terça-feira, 20 de julho de 2010

Política:Eleições 2010!!!

TRE fiscaliza propaganda eleitoral irregular Renata Preza.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai às ruas, a partir das 8h desta segunda-feira (19), da capital baiana com o intuito de coibir a propaganda eleitoral irregular ou abusiva nas vias públicas ou nos bens públicos de uso comum. A ação vai verificar se a legislação está sendo cumprida.

A equipe, que será formada por integrantes do TRE-BA, Polícia Militar e Limpurb, sob a coordenação da 11ª Zona Eleitoral, terá como base as normas eleitorais vigentes e a Portaria Nº 01, de 28 de junho deste ano, da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que dispõe sobre a fiscalização e remoção da propaganda eleitoral irregular veiculada por meio de placas, estandartes, faixas, cavaletes e assemelhados e determina a sua “imediata apreensão e remoção”.

Conforme o TRE, as propagandas que foram retiradas deverão ser levadas ao depósito da Justiça Eleitoral para guarda. Concluídos os trabalhos relativos ao pleito, inclusive da realização do segundo turno, o material ficará à disposição dos interessados.

Geddel fala em crescimento e quer surpreender na eleição
Osvaldo Lyra - Editor de Política.

O candidato do PMDB ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima, começou o período pré-eleitoral desconhecido do grande público, com a candidatura desacreditada no meio político, amargando a terceira colocação nas pesquisas de intenção de votos – posição ainda mantida nos dias de hoje.

No entanto, com a campanha na rua, o ex-ministro do presidente Lula se mostra competitivo, com a campanha estruturada, sobretudo no interior, e com otimismo suficiente para chegar, ao menos, à segunda fase do pleito.

Ontem, durante almoço com jornalistas, o candidato peemedebista falou sobre o contrato da Arena Fonte Nova, da relação com a candidata Dilma Rousseff e o presidente Lula, da gestão João Henrique e das pesquisas eleitorais.

Ao lado dos candidatos César Borges (PR) e Edvaldo Brito (PTB) ao Senado, e Edmundo Pereira a vice, Geddel minimizou o resultados das pesquisas que lhe colocam na terceira posição, atrás do atual governador Jaques Wagner (PT) e do ex Paulo Souto (DEM).

“As pesquisas refletem o padrão de conhecimento dos candidatos. Os eleitores conhecem os dois com patamares acima de 90% e nós em 52%”. O peemedebista afirmou que não entrará na disputa pela imagem do presidente Lula, pois seria uma “verdade insofismável” a amizade de quase 32 anos entre Lula e o governador.

Mulheres são maioria entre 200 mil brasileiros que vão votar no exterior/Agência Brasil.

A menos de três meses das eleições, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) organiza as seções de votação destinadas aos brasileiros que estão no exterior. O pleito vale exclusivamente para a escolha do presidente da República. Pelo último levantamento, referente a junho, serão 200.394 eleitores aptos. A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, é a campeã no número de cadastros de eleitores brasileiros: registrou 21.076, no total.

Houve um aumento de 130% non úmero de eleitores em comparação às eleições de 2006. Haverá votação em 126 cidades em vários países. Há quatro anos, 86.359 brasileiros estavam aptos paras as votações. No exterior, o maior número de eleitores está nos Estados Unidos, em Portugal, na Inglaterra, no Japão e na Suíça.

Em outros locais os registros ficaram em torno de 5 mil eleitores por cidade, como Boston, Houston e Miami, nos Estados Unidos; Londres, na Inglaterra; Lisboa e Porto, em Portugal; Milão, na Itália; Nagoia, no Japão, além de Zurique, na Suíça. A maioria dos eleitores é formada por mulheres com curso superior e médio completos. Os homens são minoria entre os cadastrados.

Pelo perfil apresentado na estatística do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, a maioria dos eleitores que se cadastrou tem de 26 a 55 anos. A organização das eleições presidenciais no exterior é um trabalho conjunto da Divisão de Assistência Consular do MRE, das repartições diplomáticas e consulares brasileiras no exterior e da Zona Eleitoral Exterior, vinculada ao TRE do DF.

No total, de acordo com as informações desses órgãos, serão 119 repartições consulares brasileiras no exterior envolvidas nas eleições presidenciais deste ano, em 126 cidades. Em 2006, o total de brasileiros que efetivamente votaram foi de 41.388. Na ocasião, foi registrada 51,2% de abstenção – taxa considerada elevada em comparação aos dados dos eleitores no Brasil que foram de 17,8%.

Além disso, será a primeira vez que brasileiros que estão em trânsito no exterior poderão votar. A medida vale apenas para presidente da República e vice-presidente. Os interessados terão de cadastrar o pedido até 15 de agosto. O registro poderá ser feito em qualquer cartório eleitoral do país e só será admitido para os eleitores que estiverem em dia com as obrigações eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário