Quando ocorrem as eleições?
O primeiro turno das eleições ocorre no dia 3 de outubro, domingo, de acordo com o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para a escolha de presidente e governadores, o TSE definiu 31 de outubro como data para realização do segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Nos dois turnos, a votação acontece das 8h às 17h (horário de Brasília), sendo que os eleitores que ainda estiverem na fila às 17h têm assegurado o direito de votar.
Quais os cargos que estão em disputa nestas eleições?
Em 03 de outubro de 2010, o eleitor deverá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador e deputados federais e estaduais. Neste ano, serão eleitos dois senadores por estado, com 54 do total de 81 cadeiras do Senado em disputa. Já o número de deputados federais e estaduais eleitos depende do número de habitantes de cada estado, com disputa para 513 assentos na Câmara Federal e 1.057 cadeiras nas Assembléias Legislativas dos estados, respectivamente para os cargos de deputado federal e deputado estadual.
Esqueci meu local de votação. Onde consultar?
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode consultar a situação do seu título e seu local de votação, bastando informar nome completo e data de nascimento.
http://www.tse.gov.br/
Resultados até hoje do Site Fala Cidadão (http://www.falacidadao.com/)
Em qual candidato você vota para Presdidente(a) do Brasil?
Dilma Rousseff (PT) 50% (434 votes)
Marina Silva (PV) 25% (221 votes)
José Serra (PSDB) 25% (220 votes)
Total Votos: 875.
• Enquete 02: E para Deputados Estaduais?
Rosalvo 3% (140 votes)
Lula Maciel 37.5% (1,760 votes)
Cacá Leão 10.8% (509 votes)
Carlucho 20.5% (962 votes)
Chico Franco 23.2% (1,091 votes)
Salvador Brito 5% (236 votes)
Total Votos: 4,698.
Carlucho inicia campanha eleitoral
Por Helton Carlos.
Foi dado o pontapé inicial da candidatura de Carlucho a deputado estadual. Ontem no espaço fundo de quintal, ocorreu o lançamento da candidatura do atual vereador a Assembléia Legislativa, evento que iniciou a caça aos votos para o 40.013.
Já pela manhã podia ser visto um trio com o jingle de Carlucho a rodar pela cidade e convocar os amigos e simpatizantes para o ato que foi iniciado às 19 horas, e teve a presença da candidata ao senado Lídice, e o candidato a câmara federal Domingos Leonelli. Também era esperada a presença da prefeita Moema Gramacho, que não compareceu.
Gritos como: “Que beleza, que legal, Carlucho deputado estadual”, foram entoados pelas quase 800 pessoas presentes, convocadas nos discursos a eleger: Dilma, Wagner, Lídice, Pinheiro, Leonelli e Carlucho.
Desta forma Carlucho inicia a sua campanha eleitoral, que segundo simpatizantes será vitoriosa e terá a maior votação no município.
Candidatos do PT e PMDB tentam atrelar imagem em Dilma e Lula/Fernanda Chagas.
Enquanto aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode vetar o uso da imagem de presidenciáveis em programas eleitorais de partidos que tenham coligações diversas nas disputas nacionais e regionais, os postulantes ao governo da Bahia não perdem tempo e buscam demonstrar cada vez mais a afinidade que possuem com seus líderes políticos. No estado, tanto a candidata à Presidência Dilma Rousseff, dona do palanque duplo (PT e PMDB), como o presidente Lula têm sido bastante disputados.
O candidato peemedebista, Geddel Vieira Lima, tratou de divulgar que hoje estará em Brasília para inauguração do Comitê Central da candidata do PT e do seu vice, Michel Temer (PMDB). Segundo a assessoria do ex-ministro, Geddel participa do evento atendendo a convite da coordenação nacional da campanha.
O governador Jaques Wagner (PT) também confirmou presença no evento. Wagner anunciou ainda que no próximo dia 23 acompanhará o presidente Lula em agenda institucional em Feira de Santana. Eles participam da abertura do Congresso Nacional da Agricultura Familiar. À tarde, já na condição de candidato à reeleição, Wagner participa de uma caminhada, às 16 horas, pelas ruas do centro da cidade.
De olho na reeleição, o governador Jaques Wagner, antes de embarcar para Brasília, preside a primeira reunião do conselho político da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, às 10 horas, no comitê central, na Cidade Jardim. Participarão dois representantes de cada um dos oito partidos da coligação, além dos integrantes da chapa majoritária e o coordenador executivo da campanha, César Lisboa.
Presidenciáveis irão debater propostas para a Amazônia
Agência Brasil.
A Amazônia será o tema principal de uma série de debates com os candidatos à Presidência da República que um grupo deempresas e organizações não governamentais promove. O canditado do P-SOL, Plínio Arruda Sampaio, será o primeiro a apresentar as suas ideias amanhã (13) às 16h, em Belém.
Os três principais candidatos da disputa presidencial já confirmaram participação. Marina Silva (PV) será ouvida em agosto. José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), em setembro.
A intenção dos organizadores do Fórum Amazônia Sustentável é conhecer as propostas dos presidenciáveis para o desenvolvimento do maior bioma do país, onde vivem 23 milhões de brasileiros. Entre os temas, estão questões como o combate ao desmatamento, estratégias de desenvolvimentismo sustentável para as populações tradicionais da região e o papel da floresta na política nacional de mudanças climáticas.
Os debates serão mediados pelo pesquisador do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo. Cada candidato terá duas horas para expôr o que considera os principais desafios da Amazônia, apresentar suas propostas para o desenvolvimento da região, responder a perguntas da plateia e fazer considerações finais.
MP pede multa de R$25 mil para Serra
(R7).
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma representação contra o candidato a presidência da Republica, Jose Serra (PSDB) e contra os religiosos Cesino Bernardino, Reuel Bernardino e José Lima Damasceno por suposta propaganda antecipada. O MPE pede que seja aplicada multa de R$ 25 mil aos representados por que teriam feito a propaganda indevida no “28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários”. O evento foi realizado no último 1º de maio, em Camboriú (SC). A propaganda antecipada teria sido feita por meio de declarações em que os pastores se referiram a Serra como o próximo presidente da República. Além disso, os religiosos teriam exaltado a biografia do candidato. Já José Serra teria exposto a ação política que pretende desenvolver e tentado aproximar-se do público, identificando sua linha de atuação com a da organizadora do evento, vinculada à entidade religiosa Assembléia de Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário