Sábado é dia D de vacinação contra poliomielite/A TARDE On Line.
Este sábado, 12 de junho, é o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Com o objetivo de imunizar 1,2 milhão de crianças baianas com menos de cinco anos - que é a meta do Ministério da Saúde -, oito mil postos de vacinação, entre fixos e móveis, vão atender neste sábado no estado na primeira fase da campanha. A segunda fase acontece no dia 14 de agosto.
O objetivo da campanha é prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil. O último registro da doença foi em 1989 na Paraíba e o Brasil recebeu o título de erradicação da poliomielite em 1994.
Meningite - Neste fim de semana, 12 e 13, também acontece a vacinação de jovens entre 15 e 19 anos contra meningite C. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, haverá 58 pontos de atendimento que vão funcionar das 9h às 17h. É necessário levar documento com foto ou certidão de nascimento dos menores de 18 anos, que também devem ir acompanhados do responsável. Em 2010, foram registrados 74 casos de meningite meningocócica em Salvador e 23 pessoas morreram.
Gripe A - A vacinação contra a gripe H1N1 termina nesta sexta-feira, 11, para todos os públicos. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) disse que não há mais possibilidade de prorrogar a campanha, já que este é o último prazo para os governos estaduais repassarem informações para o Ministério de Saúde. Até sexta, todas as pessoas dos grupos convocados para vacinação que ainda não receberam a dose podem procurar os postos de saúde. A Bahia não alcançou a meta de imunização de alguns grupos, como adultos de 20 a 39 anos, portadores com doenças crônicas e gestantes.
Consulta para ampliar faixa etária de doadores de sangue já está disponível/Agência Brasil.
Um documento que prevê a inclusão de jovens de 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais) e de idosos entre 65 e 68 anos como possíveis doadores de sangue já está disponível para consulta pública. Atualmente, apenas pessoas com idade entre 18 e 65 anos estão autorizadas a fazer doação. Por ano, são coletadas 3,5 milhões de bolsas de sangue no país. Com a ampliação, a expectativa é de que cerca de 13,9 milhões de pessoas sejam estimuladas a doar sangue – aproximadamente 1,8% da população brasileira.A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que para manter os estoques regulares de sangue é preciso que entre 1% e 3% da população faça doação regularmente. Assim, o ideal seria que o país coletasse, anualmente, 5,7 milhões de bolsas.
EUA temem que Brasil e Turquia ignorem sanções ao Irã/Agência Estado.
Ao fazer um chamado para que a comunidade internacional aplique de forma "vigorosa, fiel e sistemática" a Resolução 1.929, o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, William Burns, deixou escapar a preocupação dos Estados Unidos com a possibilidade de o Brasil e a Turquia não aplicarem as novas sanções contra o Irã. À imprensa, Burns afirmou que o Brasil e a Turquia, apesar de seus votos contrários à punição, devem "deixar claro que partilham as preocupações internacionais" em relação ao programa nuclear iraniano. "É importante que (o Brasil e a Turquia) atendam fielmente à ordem do Conselho de Segurança de pôr em prática a resolução", disse Burns, esquivando-se de responder se a atitude dos dois países afetaria a legitimidade da medida. "A mensagem da resolução foi claramente forte."
Sob pressão, Israel flexibiliza embargo na Faixa de Gaza
(Agência Estado).
Israel permitirá a entrada de alguns itens alimentícios antes proibidos na Faixa de Gaza, disseram hoje funcionários israelenses e palestinos. O governo de Israel tem sofrido pressão para minimizar o embargo, desde que nove pessoas morreram em uma ação de militares israelenses para interceptar uma flotilha que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza.O funcionário palestino Read Fattouh, que coordena o fluxo de produtos de Israel para Gaza, afirmou que entre os itens que poderão entrar estão refrigerantes, sucos, geleias de frutas, pimentas, creme de barbear, batatas chips, biscoitos e doces. Segundo ele, alguns desses produtos já foram entregues e outros chegarão nos próximos dias.Os pedidos dos palestinos para que se encerre o embargo aos materiais para construção e equipamentos médicos foram negados. Funcionários israelenses prometeram no futuro flexibilizar mais o bloqueio, mas a Turquia afirmou que o país não fez o suficiente.O chefe do comitê de Relações Exteriores do Parlamento turco, Murat Mercan, disse que, ainda que fosse retirado o embargo a todos os itens alimentícios, isso seria insuficiente. "Para viverem como humanos, aquelas pessoas precisam de comida, remédios, material de construção. As crianças precisam de canetas e notebooks." Um funcionário palestino disse que Israel manterá o embargo aos materiais de construção e para a indústria.
Foguete espacial sul-coreano explode logo após decolar
Um foguete espacial lançado hoje pela Coreia do Sul perdeu contato com a base 137 segundos após decolar e acabou explodindo, informou a agência de notícias Xinhua. A agência atribuiu a informação ao canal de notícias sul-coreano YTN.O foguete transportava um satélite para observação climática. Chamado de Naro-1, o foguete foi desenvolvido na Rússia e na própria Coreia do Sul. O ministro da Educação, Ciência e Tecnologia sul-coreano, Ahn Byong-man, afirmou que especialistas de seu país e russos estavam investigando a causa do problema. O ministro disse que a Coreia do Sul pretende preparar um novo lançamento em breve, assim que descobrir a causa da explosão.O ministro afirmou que o país pretende desenvolver e lançar um veículo no espaço com tecnologia própria até 2020. O lançamento do foguete ocorreu na província de Jeolla, 485 quilômetros ao sul de Seul, às 17h01 (hora local). Fonte: Iinformações da Dow Jones.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário