sexta-feira, 18 de junho de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (18/06/2010).

Preso outro pai por abusar da filha em Pinheiro-MA/Agência Estado.

A Polícia Civil prendeu hoje mais um homem acusado de manter relações sexuais com a filha, no município de Pinheiro, no interior do Maranhão. Esta é a mesma cidade onde, no dia 8 deste mês, tornou-se público o caso de José Augustinho Pereira, que teve sete crianças com a filha.Segundo a delegada regional de Pinheiro, Laura Barbosa, a prisão temporária de Raimundo Pimenta Correia, de 67 anos, ocorreu após denúncias feitas ao Conselho Tutelar da cidade. A menor, de 12 anos, foi levada para a delegacia, onde prestou depoimento durante a madrugada. Ela confirmou o estupro pelo pai e disse que sofria abusos há cerca de um ano, desde a morte da mãe.

Várias testemunhas, incluindo os irmãos da menor, serão ouvidas. De acordo com a polícia, alguns dos quatro irmãos dela, com idades de 3, 10, 14 e 16 anos, também são acusados. Durante o mandado de busca, foram encontradas na casa, onde Raimundo morava com os cinco filhos três armas, uma espingarda e duas garruchas.Segundo a delegada, está sendo investigada uma denúncia de que Raimundo teria um filho, de 15 anos, com uma enteada. A mulher está sendo procurada. Um exame de conjunção carnal foi pedido hoje para comprovar o estupro da menor. O acusado está preso na carceragem da delegacia da cidade, em companhia do lavrador José Augustinho Pereira. De acordo com a delegada, eles se conhecem.

Inscrições para o ProUni terminam neste sábado (19)

As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior, vão até amanhã (19) no site www.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada estará disponível no próximo dia 21. Podem concorrer às bolsas os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado, que cursaram o ensino médio em escola pública, ou em caso de escola particular, como bolsista integral. Fonte: Agência Brasil/ Redação Correio.

José Saramago morre aos 87 anos nas nas Ilhas Canárias/Redação CORREIO/ EFE.

Morreu na manhã desta sexta-feira (18), aos 87 anos, em consequência de falência múltipla dos órgãos, depois de um longo período com a saúde fragilizada, um dos maiores nomes da literatura contemporânea, o escritor português José Saramago. De acordo com o G1, o autor de "Ensaio sobre a cegueira" e vencedor do prêmio Nobel estava em casa, em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, no momento da morte.

Vida e obra
Além de escritor, também foi jornalista, dramaturgo, romancista e poeta. Ele teve uma vida marcada por reconhecimento e prêmios.Ganhou o Nobel de Literatura e ainda o Prêmio Camões, considerado o prêmio mais importante da língua portuguesa. Graças a Saramago, a prosa em língua portuguesa ganhou repercussão no mundo.O escritor era tido como um crítico das injustiças do mundo, sempre se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época. Entre seus livros mais conhecidos estão "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A balsa de pedra" e "A viagem do elefante".

"Ensaio sobre a cegueira" foi filmado recentemente pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus"). Em 2008, uma exposição sobre o trabalho de Saramago foi exibida no Brasil: "José Saramago: a consistência dos sonhos", que trazia cerca de 500 documentos originais e outros tantos digitalizados sobre a vida e obra do português.

Israel decide aliviar bloqueio à Faixa de Gaza
(Agência Estado).

O gabinete de Segurança de Israel decidiu hoje flexibilizar o bloqueio à Faixa de Gaza, após a forte pressão internacional diante do ataque da marinha israelense a uma flotilha humanitária no dia 31 de maio, que matou nove ativistas turcos. "Concordamos em tornar o bloqueio mais suave para a entrada de mercadorias e expandimos também para materiais visando projetos civis, os quais estão sob supervisão internacional", disse um oficial de Estado, sem especificar que itens integram a lista. O anúncio indica que Israel talvez permita que organizações internacionais, como a ONU, tragam para a Faixa de Gaza materiais de construção, de vital importância para a reconstrução da região, arrasada pela guerra ocorrida de dezembro de 2008 a janeiro de 2009. O governo israelense frisou que, apesar da concessão, continuam em vigor os procedimentos israelenses para prevenir a entrada em Gaza de armas e materiais de guerra.

Chávez alerta sobre nacionalização de TV oposicionista
(Agência Estado).

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que o governo pode estatizar parte da última rede de televisão que faz oposição a sua administração, a Globovisión, se seus proprietários não retornarem à Venezuela para se encontrar com as autoridades do país. Uma ordem de prisão foi emitida na semana passada contra o principal dono da estação, Guillermo Zuloaga, e ele fugiu do país. Zuloaga disse nesta semana, a partir de um local não identificado, que não planeja se entregar às autoridades.

O segundo maior acionista da Globovisión, Nelson Mezerhane, está nos Estados Unidos e disse esta semana que não planeja retornar para a Venezuela. Mezerhane é presidente do Banco Federal, que foi confiscado pelo governo na segunda-feira por supostos problemas de liquidez, e autoridades do país disseram que Mezerhane e outros diretores do banco deveriam permanecer na Venezuela enquanto durasse o processo de intervenção de 60 dias.Durante um pronunciamento na noite de ontem na televisão estatal, Chávez disse que se Mezerhane não retornar, como foi solicitado pelas autoridades reguladoras do sistema bancário, seu governo poderá assumir o controle das ações das empresas nas quais o banqueiro tem investimentos, incluindo a Globovisión.

Chávez disse que só descobriu esta semana que Mezerhane é um importante investidor da Globovisión. "Se é verdade que esse banqueiro que deixou o país e supostamente não vai voltar é um acionista da Globovisión, então o senhor Zuloaga vai ter de aparecer para que nós possamos decidir o que fazer com esse canal", disse Chávez.As autoridades da Venezuela emitiram uma ordem de prisão para Zuloaga na sexta-feira, com acusações de que uma concessionária de carros que sua família possui estava armazenando carros clandestinamente. Zuloaga nega as acusações.

Com um a menos, Alemanha perde para Sérvia por 1 a 0


Sem Klose, expulso no começo da partida, a Alemanha perdeu para a Sérvia por 1 a 0 nesta sexta-feira em Porth Elizabeth. Depois de levar o gol na primeira etapa, os alemães voltaram fortes para o segundo tempo e criaram várias oportunidades de finalização, mas não conseguiram virar o placar, barrados pela boa defesa sérvia. Podolski chegou a perder um pênalti. Agora a seleção alemã divide com Sérvia e Gana a liderança do Grupo D. Cada equipe tem três pontos, mas Gana pode assumir a liderança isolada dependendo do resultado contra a Austrália neste sábado. Fonte: Redação do Grupo Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário