quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eleições 2010!!!

Partidos tem de hoje até 3 de agosto para detalhar gastos à Justiça Eleitoral/Agência Brasil.


Começa hoje (28) o prazo para candidatos, comitês financeiros e partidos políticos entregarem à Justiça Eleitoral os relatórios parciais de prestação de contas. Até a próxima terça-feira (3), deverá ser repassado ao Tribunal Superior Eleitoral o detalhamento dos recursos estimados para o financiamento da campanha eleitoral e dos gastos feitos até agora.

A segunda prestação de contas parcial deverá ser feita entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro. Entretanto, os nomes dos doadores de recursos e os valores doados serão exigidos apenas na prestação final de contas, em 2 de novembro. Em caso de candidatos que disputarão segundo turno, o prazo vai até 30 de novembro.

Os dados devem ser entregues online, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE, disponível no site do TSE.

Os candidatos, comitês financeiros e partidos que não prestarem contas sofrerão as penalidades previstas no Código Eleitoral: pagamento de multa e até prisão de representantes.

Souto quer nova delegacia no Subúrbio

O candidato ao governo pelo DEM, Paulo Souto, apresentou a proposta de implantação de uma nova delegacia no Subúrbio Ferroviário em encontro com lideranças políticas da capital, na tarde de ontem.

“O Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma região em que vivem mais de 600 mil pessoas e é necessário melhorar o atendimento e distribuir a demanda que hoje sobrecarrega a 5ª Delegacia, em Periperi”, explicou o candidato democrata.

A nova unidade policial, planejada por Souto, deverá ficar em outra localidade para descentralizar o atendimento ao público. “Nossa ideia é inaugurá-la dentro do conceito de ‘delegacia cidadã’, que estamos propondo no nosso plano de governo”, disse o ex-governador.

Segundo Paulo Souto, a nova concepção prevê a reestruturação e modernização de todas as delegacias da capital e do interior com o propósito de humanizar e aumentar a transparência das unidades. “Além disso, vamos acabar com aquela história de o cidadão ter que ficar procurando uma delegacia específica para fazer tal tipo de ocorrência.

Lula pode subir em palanque do PT na Bahia
Luiz Fernando Lima.

A disputa pela participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos palanques baianos ganhou força após a jornalista Cristiana Lôbo, da Globo News, ter publicado uma matéria em que revela que o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra, teria afirmado que Lula já havia escolhido os palanques em que vai subir nos estados onde mais de uma coligação majoritária apoia Dilma Rousseff.

De acordo com a matéria, Dutra informou aos representantes dos partidos aliados da Bahia e Rio de Janeiro que Lula vai apoiar Jaques Wagner (PT) e o senador Marcello Crivella (PRB) nos respectivos estados. A decisão deixaria o candidato ao governo pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, praticamente “órfão”, já que Dilma vai subir tanto no palanque peemedebista quanto no do governador. Contudo, a reportagem da Tribuna da Bahia não conseguiu a confirmação do presidente nacional petista.

Já o chefe de gabinete de Dutra, Vilmar Lacerda, negou ter conhecimento sobre esta escolha. Segundo ele, apenas o próprio presidente poderia elucidar a situação. “A informação que temos é que o Lula vai iniciar a sua participação nos estados onde não há problemas, em que temos palanque único. Depois serão analisados os casos mais complicados”, ponderou Lacerda.

Para o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, nada mais lógico que Lula apoiar Wagner. “Lula não é candidato, é membro do PT, é filiado ao partido e, como tal, ele não pode apoiar outra legenda. Outra coisa, não há dúvidas sobre quem representa o projeto nacional no estado.

Os oito partidos que compõem a coligação ‘Pra Bahia seguir em frente’ apoiam a candidatura de Dilma, enquanto existem legendas de outras coligações que se dizem aliadas apoiando José Serra”, alfinetou o presidente petista. O coordenador político da campanha de Wagner, Luiz Caetano, também reforçou o discurso de Paulo.

“Não vamos criar polêmica, no entanto, a população sabe que Wagner e Lula estão juntos porque compartilham as mesmas ideias e projetos”, afirmou.

Conheça seus candidatos:
Edvaldo Brito (PTB)

Informações Pessoais


Nome Completo: Edvaldo Pereira Brito


Partido: Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)


Data de Nascimento:


Estado Civil: 03/10/1937


Naturalidade: Muritiba - BA


Formação: Direito - Universidade Federal da Bahia


Filiações Partidárias: Filiado ao PTB há 25 anos


Principais Cargos: Prefeito biônico de Salvador (1978-1979), vice-prefeito de Salvador (2009-2012), Deputado Federal Constituinte.


Principais Eleições: Disputou Prefeitura de Salvador em 1985, foi eleito Deputado Federal Constituinte em 1986 e 1990 e ganhou eleições como vice-prefeito de Salvador em 2008


Trajetória Política

Especialista em Direito Econômico e Direito Tributário, Edvaldo Brito foi o primeiro e único negro a exercer o cargo de Prefeito de Salvador, em mandato biônico entre os anos de 1978 e 1979. Participou dos governos de Juracy Magalhães, Luís Viana Filho e Roberto Santos, exercendo cargos como secretário da Saúde Pública e Assistência Social, entre outros. Distanciou-se da política por cerca de 20 anos, período em que também morou em São Paulo, tendo retornado à vida pública como vice-prefeito de Salvador, na gestão de João Henrique Carneiro (2008-2012). Atualmente, também é professor no curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário