segunda-feira, 26 de julho de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (26/07/2010).

Alagoas vive onda de assassinatos de moradores de rua/Agência Estado.


O morador de rua Adriano Vieira da Silva, de 22 anos, foi morto a tiros ontem à noite quando dormia num ponto de ônibus no centro de Maceió. A vítima foi atingida por uma bala no peito. Segundo o Centro Integrado de Operações da Defesa Social, com a morte dele, sobe para dez o número de moradores de rua assassinados só este ano em Alagoas.

Segundo testemunhas ouvidas pela polícia, os suspeitos dos disparos são três homens, que cometeram o crime e fugiram de bicicleta. Adriano teria tentado escapar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em frente ao prédio Instituto Federal de Alagoas, antigo Cefet. De acordo com a polícia, ele era usuário de drogas e não tinha residência fixa.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Pedro Montenegro, disse que pediu ao Ministério Público Estadual que apurasse as mortes dos moradores de rua. Ele desconfia que por trás dos assassinatos esteja um grupo de extermínio, que estaria realizando uma "limpeza social" nas ruas da cidade. Para Montenegro, a impunidade tem estimulado esse tipo de crime.

Menina de 10 anos ajuda PM a prender 3 suspeitos/Agência Estado.

Uma menina de 10 anos ajudou a Polícia Militar a prender, na madrugada deste domingo, um trio de supostos assaltantes que havia invadido sua casa e rendido toda sua família no bairro City Bussocaba, em Osasco, na Grande São Paulo.
De acordo com a PM, a prisão ocorreu depois que a menina conseguiu passar uma mensagem de texto por celular para a tia, que acionou os policiais. A ação começou quando os suspeitos renderam os irmãos da criança ainda na rua e os obrigaram a levá-los até sua residência. Dentro do imóvel, renderam os pais, a menina e os dois jovens.

Enquanto os suspeitos estavam dentro da casa, a criança conseguiu passar a mensagem para a tia contando sobre o assalto. A PM foi avisada e se deslocou até o local.

Quando os policiais chegaram à residência eles foram recebidos por um dos suspeitos dizendo que houve um engano e que estaria tudo normal. Mesmo assim, os policiais decidiram entrar e prenderam os três.

Seleção brasileira começa nova fase nesta segunda-feira/Agência Estado.

O novo perfil da seleção brasileira começa a ser traçado nesta segunda-feira, às 16 horas, no Rio de Janeiro, quando acontece a primeira convocação de Mano Menezes, o treinador escolhido na última sexta para ser o sucessor de Dunga. Em sua apresentação oficial no cargo, ele vai divulgar uma lista com 22 nomes para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jersey.

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, antes mesmo de um pronunciamento oficial do novo treinador, antecipou no sábado como vai jogar a seleção, agora sob nova direção. O dirigente disse que ficou satisfeito com as ponderações de Mano, que pensa "em armar a seleção brasileira com um estilo competitivo mas que tenha a ?cara? do futebol brasileiro, o que pode ser traduzido por um futebol alegre e marcado pelo talento como sonham em ver novamente torcedores e representantes da imprensa."

Antes de anunciar a lista dos convocados, Mano vai ser empossado no cargo em uma cerimônia rápida na sala Copacabana do Hotel Sheraton Rio, na Barra da Tijuca. O treinador não deve apresentar os nomes da comissão técnica já nesta segunda-feira. Apenas o auxiliar técnico está definido: Sidnei Lobo, seu braço direito no Corinthians.

 principal cargo é o de diretor de seleções. Ricardo Teixeira não informou se Mano terá ou não participação na escolha. Carlos Alberto Parreira está bem cotado. A CBF quer um profissional afinado com o novo treinador e que também indique os técnicos das seleções de base.

Mano vai ajudar a escolher os outros nomes da comissão técnica, como um novo preparador físico. O departamento médico não deve ter mudanças significativas. José Luís Runco, médico, e Luis Rosan, fisiologista, têm chance de permanecer na seleção.

Brasil e Turquia planejam reunião nuclear com Irã e EUA/Agência Estado.

Os ministros do exterior do Brasil e da Turquia anunciaram no domingo que se esforçarão para convocar uma reunião "o mais rápido possível", talvez em Istambul, entre o Irã e alguns dos maiores poderes mundiais, inclusive os Estados Unidos, para negociar o programa nuclear iraniano.
O ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoglu ofereceu sediar esta reunião, que seria entre o Irã e o grupo P5+1, que inclui os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França, o Reino Unido e a Alemanha. "A Turquia quer que esta reunião aconteça o mais rápido possível. Poderia ser em Istambul se os países quiserem," ofereceu Davutoglu.

O Irã já anunciou que somente aceitará participar da reunião depois do feriado religioso de Ramadã, que cairá no final de agosto.

Novozavidovo tem 1º político negro eleito da Rússia/Agência Estado.

A população da cidade de Novozavidovo, na Rússia, costumava olhar fixamente para Jean Gregoire Sagbo porque nunca havia visto um negro. Agora, enxergam nele um político honesto. No mês passado, Sagbo tornou-se o primeiro negro eleito para um cargo público na Rússia.

Em um país onde o racismo é arraigado e frequentemente violento, a eleição de Sagbo para ser um dos dez conselheiros municipais da cidade de 10 mil habitantes é um marco. O africano, de 48 anos, nascido em Benin, é visto simplesmente como um russo que se importa com o lugar onde vive. "A pele dele é negra, mas ele é russo por dentro", diz o prefeito de Novozavidovo, Vyacheslav Arakelov.

Sagbo não é o primeiro negro na política do país. Outro imigrante africano, Joaquin Crima, de Guiné-Bissau, concorreu à chefia de um distrito no sul da Rússia em 2009, mas foi derrotado. Ele era chamado pela mídia de "Obama da Rússia". Agora, o apelido está sendo repassado para Sagbo, apesar de sua relutância. "Meu nome não é Obama. Isso é sensacionalismo", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

China diz ter concluído limpeza de vazamento de petróleo/Agência Estado.

Autoridades chinesas afirmam que a limpeza do maior vazamento de petróleo do país de todos os tempos já foi realizada, nove dias depois que um oleoduto explodiu quando um navio-tanque descarregava no porto de Dalian, no norte da China. Apesar de parecer pouco tempo para a conclusão da tarefa, a China alega que o vazamento foi pequeno se comparado ao desastre no Golfo do México ocorrido no poço da British Petroleum (BP) e que a limpeza foi relativamente mais simples.

Mas a mancha que surgiu no mar continua a repercutir no setor petroleiro da China. Autoridades mobilizaram milhares de trabalhadores e centenas de embarcações, despejando dispersantes químicos e bactérias que comem petróleo, enquanto muitos trabalhadores usaram as próprias mãos para recolher os dejetos. Houve pelo menos uma morte, de um bombeiro que tentava consertar o duto explodido.

Autoridades chinesas já reavaliam as operações de petróleo em consequência do vazamento da BP. A China está iniciando a exploração de petróleo em águas profundas, tipo de exploração que causou problemas à BP e complicou os esforços de limpeza no Golfo do México. Executivos da indústria petroleira revisam os planos de contingência e observam se podem tirar alguma lição dos erros da BP. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário