um poder enorme de influenciar o voto do eleitor”, observou. (EM).

Publicada: 27/07/2010 00:15
Atualizada: 27/07

Quem é obrigado a votar?

São obrigados a votar todos os cidadãos brasileiros, homens e mulheres, com domicílio no país, alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

O voto é opcional para maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e portadores de deficiência física ou mental que solicitarem à Justiça Eleitoral justificação para não cumprir a obrigação.

Zé Ronaldo

Informações Pessoais

Nome Completo: José Ronaldo de Carvalho

Partido: Democratas (DEM)

Data de Nascimento: 18/07/1951

Naturalidade: Paripiranga (BA)

Formação: Administração de Empresas - Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Filiações Partidárias: Democratas (DEM), ex-PFL, desde 1990

Principais Cargos: Deputado Estadual por três mandatos consecutivos (1986-1990; 1990-1994; 1994-1998), Deputado Federal (1999-2000) e Prefeito de Feira de Santana por dois mandatos consecutivos (2000-2004; 2004-2008).

www.joseronaldo.com.br @jose_ronaldo

Trajetória Política

Ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo disputa pela primeira vez um cargo no Senado. À frente da Prefeitura de Feira de Santana, recebeu o prêmio Prefeito Amigo da Criança, conferido pela Fundação Abrinq/Unicef.



Iniciou carreira política em 1976, quando disputou as eleições para Vereador em Feira de Santana, tendo exercido posteriormente os cargos de Deputado Estadual por três mandatos consecutivos e Deputado Federal.





Marina quer usar recursos do pré-sal para cobrir déficit da Previdência

Publicada: 26/07/2010 20:38
Atualizada: 26/07/2010 20:38

Agência Brasil

A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, disse hoje (26) que os recursos arrecadados com a exploração de petróleo do pré-sal podem ser uma maneira de solucionar o déficit da Previdência Social.

Segundo ela, o Brasil compromete uma quantidade muito grande de suas riquezas para cobrir a diferença entre o arrecadado e os benefícios pagos pela previdência. Marina atribuiu, em parte, o descompasso entre a receita e o gasto à alta taxa de informalidade do mercado de trabalho. “Temos uma Previdência deficitária, onde já temos 11% do nosso Produto Interno Bruto [PIB] comprometido com a Previdência. Temos cerca de 50% da força de trabalho economicamente ativa na informalidade, o que agrava essa situação.”

“Os recursos do pré-sal podem ser uma alternativa para ajudar a sair dessa situação que temos hoje, para um regime de capitalização”, acrescentou Marina. A candidata falou à imprensa após ser sabatinada pelo Portal Terra.

Marina defendeu ainda uma reforma na Previdência para que o modelo de distribuição de benefícios tenha um custo menor para o país.“Obviamente que isso [capitalização da Previdência] não acontecerá se não tivermos uma reforma da Previdência e buscar, a partir daí, estimular o emprego e combater a informalidade.”

Entre os pontos que devem ser modificados, a candidata destacou a revisão da idade mínima para requerer aposentadoria. “Temos que repensar a questão da expectativa de vida. Estamos vivendo cada vez mais e estamos ainda com um sistema que considera a mesma expectativa de vida de 20 ou 30 anos a atrás.”









Ivan Pinheiro:



Informações Pessoais

Nome Completo: Ivan Martins Pinheiro

Partido: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Data de Nascimento: 18/03/1946

Estado Civil: Casado

Filhos: Cinco filhos

Naturalidade: Rio de Janeiro - RJ

Formação: Direito - Universidade do Estado da Guanabara

Filiações Partidárias: PCB desde 1976

Principais Cargos: Presidente do Sindicato dos Bancários (1978-1979) e Secretário Geral do PCB (desde 2005)

Principais Eleições: Candidato a Deputado Federal Constituinte em 1986 e candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro em 1996

www.pcb.org.br Ainda não tem

Trajetória Política

Ivan Martins Pinheiro iniciou sua trajetória política em movimentos secundaristas e, posteriormente, na universidade, no Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8).



Em 1976, filiou-se ao PCB. Dois anos depois, candidatou-se à presidência do Sindicato dos Bancários, tendo exercido o cargo por um ano e dez meses. Concorreu nas eleições de 1986 ao cargo de Deputado Federal Constituinte e em 1996 à Prefeitura do Rio de Janeiro. É Secretário Geral do PCB desde 2005.



Professores fazem novas paralisações

Publicada: 27/07/2010 00:15
Atualizada: 26/07/2010 23:37

Cristiane Flores

A semana começa marcada por paralisações dos professores das redes municipal e estadual. Ontem , profissionais de educação do município fizeram manifestação em frente à Câmara Municipal. Hoje é a vez dos professores da rede estadual, haverá paralisação em toda Bahia, os docentes vão reunir, esta manhã, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora.

O objetivo é sensibilizar a Justiça para adiantar o processo relativo ao pagamento de valores salariais que ficaram defasados quando houve a transição Unidade Real de Valor (URV) para o Plano Real.

Segundo Elza Melo, diretora administrativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), o motivo da paralisação da rede municipal é porque a prefeitura não teria encaminhado a proposta de reajuste à Câmara Municipal para ser votada.

“Estamos indignados com o Executivo Municipal, em assembleia realizada em 31 de maio, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, aprovaram a proposta debatida entre a APLB-Sindicato e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

No entanto, só na última quarta-feira, 21 de julho, depois de muita pressão da categoria e do sindicato, é que o Executivo enviou a Mensagem do reajuste à Câmara Municipal. Foram 51 dias de descumprimento do acordo, agora só vamos voltar quando o acordo for cumprido”, informou.

Elza explica que “a proposta aprovada varia de 11% a 17% distribuídos nos níveis 1, 2, 3 e 4 do quadro efetivo. Para o quadro suplementar definiu-se a atualização do valor do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para os níveis e referências que se encontram abaixo de R$ 512,34 para 20 horas e R$ 1024,67 para 40 horas, retroativos a janeiro.

Após a sua atualização incidirá o reajuste de 5% para o nível 2 e 10% para o nível 3. Foram também aprovados percentuais que permitirão ajustes progressivos na tabela de vencimentos para 2011 e 2012”.

Já para os professores da rede estadual a luta é pelo pagamento de valores defasados com a implantação do URV. A reivindicação dura desde 1999. Durante estes anos a APLB-Sindicato entrou com várias ações na Justiça, e agora só depende da apreciação do juiz para dar seguimento ao processo.

“Estamos querendo sensibilizar a Justiça para que aprecie este processo. O Estado da Bahia interpôs recurso de apelação contra a sentença favorável aos servidores, estando no momento dependendo de despacho do Juiz para abrir vistas à APLB para apresentar contra-razões.

Após o cumprimento deste trâmite legal os autos serão encaminhados para o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para apreciação do recurso.

Em abril deste ano, foi publicada no Diário do Poder Judiciário sentença de embargos de declaração, que manteve a sentença anteriormente que julgou procedente o pedido. Apesar disso, não vamos prosseguir com a paralisação para não prejudicar nossos alunos”, afirma Claudemir Nonato, segundo secretário da APLB.



Moradores do Barreiros fazem panelaço e se acorrentam em frente à prefeitura

Publicada: 27/07/2010 08:47
Atualizada: 27/07/2010 08:43

Karoline Meira

A Associação de Moradores da Comunidade do Barreiro – Vale do Paraguary e Adjacência (AMCBVA) realiza, nesta terça-feira (27),um grande panelaço, às 10h, em frente à Prefeitura de Salvador. Em seguida, cerca de 200 moradores das comunidades prometem se acorrentar até serem atendidos pelo prefeito.

Eles reivindicam da Prefeitura a conclusão da segunda etapa da drenagem do Rio Paraguari (Barreiro/Periperi), indenizações das casas e regularização fundiária, urbanização das comunidades do barreiro de Periperi, Parque Setúbal, Paraguari e Nova Constituinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário