segunda-feira, 21 de junho de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (21/06/2010).

Pescadores de Piatã temem demolição de sede
(Flávio Costa/Atarde).

Pescadores da colônia da praia de Piatã temem tornar-se as “próximas vítimas” das demolições na orla marítima de Salvador por ordem da Justiça Federal. No último dia 2, a Prefeitura de Salvador enviou ofício ao juiz federal Carlos D‘ Ávila, no qual pede que seja dada a uma “suposta” colônia de pescadores o “mesmo tratamento dispensado” às barracas de praia, que foram demolidas na orla marítima da capital baiana.

O documento, assinado pelo procurador-geral do Município, Pedro Guerra, foi enviado ao magistrado, que preside o processo, na 13ª Vara Federal, sobre irregularidades na construção de barracas em terreno da Marinha. No ofício, Guerra afirma que a estrutura é construída em “alvenaria, parte na areia e parte em terreno da marinha”, fato que seria uma “frontal violação da legislação federal”.

Segundo pescadores, ouvidos por A TARDE, o lugar é uma capatazia (espécie de subsede) da Colônia de Pescadores Z-6, de Itapuã, uma das mais tradicionais da cidade. A estrutura é precária, repleta de embarcações no entorno. “Não queremos manter isto aqui como está. Mas estamos receosos que eles nos tirem daqui. Porque daqui é que vem nosso sustento”, disse o pescador José Albino, 55 anos.

Prefeitura - A TARDE procurou a assessoria de comuniçação da prefeitura, que indicou para falar sobre o assunto o titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Cláudio Silva. Por telefone, Silva afirmou que notificou oficialmente os pescadores para que apresentassem documentação comprobatória de que a colônia era regularizada como capatazia: “Esta documentação não nos foi enviada”, disse.

Daniela Mercury canta para torcedores do Brasil no Farol da Barra/Redação CORREIO.

A cantora Daniela Mercury subiu ao palco no Farol da Barra, na capital baiana, no início da noite de domingo (20), para comandar a festa de comemoração pela vitória do Brasil de 3x1 contra a Costa do Marfim na Copa do Mundo. “Tenho muito orgulho de ser dessa terra abençoada por Deus”, destacou a baiana.

Tambores. Olodum e Banda Didá agitaram o pelourinho
(Nelson Rocha).

Tambores são instrumentos musicais de origem africana. Ontem eles rufaram no Pelô ao ritmo contagiante do samba-reggae em comemoração a mais uma vitória do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. As bandas Didá e Olodum deram o tom da animação que começou no início da tarde e prolongou-se até tarde, à noite, regada a muita música e cerveja. A celebração do triunfo da seleção brasileira por 3 x 1 sobre a Costa do Marfim consolidou o Centro Histórico da capital baiana como um dos locais mais procurados por nativos e turistas para acompanhar e, em seguida, festejar as conquistas da equipe nacional na competição mais importante do futebol mundial.

Arrasta pé para quem fica na capitá
(Karina Baracho).

Milho, pamonha, amendoim, canjica, quentão e licor, tudo regado a muito forró. Está é a época quando os nordestinos se joga de corpo e alma nas festividades juninas, Santo Antônio, São João e São Pedro.
Nesta semana, o arraiá para São João já está fervendo em todos os cantos da Bahia. A festa acontece principalmente no interior do estado, mas a comemoração também vai ocorrer para quem ficar na capital baiana, ao som de muito xote, forró e baião. Os sambas juninos itinerantes também estão animando o Centro Histórico e percorrem as ruas do bairro arrastando foliões e distribuindo alegria e animação.

Além de acontecer tradicionalmente no Pelourinho, em Salvador a farra ocorre ainda na Praça Castro Alves, onde a festança acontece ao som dos forrozeiros e sanfoneiros, num placo armado tendo como vizinho o mar e ao fundo o Forte São Marcelo. No Praça Municipal, o público vai poder se divertir com o concurso de quadrilhas.

Programação para Salvador

Praça Castro Alves
quarta-feira 23
-Sandro Becker
-Osvaldinho do Acordeon
-Cacau com Leite

Quinta-feira 24
-Del Feliz
-Alceu Valença
-Forró Bandido

Sexta-feira 25
-Carlos Pita
-Forrozão
-Tânia Alves

sábado 26
-Zelito Miranda
-A confirmar
-Reginaldo Rossi

Coretão do Terreiro de Jesus
Quarta-feira 23
-Trio de forró
-A confirmar
-Trio de Forró

Quinta-feira 24
-Trio de forró
-A confirmar
-Trio de Forró

sexta-feira 25
-Trio de forró
-Orquestra Sanfônica
-Trio de Forró.

sábado 26
-Trio de forró
-Clã Brasil
-Trio de Forró

Praça Municipal
-Concurso de Quadrilhas.

Quarta-feira (23)
-Banda Cactus.

Quinta-feira 24
-Flor Serena.

sexta-feira 25
-Forró Laska Coco.

sábado 26
Jota e Cia.


Mãe e filha são enterradas juntas/mariacelia vieira.

A polícia de Feira de Santana ainda procura o assaltante que assassinou a gestante Edilene Brito, 21 anos, no último sábado, no bairro do Tomba. Sob comoção de amigos e familiares, a vítima foi sepultada ontem, no início da tarde, no cemitério Jardim Celestial. Grávida de sete meses, a jovem ainda foi levada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas já chegou ao local sem vida.

O latrocínio foi registrado às 19 horas de anteontem, quando a jovem voltava para casa acompanhada do marido. O casal foi abordado na Rua Gêmeos por dois homens em uma motocicleta prata. Os dois entregaram os celulares e, mesmo sem reagir, a mulher foi baleada no rosto logo após entregar seu aparelho.

O bebê retirado numa cesariana de emergência foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva Neo Natal, mas sobreviveu apenas algumas horas e foi sepultado no mesmo caixão da mãe. Os médicos informaram que a criança nasceu com 960 gramas.

Samba & Forró no São João de Lauro de Freitas (Ba).
*Adailton Reis/www.adailtonreis.blogspot.com

Neste ano, o Samba e o Forró, dois gêneros musicais típico do Nordeste farão parte do São João de Lauro de Freitas. O cantor Paraibano Chico César será a grande atração do dia 23 (quarta-feira) juntamente com o grupo samba de roda Saia Rendada.

Chico César é um dos cantores mais consagrado da música popular brasileira, reconhecido internacionalmente com várias premiações musicais, principalmente como melhor cantor da música brasileira. Em suas canções é forte a presença de ritmos nordestinos e questões ligadas ao nosso povo, um verdadeiro interprete da música regional. Provavelmente irá apresentar aqui no Araiá laurofreitense o seu novo trabalho musical “Francisco Forró Y Frevo”.

Já no dia 24 (quinta-feira), quem toma conta do palco é o cantor de forró Eralson Romão, com os dois melhores grupos locais Trio Luar do Sertão e o grupo Samba de roda do Quingoma, entre outras atrações. O grupo Trio Luar do Sertão traz o autêntico forró pé de serra e o Quingoma o puro samba de roda, um verdadeiro legado que temos no município.

Além de outras atrações, teremos apresentações de grupos de Quadrilhas locais e de Salvador,animadores também irão animar a criançada com brincadeiras infantis. A prefeitura garante total segurança Polícia Militar e o serviço de saúde do município, onde estarão os postos para atender se necessários. Os ambulantes que se cadastraram para oferecer comidas e bebidas típicas em barracas ao redor da praça foram orientados pelo Departamento de Turismo em relação à higiene do espaço, acondicionamento e manuseio adequado de alimentos e no atendimento ao público.

Veja a programação:

• Dia – 23/06
-Quadrilha
-Turma do Zé
-Quadrilha
-Forró n° 1
-Samba de Roda Saia Rendada e
-Chico César.

Dia – 24/06
-Quadrilha
-Eralson Romão
-Quadrilha de Salvador
-Zé de Tonha
-Samba de Roda Kilombo Quingoma e
-Zé Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário