quinta-feira, 22 de julho de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (22/07/2010).

Professores municipais reivindicam votação de reajuste salarial


Professores da rede municipal de ensino lotaram o Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta quarta-feira (21) para reivindicar a votação do reajuste salarial da categoria.

Segundo a diretora administrativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Elza Melo, o reajuste foi negociado com a Secretaria de Educação, que recebeu da categoria, no dia 1º de junho deste ano, documento favorável à proposta do Executivo. A perspectiva dos vereadores é de votar a proposta até a próxima quarta-feira (28).

A proposta aprovada varia de 11% a 17% distribuídos nos níveis 1, 2, 3 e 4 do Quadro Efetivo. Para o Quadro Suplementar, foi definido a atualização do valor do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para os níveis e referências que se encontram abaixo de R$ 512,34 para 20 horas e R$ 1024,67 para 40 horas, retroativos a janeiro. Após a sua atualização incidirá o reajuste de 5% para o nível 2 e 10% para o nível 3. Foram também aprovados percentuais que permitirão ajustes progressivos na tabela de vencimentos para 2011 e 2012.

Blitzes da PM causam mal estar entre governos estadual e municipal.(postado por Cidadão Repórter /22 de julho de 2010).

As blitzes que vêm sendo realizadas pela Polícia Militar (PM) há duas semanas, na região da Pituba e Iguatemi, como prevenção à saidinha bancária e que também visam apreender armas e drogas provocaram um mal estar entre governo do estado e prefeitura. Enquanto a PM afirma que as blitzes não causam os congestionamentos que têm sido atribuídos às ações, a prefeitura reivindica a participação da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) com o objetivo de regular o trânsito. Você acha que as blitzes realizadas no começo da noite são válidas?

Período chuvoso aumenta casos de leptospirose/Karina Costa l A TARDE.

Muita chuva e lixo espalhado pelas ruas podem levar à proliferação da leptospirose – doença com incidência de 11% de óbitos nos 105 casos registrados na Bahia este ano. A capital, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), concentrou o maior número de casos, com 73 ocorrências e sete mortes.

Com a constância de chuvas desde junho, o contato entre a bactéria Leptospira, presente na urina do rato, com a água das ruas aumenta o risco de contaminação para a população. Segundo a infectologista Ledivia Espinheira, ruas alagadas ou pequenas poças de água representam perigo aos moradores.

A especialista recomenda evitar, ao máximo, o contato com a água de poças das ruas com os pés descalços ou partes do corpo descobertas. “Nesta época de chuvas, os sacos e latas de lixo precisam estar bem amarrados ou inacessíveis às ratazanas, pois o lixo malcuidado pode ser levado pelas enxurradas e, misturando-se à água, acarreta também a Leptospira”, diz.

Com sintomas semelhantes aos da dengue, os sinais principais da leptospirose são fortes dores de cabeça, febre, aumento da sede e dores musculares. “Um sinal para diferenciar a leptospirose de outras doenças e viroses é que, além dos sintomas iniciais, os olhos ficam amarelos como ocorre na hepatite”, destaca a médica.

Numa fase mais complicada da doença, o paciente pode apresentar insuficiência renal e quadro hemorrágico, com eliminação de sangue por várias partes do corpo, afirma Ledivia. O tratamento dos pacientes é feito no Hospital Couto Maia, especializado em doenças infectocontagiosas. “O paciente não deve tentar se tratar em casa, pois se trata de uma doença grave com forte índice de letalidade”, alerta a médica.

Em 2009, a Sesab registrou 98 casos de pacientes diagnosticados com a leptospirose, dos quais 49 foram na capital. O número de mortes, de janeiro a junho do ano passado, foi de 20 pessoas, oito a mais que este ano.

De acordo com a coordenadora de Ações de Controle de Roedores da Vigilância Epidemiológica de Salvador, Helena Farias, para reduzir estes números, 100 homens trabalham nas ações de extermínio desses animais nos bairros onde foram diagnosticados casos da doença.

No caso do contato com água suja, Helena orienta lavar os pés com água limpa e sabão. “É preciso também evitar deixar acessíveis alimentos que possam atrair os roedores, além de limpar os terrenos baldios e não acumular entulhos”.

Locais com mais casos da doença

Os distritos sanitários do Cabula/ Beiru, subúrbio ferroviário, Pau da Lima e Valéria /São Caetano concentram maior número de ocorrências de leptospirose na capital.

Idoso é baleado por assaltantes no Jardim das Margaridas/Redação CORREIO.

Um idoso foi baleado na cabeça na manhã desta quinta-feira (22) por assaltantes no bairro do Jardim das Margaridas, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações de policiais da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, os bandidos estavam em um Astra prata e fugiram do local logo após balearem na cabeça um homem identificado como Eduardo Silva Santos, de 63 anos. Eles foram vistos no Largo do Caranguejo e são perseguidos pela polícia. A vítima foi socorrida ao hospital Jorge Novis e transferida ao Hospital Geral do Estado, onde permanece no setor de sutura acompanhada pela esposa Nilda Nascimento Santos.

Eduardo não corre risco de morte, já que o tiro pegou de raspão em sua testa. Ela está lúcido, falando, e contou à polícia que estava na frente da casa em que mora, na Rua Domélias Brancas, quando foi abordado pelos bandidos. Ele disse que reagiu à tentativa de assalto.

Fórum discute importância da Educação Infantil na formação das crianças. (Portal cidadão/L. de Freitas-Ba).

A Secretaria de Educação de Lauro de Freitas e o Sistema de Ensino Aprende Brasil promovem nos dias 23 e 24 o Fórum de Práticas Educativas – Educação Infantil e Ano Inicial do Ensino Fundamental. às 8h, na Escola Municipal 2 de Julho.O encontro pretende reunir profissionais da área de educação do município e da região para discutir a importância das séries iniciais no processo de formação das crianças e principalmente compartilhar experiências entre os participantes.

De acordo com Paulo Aquino Pires, secretário Municipal de Educação, a iniciativa tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os municípios da região conveniados ao Sistema de Ensino Aprende Brasil para avaliar as diferentes maneiras de se trabalhar com as ferramentas educacionais disponíveis. “É na Educação Infantil que serão aplicados os princípios e diretrizes relacionados à educação de uma forma geral. O fórum será mais um momento em que demonstraremos os resultados positivos da Educação de Lauro de Freitas e da parceria com o Sistema na busca pela facilidade de alfabetização das nossas crianças”, comemora.

Livro traz seleta com 170 peças do Memorial Mãe Menininha/Ana Cristina Pereira/Redação CORREIO.

Crriado em 1992, seis anos após a morte de Mãe Menininha do Gantois, o memorial que leva seu nome se tornou local privilegiado para se conhecer a história do candomblé no Brasil. Instalado dentro do próprio terreiro, na Federação, reúne cerca de 500 peças de uso ritualístico e pessoal da ialorixá mais famosa do Brasil.

Parte desse material ganhou recorte no charmoso livro Memorial Mãe Menininha do Gantois - Seleta do Acervo, que tem lançamento hoje, a partir das 19h, no Gantois. Idealizada por Mãe Carmen, que comanda a casa há oito anos, a publicação bilíngue (português/inglês) marca os 161 anos de existência do Ilê Iyá Omi Axé Iamasé, nome oficial do terreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário