terça-feira, 20 de julho de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (20/07/2010).

Imbuí: barraqueiros devem sair hoje Felipe Amorim-Redação CORREIO.

Hoje é o dia combinado entre a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) e a Associação dos Barraqueiros do Imbuí para que os comerciantes comecem a desocupar os estabelecimentos. O secretário da Sesp, Fábio Motta, espera que, dentro de 15 dias, 22 barracas passem a funcionar nos cinco quiosques da praça inaugurada no dia 19 de junho. Outras 10 barracas, que não fazem parte da associação, serão demolidas. “Todas estão irregulares, sem licença nem alvará. Mas uma liminar judicial protege as 22 da associação”, explica o secretário Fábio Motta.

No local onde hoje estão as barracas, a prefeitura vai construir uma pista de cooper, ciclovia e estacionamento, que fazem parte do projeto da praça do Imbuí. O secretário municipal de Infraestrutura, Euvaldo Jorge, diz aguardar apenas a autorização da Sesp para começar a obra. “Imediatamente após as barracas serem desocupadas, começamos a demolir todas”, avisa Jorge. Os donos da barraca Claquete, que não está incluída no acordo, contestam na Justiça a oferta da prefeitura. Eles argumentam que a associação não possui legitimidade para a negociação e que a prefeitura deveria abrir licitação pública para a exploração dos quiosques da nova praça. Mas a Justiça ainda não se pronunciou.


Combate ao trabalho infantil é reforçado
Ludmilla Cohim.

Combater o trabalho infantil e promover o retorno dos jovens à escola através de atividades esportivas e culturais, realizadas no contra-turno escolar, em 35 comunidades periféricas de Salvador. Essa é a ideia central do projeto Segundo Tempo: Morando, Vivendo e Brincando nos Bairros, que vai beneficiar mais de seis mil crianças e adolescentes com faixa etária de 7 a 16 anos.

Para a execução do programa, o Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) assinou ontem, em seminário realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, um contrato com a Faculdade Unime, que será a responsável pela seleção de estagiários para gerenciar cerca de 60 coordenadores de núcleos, além de disponibilizar infraestrutura esportiva para o desenvolvimento do programa.

Além das duas instituições o Ministério do Esporte vai desembolsar R$ 1,9 milhão para a compra de fardamento e materiais esportivos.

A diretora da Unime, Silvia Gonçalves, destacou a importância de abrir as portas da instituição de ensino para romper paradigmas agregado a responsabilidade social. “É o momento ideal de sairmos do intramuro para trabalhar em prol de diversas comunidades carentes. Não podemos ficar somente com o corpo docente. Temos que entrar nesses locais levando perspectiva e esperança”, aponta.

Segundo o coordenador-geral do Cecup, Edmundo Kroger, a necessidade de buscar a parceria com a Instituição de ensino surgiu pela experiência realizada em 2007 quando a entidade organizou 66 monitores - pessoas de comunidade de situação de risco e bairros com índices econômicos de baixa renda que apresentavam conhecimentos, mas não são profissionais – e constatou a necessidade de unir o saber popular com o acadêmico para se potencializar a sabedoria.

“Procuramos a Unime para incorporar o projeto por considerar fantástica a ideia de pegar um jovem que está começando com o estudo científico e colocar ele em contato com alguém que dispõe do conhecimento empírico, sem a noção acadêmica, e oferecer a ele um leque de oportunidade esportista e cultural por três vezes por semana.Considero uma experiência rica para ambos”, opina.

Participante do projeto no ano passado, a estudante Bianca Barbosa, 17 anos, conta que não foram poucas as vantagens em participar do projeto. A relação com a comunidade de onde reside, em Nova Brasília, e o apoio por parte dos profissionais envolvidos são apontadas por ela como os benefícios mais marcantes.

“Trata-se de uma ocupação, que permite que os jovens em geral se desvinculem da violência e das drogas e sigam em direção ao esporte que forma um time de cidadãos do bem. Nós estamos tendo a possibilidade de reverter o quadro de miséria que estamos enquadrados”, descreve.

Trânsito será alterado no Comércio nos dias 24 e 25
Renata Preza.

O tráfego do bairro do Comércio será alterado nos dias 24 e 25 de junho por conta da realização da V Corrida da Independência. As informações são da Superintendência de Trânsito e Trânsporte do Salvador (Transalvador).

O fluxo de veículos será interrompido no período que abrange as 23h30 do dia 24 até as 15h do dia seguinte. A interdição será feita nas avenidas Lafayette Coutinho, Contorno, sentido Barra, no trecho compreendido entre a Praça Visconde de Cayru e a entrada do Solar da Unhão.

No dia 25, das 5h ás 15h serão feitas as seguintes alterações: Interdição da pista do lado direito da Av. da França, no trecho compreendido entre a Rua Estado de Israel e a Praça Visconde de Cayru. Assim como, a ocupação da faixa de tráfego à direita, na pista da esquerda, da Av. da França (trecho compreendido entre a Rua Estado de Israel e a Rua da Suécia).

Os veículos em geral que circulam pelos trechos interditados terão como opções de tráfego a Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha. O tráfego voltará à normalidade tão logo as condições locais o permitam.

Preso homem acusado de matar grávida em Cabaceiras do Paraguaçu/Redação CORREIO.

A polícia prendeu o suspeito de ter matado uma jovem grávida na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, a 149 km de Salvador, no Recôncavo baiano. Marco Antônio Ferreira Santana, de 21 anos, é apontado como autor do assassinato de Ana Cláudia Lima Fonseca, de 15 anos, que foi encontrada morta, sem roupas, em um matagal distante 250 metros da casa em que vivia.

A família informou que acredita que a jovem tenha sido estrangulada, pois no corpo não havia sinais de violência. Eles ainda disseram à polícia que a jovem estava em um aniversário quando foi chamada por um estranho, por volta das 21h. Perto do corpo estavam as sandálias da vítima e de seu provável assassino.

Marco é casado e não queria assumir o filho que estava sendo gerado por Ana Cláudia. Ele foi denunciado há oito dias pelo pai da vítima por não querer assumir a paternidade do neto e nega o crime. A delegada do caso pretende pedir a prisão preventiva de Marco para garantir que ele permaneça detido durante as investigações. O corpo de Ana foi enterrado na manhã desta terça-feira.

Hemóvel faz coleta de sangue em Lauro de Freitas
Renata Preza.

O Hemóvel, veículo utilizado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para realizar a coleta externa de sangue, vai estar nos dias 19, 20 de julho, na Praça José Ramos, nos dias 21 e 22 na Praça da Matriz, no centro, em Lauro de Freitas.

O cidadão que quiser doar sangue deve comparecer no local para efetuar cadastro. O atendimento será relizado das 8h às 15h30.

São pré-requisitos básicos para a doação de sangue:

- Estar com saúde em dia;
- Estar alimentado e descansado;
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar 50kg ou mais;
- Levar documento de identidade com foto (carteira de trabalho, RG, carteira de habilitação ou reservista. Cópias autenticadas também podem ser utilizadas).

Hospital Eremita Cardoso vai a leilão em Barreiras
Jornal Tribuna da Bahia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), através do Projeto Leiloar, realiza mais um leilão hoje. Desta vez, na cidade de Barreiras, no oeste do Estado. Dos 54 lotes disponíveis para arrematação, o lote onde funciona atualmente o Hospital Eremita Cardoso, na cidade de Guanambi, é o grande destaque. Todo o lote está avaliado em R$2,5 milhões. O pregão que será realizado no Solar Hotéis, na Av. Ahylon Macedo, nº 2000, Boa Vista, conta ainda, com máquinas, equipamentos, automóveis, calçados e sacas de batatas. Informações nos sites www.projetoleiloar.com.br ou www.trt5.jus.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário