quarta-feira, 21 de julho de 2010

Políticas: Eleições 2010!!!

COMITÊS ELEITORAIS A TODO VAPOR.

(Rodrigo Lago/ Texto adaptado ao programa por Adailton Reis).

PAULO SOUTO - O candidato pela coligação “A Bahia merece mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, inaugurou o comitê central da campanha há uma semana. Fica na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 2631, ao lado do Hospital Tereza de Lisieux, no Itaigara, e funciona diariamente a partir das 7h30. Totalmente climatizado, o espaço comporta confortavelmente todas as coordenações da campanha, entre elas, a de jovens e de mulheres.

Logo na entrada do ambiente, cinco mulheres recepcionam quem chega e busca por informação. No dia da visita, na última segunda-feira, não havia tantas pessoas circulando, apesar de cerca de 50 pessoas trabalharem no local, de acordo com a coordenação geral.

JAQUES WAGNER – O comitê de Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, é vizinho ao de Paulo Souto ficando na Avenida Juracy Magalhães. Mas não são só alguns metros que separam os dois QGs. A grandiosidade é nítida: são três andares bem decorados, com arranjos e detalhes capazes de deixar alguns saguões de hotéis por baixo.

E mais um auditório com capacidade para 60 pessoas. Na recepção, ainda há uma exposição com fotos de Wagner em vários momentos da carreira política, algumas ao lado do presidente Lula. Cada visitante, após identificado, recebe uma etiqueta na qual há informação de até onde ele pode ir dentro do comitê. A quantidade de pessoas trabalhando passa de 100.

Na sala reservada ao candidato, detalhes que demonstram personalidade. Na mesa, um arranjo e duas imagens: uma baiana e Oxalá (Senhor do Bonfim), marca do sincretismo religioso do povo baiano. Três sofás brancos e uma mesa de reunião ainda compõem o ambiente.

Aliados tentam minimizar acusações de vice de Serra sobre o PT e as Farc/Agência Brasil.

Integrantes do PSDB e Democratas em Goiás tentaram hoje (20) minimizar as afirmações do indicado a vice-presidente na chapa dos dois partidos, Indio da Costa (DEM-RJ). No fim de semana, Costa afirmou que o PT teria ligação com o narcotráfico e com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ontem (19) o PT entrou com uma representação contra o candidato na Justiça Eleitoral.

Para o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que é candidato ao governo de Goiás, e o deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), que tenta a reeleição, a discussão em torno do assunto tem como objetivo evitar o debate em torno das denúncias de quebra de sigilo, vazando dados fiscais, do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge.

“Não foi o DEM que trouxe este assunto. É um assunto explosivo de longa data, estão superdimencionando. É lógico que estão tentando transformar em escândalo para esconder o caso do sigilo bancário. A quebra do sigilo é que é grave”, disse Caiado. “ Ele [Indio da Costa] fez uma declaração forte, sem pensar nas consequências. Quis evidenciar as relações que todo mundo sabe que existe”, disse Perillo.

Ambos evitaram afirmar que Costa teria sido imaturo politicamente ao tecer os comentários sobre o PT, as Farc e o narcotráfico. Para eles, o candidato a vice apenas expôs o que era opinião corrente entre alguns setores da política. Indio não viajou com Serra para Goiânia.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse ontem (19) que jamais esperava tais declarações do adversário político. “Acho impensável que a eleição desça a esse nível. Eu não descerei a esse nível”, disse ao deixar a reunião com o PSB, em Brasília, onde recebeu sugestões dos socialistas para seu programa de governo.

O PT apresentou duas ações contra o deputado Indio da Costa (DEM-RJ). De acordo com o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, uma das ações será por dano moral e a outra, apresentada na Justiça Eleitoral, contém um pedido de direito de resposta.

O candidato à Presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B, José Serra, passa o dia hoje em Goiânia. O primeiro compromisso dele, sem a presença do candidato a vice, é um debate com empresários goianos que reclamam dos impostos e da falta de segurança para o setor e ausência de incentivos para a área.

Conheças os canditados:

Dilma Rousseff

Nome Completo: Dilma Vana Rousseff
Partido: Partido dos Trabalhadores (PT)
Data de Nascimento: 14/12/1947
Estado Civil: Divorciada
Filhos: Uma filha
Naturalidade: Uberaba - MG
Formação: Ciências Econômicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Filiações Partidárias: Partido Democrático Trabalhista (PDT), de 1981 a 2001. Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2001.


Principais Cargos: Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre (1985-1988), presidente da Fundação de Economia e Estatística (1990-1993), Secretária de Minas e Energia do RS (1999-2002), ministra de Minas e Energia (2003-2005) e ministra-chefe da Casa Civil (2005-2010)
Principais Eleições: Nenhuma
Site: www.dilmanaweb.com.br
Trajetória Política


Dilma Rousseff disputa uma eleição pela primeira vez, depois de exercer os cargos de ministra de Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil,. No período do regime militar, participou da militância estudantil e de esquerda na Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (Polop), no Comando de Libertação Nacional (Colina) e na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Foi presa em janeiro de 1970 e torturada nos porões da Operação Bandeirantes (Oban), tendo cumprido pena de três anos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Libertada, mudou-se para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.


No início da década de 80, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), junto com Carlos Araújo, seu companheiro na época. Foi secretária de Minas, Energia e Comunicação do Rio Grande do Sul durante os governos de Alceu Collares e Olívio Dutra.


Zé Maria:

Informações Pessoais


Nome Completo: José Maria de Almeida
Partido:Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Data de Nascimento: 02/10/1957
Estado Civil: Solteiro - Vive união estável
Filhos: Um filho
Naturalidade: Santa Albertina - SP
Formação: Fresador Ferramenteiro - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Filiações Partidárias: Partido dos Trabalhadores de 1980 até 1992 e PSTU desde 1994


Principais Cargos: Nunca exerceu cargo público, tendo atuado como dirigente de entidades sindicais.
Principais Eleições: Concorreu à Presidência da República em 1998 e 2002
Site: www.zemariapresidente.org.br


Trajetória Política


A trajetória política de Zé Maria está ligada às lutas de entidades sindicais e ao movimento socialista, tendo começado sua militância em Santo André (SP), em 1977. Foi preso em 1980, junto com o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e outros sindicalistas, enquadrados pela Lei de Segurança Nacional do Regime Militar. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tendo feito parte da diretoria executiva da entidade de 1991 a 1994. Neste mesmo ano, fundou o PSTU, partido pelo qual disputou as eleições de 1998 e 2002 para Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário