terça-feira, 29 de junho de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (29/06/2010).

Presos e ex-detentos poderão tirar Carteira de Trabalho/Agência Brasil.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) vão viabilizar a emissão de Carteira de Trabalho para presos e egressos libertados pelos mutirões carcerários realizados nos estados. A medida faz parte do programa Começar de Novo, do CNJ, que visa à reintegração social e no mercado de trabalho de presos e ex-detentos.

Segundo o conselho, a emissão do documento também vai beneficiar pessoas que cumprem penas alternativas e adolescentes em conflito com a lei libertados pelos mutirões ou participantes do Começar de Novo.Será feita uma cartilha com orientações para os detentos e egressos sobre legislação, obrigações e direitos do trabalhador.

A oferta de cursos de qualificação social e profissional para os apenados e a criação de vagas de trabalho são outros pontos previstos no acordo. As vagas de curso e emprego oferecidas pelo Ministério do Trabalho serão incluídas no Portal de Oportunidades, disponível no site do CNJ.

Copa 2010
Daqui a pouco, Paraguai e Japão tentam as quartas pela 1ª vez.
Na Cidade do Cabo, às 15h30, Espanha e Portugal decidem a última vaga na próxima fase do Mundial .

Torcedores fazem fila para comprar ingressos para Brasil x Holanda/Redação CORREIO.

A busca pelos últimos ingressos disponíveis para o jogo entre Brasil e Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo, sexta-feira, às 11h (16h no horário da África do Sul), em Porto Elizabeth já começou. Torcedores começaram a formar fila na porta de um shopping da cidade sul-africana às 6h da manhã.

A expectativa da Fifa é que a partida entre brasileiros e holandeses seja a primeira do estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, com a lotação total de 42.286 lugares. Nos outros seis jogos que aconteceram lá, foi visto um número considerável de lugares vazios.
Segundo informações do Globoesporte.com, os ingressos vendidos nesta terça-feira têm quatro categorias de preços que variam entre 525 rands (cerca de R$ 132) e 2.100 rands (cerca de R$ 525).

A Fifa anunciou que disponibilizará em seu site e em pontos de venda na África do Sul centenas de ingressos para as partidas das quartas de final. Brasil x Holanda e Uruguai e Gana, na próxima sexta-feira e Argentina x Alemanha e os vencedores de Paraguai x Japão e Espanha x Portugal no sábado.

Irã quer Brasil em negociações sobre programa nuclear/Agência Estado.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou hoje desejar que Brasil e Turquia participem das negociações internacionais sobre o programa nuclear do país. Ahmadinejad disse ainda que Teerã não negociará o tema com as potências mundiais até o fim de agosto, como forma de "disciplinar" o Ocidente.Potências lideradas pelos Estados Unidos temem que o Irã busque secretamente armas nucleares.

O país, porém, garante ter apenas fins pacíficos. Em maio, Irã, Brasil e Turquia firmaram um acordo prevendo que o Irã enviasse urânio pouco enriquecido ao território turco. O país receberia, em troca, combustível para seu reator em Teerã.O acordo foi visto pelos três países como um passo importante para romper o impasse, mas as potências fizeram ressalvas ao documento e acabaram aprovando uma quarta rodada de sanções ao Irã no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), no início de junho. As sanções foram aprovadas pela recusa de Teerã de interromper o processo de enriquecimento de urânio, que pode ter tanto fins pacíficos como bélicos. Membros temporários no Conselho de Segurança, Brasil e Turquia se opuseram à resolução que punia o Irã, mas foram voto vencido. O líder iraniano disse que Brasil e Turquia também devem participar das negociações sobre troca de combustível, ao lado de EUA, França e Rússia. Fonte: As informações são da Dow Jones.

Tempestade Alex mata 10 e pode virar furacão no Golfo do México
(Reuters).

A tempestade tropical Alex ameaça se transformar na terça-feira em furacão nas águas quentes do Golfo do México, após deixar pelo menos 10 mortos na América Central e atravessar a península mexicana do Yucatán, onde provocou fortes chuvas.A tempestade, com ventos regulares de 95 quilômetros por hora, estava às 15h (hora de Brasília) 135 quilômetros a oeste-noroeste do Estado mexicano de Campeche, e se deslocava a uma velocidade de 7 quilômetros por hora no sentido norte-noroeste.

O Centro Nacional de Furacões previu que nos próximos dois dias o sistema ganhará força, e que na terça-feira deve se transformar em furacão. Na metade da semana, Alex deve voltar ao continente, entre Brownsville, no Estado norte-americano do Texas, e Ciudad Madero, no México.

Na Nicarágua, cinco pessoas morreram por causa de inundações no norte e oeste do país, enquanto em El Salvador três homens morreram arrastados pela corrente de um rio, e na Guatemala duas pessoas foram vitimadas por um deslizamento, segundo a Defesa Civil.Houve inundações nos balneários mexicanos de Campeche e Cancún, mas sem danos graves.Os meteorologistas dizem que a tempestade deve passar longe da mancha de petróleo que se alastra no Golfo do México e de outras atividades de extração e refino, notícia que contribuiu com a queda na cotação do produto.

A estatal mexicana Pemex disse que Alex afetou apenas alguns voos de helicópteros, mas que suas instalações operam normalmente.Já as empresas Shell, Exxon Mobil, Anadarko e Apache retiraram pessoal não essencial de plataformas próximas à trajetória prevista para a tempestade.

Alex havia perdido força até virar uma depressão tropical, mas voltou a se intensificar, obrigando o governo a fechar os importantes portos petrolíferos de Cayo Arcas e Dos Bocas.Juntos ao porto de Coazacoalcos, que permanece aberto, esses dois portos respondem por 97 por cento das exportações mexicanas de petróleo, principalmente em direção aos Estados Unidos.

Chávez quer isentar empresas comunitárias de impostos/Agência Estado.

A Assembleia Nacional venezuelana deve aprovar hoje o projeto de lei do Sistema Econômico Comunitário, que prevê a isenção de impostos e prioridade em licitações a empresas comunitárias. A medida é criticada pela oposição, já que a econimia do país enfrenta uma fase de queda de arrecadação.O governo de Hugo Chávez tenta estruturar um modelo socialista de Estado no qual os meios de produção ficarão nas mãos do Poder Popular e serão isentas de encargos fiscais. De acordo com o projeto, os lucros dessas empresas devem ser reinvestidos na comunidade "para continuar cumprindo com o processo produtivo".

A empresa comunitária é diferente de uma cooperativa, considerada pelo governo chavista uma instituição capitalista. As organizações comunitárias são formadas por assembleias de cidadãos e o Estado lhes dá suporte para o sistema de produção. A aprovação final do projeto deve sair em agosto. Com o fortalecimento do setor, o governo tenta enfraquecer o setor privado antes das eleições legislativas de setembro. A votação é fundamental para que o presidente mantenha a capacidade de aprovar leis que consolidem o que ele chama de "socialismo do século 21". Fonte: As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário