SP será 1ª cidade a adotar limites de poluição da OMS
São Paulo será a primeira cidade do mundo a adotar os limites para poluição do ar recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A nova determinação virá por meio de decreto assinado pelo governador Alberto Goldman (PSDB) até dezembro e valerá em todo o Estado, começando pela capital. O padrão será mais rígido e exigente que o atual, em vigor desde 1990.
O compromisso deve implicar, além de novos requisitos para empresas obterem licenças ambientais, na aplicação de medidas mais extremas - como ampliação do rodízio de veículos sempre que o nível de poluição atingir índices críticos. "As medidas estão sendo adotadas paulatinamente, como indica a queda dos níveis de poluição nos últimos anos. Mas, a partir dos novos padrões, o controle deve ser mais restritivo", explica Claudio Alonso, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em São Paulo, 4 mil pessoas morrem por ano de doenças provocadas ou agravadas pela poluição. Fonte: As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Educação infantil no País recebe nota 3,4, indica estudo/Agência Estado.
A educação infantil brasileira merece nota 3,4, numa escala de zero a dez. A conclusão é da pesquisa "Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa", realizada pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, cujos resultados serão apresentados hoje e amanhã.
Obtido com exclusividade pelo jornal O Estado de S. Paulo, o estudo mediu a qualidade da creche (de 0 a 3 anos) e da pré-escola (4 e 5 anos) em seis capitais de todas as regiões do País: Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e Teresina. A nota 3,4 demonstra que a qualidade do ensino infantil tem nível básico (de 3 a 5) - os outros estágios eram: inadequado (1 a 3), adequado (5 a 7), bom (7 a 8,5) e excelente (8,5 a 10).
Foram avaliados 43 aspectos divididos nas seguintes áreas: espaço e mobiliário (média 3,1); rotinas de cuidado pessoal (4,1); linguagem e raciocínio (3,7); atividades (2.3); interação (5,6); estrutura do programa (2,5) e pais e equipe das escolas (3,6). É a primeira vez que se tem acesso a tópicos aprofundados das condições do ensino infantil no País.
Ajudada por gol contra, Holanda bate a Dinamarca e inicia bem a Copa
Nesta segunda-feira (14), em seu primeiro jogo na Copa do Mundo 2010, a Holanda, uma das fortes candidatas ao título mostrou bom toque de bola, mas precisou de um lance de pura sorte para abrir a defesa dinamarquesa e o caminho para uma estreia vitoriosa no Mundial disputado na África do Sul.
As duas seleções voltam a campo na África do Sul no próximo sábado. A Holanda vai a Durban enfrentar o Japão, às 11h (de Brasília). A Dinamarca encara Camarões em Pretória (15h30).
Apontada como uma das favoritas, a Holanda estreou com uma vitória na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, a equipe derrotou a Dinamarca por 2 a 0, em partida válida pelo Grupo E. O duelo foi realizado no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, onde foi disputada a partida de abertura do Mundial. Fonte: Globo Esporte.
Desacreditada, Itália estreia contra o Paraguai/ Agência Estado.
A cada Copa do Mundo a história se repete: a Itália chega desacreditada, tropeça nos primeiros jogos, mas depois cresce e "incomoda". Em 2010 não deve ser diferente. Os atuais campeões mundiais começam o Mundial da África do Sul nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), contra o Paraguai, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, sob desconfiança. E acreditam que podem mais uma vez surpreender os favoritos.
Chega a 117 número de mortos em choques étnicos no Quirguistão
Chega a 117 o número de mortos nos confrontos entre quirguizes e uzbeques nas regiões de Osh e Jalal-Abad, no sul do Quirguistão, enquanto o de feridos é de quase 1.500, informou nesta segunda-feira (14) o Ministério da Saúde dessa antiga república soviética.
Segundo os últimos dados, 1.485 pessoas solicitaram assistência médica, das quais 779 foram hospitalizadas e 602 receberam tratamento ambulatorial, informou a agência "AKIpress".
O conflito é o pior de duas décadas no país da Ásia Central. O governo interino do Quirguistão, república ex-soviética que mantém bases militares russas e americanas, ordenou no sábado às forças de segurança que 'atirem para matar'. Na sexta-feira foi declarado estado de emergência em Osh e em outros distritos rurais.
"Seis policiais morreram por tiros e outros 17 ficaram feridos à bala no desempenho de suas obrigações de garantir o cumprimento do regime de estado de emergência na região de conflito nas duas regiões", disse um porta-voz do Ministério do Interior quirguiz.
Além disso, indicou que um total de 847 cidadãos estrangeiros, entre eles 200 estudantes turcomenos, foram retirados das zonas em conflito, onde a situação continua tensa, segundo informações do G1.
Belgas vão às urnas divididos sobre futuro do país/Agência Estado.
Os belgas foram ontem às urnas para uma eleição geral do Parlamento, em um momento decisivo para o processo de separação da Bélgica. A votação foi encerrada às 10 horas (horário de Brasília), em meio à expectativa de um forte apoio a um partido cujo líder defende que os flamengos, que são falantes de holandês, rompam seus laços com os francófonos da Valônia e, eventualmente, façam parte da União Europeia como um país à parte.
A separação representaria um pesadelo para a Valônia, o sul pobre de língua francesa que depende, em grande parte, da transferência de fundos flamengos. Na Bélgica, existem hoje 6,5 milhões de flamengos e 4 milhões de valões. As eleições na Bélgica foram antecipadas em um ano, após a coalizão de cinco partidos liderada pelo premiê Yves Leterme ter se desintegrado em 26 de abril, em meio a uma disputa sobre a votação distrital bilíngue.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário