segunda-feira, 19 de julho de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (19/07/2010).

Bombeiros localizam 3º corpo em desabamento na BA/Agência Estado.


O corpo do vigia Renildo Gomes Miranda, de 23 anos, que estava sendo procurado desde a noite de sábado nos escombros do desabamento de um edifício em Salvador, foi localizado na madrugada de hoje, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O vigilante foi encontrado debaixo de laje e alvenaria, na área do playground do edifício de sete andares localizado no bairro Pernambués. Ainda de acordo com a corporação, um cachorro da família foi resgatado com vida na noite de ontem.

O corpo de uma mulher, Nívea, mãe das duas crianças resgatadas com vida, já havia sido encontrado durante a tarde de ontem. André, de 8 anos, e Cecília, de 7, foram encaminhados a uma unidade de saúde. Caio Moura, de 19 anos, também foi resgatado, mas sem sinais vitais. Segundo a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), a obra não tinha alvará para a construção do edifício. O prédio desabou sobre uma casa vizinha.

Agências de turismo oferecem passeios a favelas de SP/Agência Estado.

Em 2009, 1,6 milhão de visitantes estrangeiros passaram pelo Brasil, o que representa um crescimento de 33% em relação a 2004. A maior parte visita pontos tradicionais, mas um contingente cada vez mais relevante se interessa em visitar cantões mais pobres e até mesmo favelas de capitais como São Paulo.

Como o passeio é quase sempre feito por encomenda, o preço é alto - um tour médio de três horas varia de R$ 80 a R$ 200 por pessoa. Por isso, os clientes mais comuns são gente abastada, como executivos de empresas estrangeiras que atuam no País, cônsules e artistas. Esse público dificilmente visitaria uma favela sozinho, por causa da preocupação com a segurança, mas as agências garantem que não há risco. "A primeira coisa que me perguntam é se é perigoso. Mas, se você entrar lá comigo, logo vai ver que não tem nada disso", diz a guia Flavia Liz Di Paolo, que organiza visitas a Paraisópolis e Heliópolis.

Para divulgar o tour, Flávia aposta na propaganda boca a boca, mas também faz parcerias com hotéis e agências turísticas no exterior. A agência Check Point - que, além de Paraisópolis e Heliópolis leva turistas para outras favelas e até para a cracolândia - adota táticas parecidas. "Temos de mostrar não só o que São Paulo tem de bonito, mas o outro lado também. Quando levo alguém para uma favela ou para a cracolândia, faço questão de mostrar que temos um problema, mas que estamos melhorando e logo mais não teremos aquilo. É algo que também faz parte da cidade", explica Luciano de Abreu, o diretor da agência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ataques suicidas matam 46 pessoas no Iraque
(Agência Estado).

Ataques suicidas mataram pelo menos 46 pessoas e feriram outras 52 no Iraque, na manhã de hoje. O alvo das explosões causadas por dois suicidas e separadas apenas por algumas horas de diferença foi uma milícia de maioria sunita no sudoeste de Bagdá. De acordo com uma fonte oficial, a milícia atacada foi a força de segurança contrária à Al Qaeda, conhecida como Sahwa, ou filhos do Iraque, que estavam em uma fila para receber o pagamento na cidade de Radwaniya.

O primeiro ataque matou 43 pessoas. Pelo menos seis mortos eram soldados iraquianos, 34 eram membros da Sahwa e três contadores, segundo oficiais do hospital e da polícia. Pelo menos 13 feridos eram soldados do exército do Iraque, quatro eram contadores e o restante da Sahwa. O porta-voz do exército iraquiano, General Qassim al-Moussawi, disse que a bomba explodiu às 7 da manhã em um posto de segurança perto das instalações militares.

Segundo ataque foi realizado quando um militante invadiu o quartel da Sahwa, na cidade de Qaim, província de Anbar, perto da fronteira com a Síria, abrindo fogo contra os que estavam abrigados no local. O militante acionou os explosivos depois de ser atingido pelos disparos dos membros da Sahwa. Os oficiais que deram os detalhes das ocorrências falaram sob condição de anonimato, pois não estavam autorizados a falar com a imprensa.

A milícia de Sahwa tem desempenhado um papel central na redução da violência no Iraque desde 2006, quando se juntaram às forças norte-americanas e ao governo local para combater os aliados da Al Qaeda.

Padre argentino afirma que fará casamento gay/Agência Estado.

O padre Nicolás Alessio, da cidade de Córdoba, na Argentina, anunciou ontem em tom de desafio que está disposto a oficializar o casamento religioso de um casal homossexual. "Se um casal gay me pedir, farei o casamento com grande prazer", declarou.

Alessio lamentou a posição da alta hierarquia da Igreja Católica sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. "É uma pena que a Igreja ainda seja tão autoritária, tão indisposta a compreender a diversidade."

A aprovação da lei que permite o casamento entre homossexuais na Argentina, na quinta-feira, continua gerando críticas da Igreja. No sábado, durante a procissão anual da Virgem de Itatí, na província de Corrientes, o bispo Andrés Stanovik ressaltou que "ninguém sabe onde essa lei nos levará". Segundo o bispo, "Jesus nasceu homem" e aprendeu com seus pais "o bem que existe na diferenciação entre um homem e uma mulher".

A lei que permite o casamento gay será promulgada na quarta-feira pela presidente Cristina Kirchner. A promulgação, segundo María Rachid, da Federação Argentina de Lésbicas, Gays e Bissexuais, será realizada em uma cerimônia na Casa Rosada, o palácio presidencial. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário