segunda-feira, 28 de junho de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (28/06/2010).

Seis cidades de Alagoas continuam sem água/Agência Estado.

Seis municípios alagoanos continuam hoje sem o abastecimento de água tratada, segundo boletim do Corpo de Bombeiros local. As cidades de Branquinha, Murici, Capela, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Santana do Mundaú estão recebendo o apoio de carros pipa e doações de água mineral da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

De acordo com a Casal, as prefeituras que necessitam de água devem procurar os pontos de abastecimento da empresa em cada município.

A Defesa Civil alagoana organizou um plano de assistência para coordenação e utilização dos R$ 25 milhões disponibilizados pelo Governo Federal. A primeira medida tomada foi a compra de cinco mil caixas de água com 500 litros cada.

Mais de 150 mil pessoas estão desabrigadas em Alagoas e Pernambuco
(Grupo Bandeirantes).

Chega a 76 o número de pessoas que continuam desaparecidas em Alagoas depois dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o nordeste. A Defesa Civil local confirma, até agora, que 34 pessoas morreram por conta das cheias. Já em Pernambuco, o governo contabiliza 17 mortes. Ao todo, mais de 150 mil moradores dos dois estados tiveram que ser levados para abrigos públicos ou foram para as casas de parentes.

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Alagoas, Sandro Cavalcante, a prioridade é dar assistência aos desalojados. A Força Aérea Brasileira distribuiu 90 toneladas de suprimentos, como água, medicamentos e cestas básicas, para as vítimas das enchentes em Alagoas. Em quatro dias, a Defesa Civil de São Paulo arrecadou 60 toneladas de alimentos, material de higiene e roupas. O major Sandro Cavalcante acredita que o pior já passou, mas que ainda é cedo para pensar na reconstrução dos municípios atingidos. Vários trechos entre Pernambuco e Alagoas foram danificados e duas pontes que passam sobre a rodovia acabaram destruídas. Com o acesso dificultado aos municípios, o escoamento das produções agrícolas também está sendo afetado.

Só em Quipapá, em Pernambuco, mais de 100 casas e 14 pontes foram destruídas, segundo Isaías André, secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade. Segundo o Denit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o tráfego na BR-101 deve ser liberado em até 15 dias.

Governo libera FGTS em locais atingidos por chuvas/Agência Estado.

O governo federal publicou hoje decreto autorizando titulares de contas do Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS), que moram em cidades de Alagoas e Pernambuco atingidas por fortes chuvas na últimas semanas, a fazer saques no fundo. De acordo com o decreto, será possível sacar o total do saldo.

No prazo de até dez dias, a Caixa Econômica Federal definirá os atos normativos sobre os procedimentos administrativos e operacionais a serem observados para o saque nas contas. A medida do governo busca amenizar os estragos causados pelas chuvas.
Fifa reforça proibição de replay de lances duvidosos nos estádios.
Decisão sai após protesto de jogadores mexicanos ao ver, no telão, impedimento do gol de Tevez .

Para EUA, Lula perdeu chance de ouro para discutir Irã/Agência Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu uma "chance de ouro" de tratar da questão do Irã com os cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha (o chamado P5+1), ao se ausentar do encontro de cúpula do G-20, o grupo das principais economias desenvolvidas e emergentes, concluído ontem em Toronto. Na avaliação de uma fonte do governo americano, a oportunidade de uma conversa informal e franca entre os líderes do Brasil e dos Estados Unidos sobre o Irã dificilmente será repetida.

Ao se manter em Brasília para coordenar as ações no Nordeste, atingido pelas chuvas nas últimas semanas, Lula ainda deixou de figurar entre Índia e China na liderança das demandas dos emergentes. O espaço que deixou vago no G-20 foi ocupado pelos aliados do Brasil nessas duas frentes da diplomacia de Lula.

O presidente dos EUA, Barack Obama, reuniu-se na noite de sábado com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan. Segundo a assessoria de imprensa da Casa Branca, "como aliados" os dois líderes tiveram uma discussão "abrangente e franca" sobre o programa nuclear iraniano e outros temas do Oriente Médio. O encontro, salientou a mesma fonte, poderia ter sido ampliado, com a presença de Lula e de outros líderes do P5+1. "Quando vamos achar um ambiente tão favorável a uma reunião informal?", lamentou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Oriente Médio:
CIA diz que Irã tem urânio suficiente para duas bombas nucleares.
Construção demoraria pelo menos dois anos; sanções ajudam a debilitar governo, diz Panetta.

México:
Ataque a clínica de reabilitação deixa nove mortos e nove feridos
Entre os mortos está o dono do centro, que seria principal alvo do ataque em Durango.
(WARREN TODA / EFE).

Protestos: contra cúpula do G-20 levam quase 500 pessoas à prisão em Toronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário