quinta-feira, 17 de junho de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (17/06/2010).

MEC divulga primeira chamada dos aprovados pelo Sisu/Agência Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta quinta-feira, 17, a partir das 8h, na internet (para acessar: www.sisu.mec.gov.br ), a lista dos selecionados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição foram oferecidas 16,5 mil vagas em 35 instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, o candidato precisava ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pelas novas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos, selecionando um deles como primeira opção. Quem for aprovado para a primeira opção é automaticamente retirado do sistema e se não fizer a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Já o estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos poderá permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Os estudantes selecionados em primeira chamada deverão matricular-se nas instituições de ensino entre os dias 23 e 24 de junho. Segundo o cronograma, estão previstas mais duas chamadas nos dias 28 de junho e 8 de julho. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

Professora amarra e amordaça aluno em Brasília/Agência Estado.

A professora Fátima Maria Gomes Bordine foi indiciada por maus-tratos, constrangimento ilegal e submissão à vexame, após amarrar e amordaçar uma criança de 6 anos em Brasília.
O caso ocorreu na manhã de ontem, em uma escola do Lago Sul. Segundo depoimento da professora, que foi liberada após assinar um termo circunstanciado, ela amordaçou o menino com fita adesiva. Além disso, ela prendeu a criança em uma cadeira na sala de aula, na frente dos colegas de classe, de acordo com a polícia.

A professora alegou que queria que o menino ficasse quieto, pois precisava de silêncio na aula. "Perdi a cabeça, disse em depoimento. Segundo a polícia, funcionários da escola testemunharam a situação e chamaram os policiais.

Em Guarulhos, homem é preso em flagrante por pedofilia/Agência Estado.

Um desempregado de 50 anos foi preso ontem em flagrante, na cidade de Guarulhos (SP), acusado de abusar sexualmente de três menores, de 12, 13 e 14 anos de idade, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Familiares de uma das vítimas informaram aos policiais militares que teriam visto os adolescentes de cueca na casa do desempregado. Com a chegada da PM, os três meninos fugiram do local por uma laje, nos fundos da residência.

No interior da residência, foram encontradas as mochilas dos jovens, uma cueca e uma calcinha, além de diversas fitas de vídeo e DVDs com conteúdo pornográfico homossexual.

O desempregado disse que as crianças vão a casa dele para jogar videogame. No entanto, um dos garotos afirmou na delegacia que os outros dois já teriam sido abusados pelo suspeito.

Bird: recuperar áreas protegidas custará R$ 6 bi por ano/Agência Estado.

Estudo do Banco Mundial (Bird) estima em cerca de R$ 6 bilhões por ano o custo para recuperar áreas de proteção ambiental desmatadas em propriedades rurais no País. O valor equivale a pouco mais de 40% dos pagamentos do programa Bolsa-Família neste ano. Apesar do custo elevado, a instituição aponta a recuperação dessas áreas como uma das medidas com maiores chances de sucesso para reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global nas próximas duas décadas. O estudo "Cenários de Baixo Carbono para o Brasil" será divulgado amanhã.

A recuperação de áreas de reserva legal é uma das principais polêmicas no debate sobre mudanças do Código Florestal. Proposta apresentada pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) na semana passada libera propriedades com até 4 módulos fiscais da exigência de preservar parte das terras e transfere aos Estados a decisão sobre recuperar ou não o que já foi desmatado.

Ufba firma parceria com universidade americana/Hieros Vasconcelos l A TARDE.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) assinou um convênio com a New York University (NYU - Universidade de Nova Iorque) visando desenvolver um acordo de afiliação acadêmica para intercâmbios de alunos e professores em cursos de curta duração nos níveis de graduação e pós-graduação, sem taxa de matrícula.

A proposta é estabelecer uma cooperação entre as duas universidades em pesquisas e desenvolvimento dos corpos docente e discente em projetos de conclusão de cursos e experiência de campo em Salvador e Nova Iorque.

O convênio foi firmado na tarde desta quarta-feira, 17, na reitoria, com a presença do vice-reitor da NYU, Robert Berne, do reitor da Ufba, Naomar Almeida, além de professores de diversa áreas.

Inicialmente, o acordo vai focar a área de saúde pública, no entanto, a pretensão é que as duas instituições abracem as áreas de artes, com a possibilidade de curso e intercâmbios para alunos e professores da Escola de Teatro e Belas Artes.

Argentina joga bem e goleia a Coreia do Sul
Atacante Higuaín faz três gols e é o artilheiro da Copa (Redação CORREIO).

A vitória por 4 a 1 confirmou o poder da bola aérea de Maradona, expôs novamente a fragilidade da defesa e deixou os hermanos praticamente classificados para a segunda fase.
Após a bronca do técnico pelas chances perdidas na estreia, o ataque argentino acordou. Mas quem abriu caminho para o triunfo nesta quinta foi o gol contra do sul-coreano Um empate entre Grécia e Nigéria, às 11h, é o suficiente para garantir a classificação matemática para as oitavas de final. Os hermanos voltam a campo no dia 22, para encerrar a primeira fase diante da Grécia.

Ordem na Suíça é esquecer vitória e pensar no Chile /Agência Estado.

A seleção suíça está animada. Após a grande vitória diante da favorita Espanha, por 1 a 0, na última quarta-feira, a equipe deu um grande passo para garantir a classificação para a próxima fase da Copa do Mundo. No entanto, os jogadores fazem questão de esclarecer que a comemoração pelo resultado já acabou.

"Vencemos o jogo contra a favorita do torneio, mas precisamos manter o pé no chão. Ninguém esperava que isso pudesse acontecer, mas, agora que o fizemos, precisamos esquecer", afirmou o atacante Blaise Nkufo. "A partir de amanhã não queremos mais falar sobre isso, apenas nos focar na próxima partida, no próximo adversário, para fazer nosso melhor", completou.

O próximo confronto será diante do Chile, na próxima segunda-feira, pela segunda rodada do Grupo H. Para a partida, a Suíça pode ter um importante desfalque. O zagueiro Philippe Senderos torceu o tornozelo direito contra os espanhóis e permaneceu internado nesta quinta-feira para a realização de exames.

Apesar do desfalque, os suíços mantém a confiança e acreditam que, se repetirem o futebol jogado contra a Espanha, podem sair com a vitória. "Lutamos durante 95 minutos. Sabíamos que a Espanha tem um grande time e que teríamos chance se trabalhássemos como uma equipe. Aproveitamos nossa chance e agora estamos em uma boa situação", analisou o goleiro Diego Benaglio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário