quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (28/10/2010).

Prédio do Imbuí será demolido

Karoline Meira.

Parte de um prédio de quatro andares, localizado na Estrada das Pedrinhas no bairro do Imbuí, desabou na madrugada desta quinta-feira (28).

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), dois dos quatro pavimentos da edificação caíram. Os outros dois que não ruiram estão inclinados cerca de 17 graus e vão precisar ser demolidos.

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) interditou a rua. Ninguém ficou ferido no acidente.

A Codesal informa que os cidadãos devem ficar atentos aos indícios de possíveis desabamentos. Se verificarem afundamento no solo ao redor do imóvel, assim como rachaduras ao redor ou na própria edificação, assim como estalos no empreendimento devem deixar o local o quanto antes e entrar em contato com a Codesal, através do número 199 – ligação gratuita. O órgão permanece de plantão 24 horas.

400 vagas de cursos para participantes do Bolsa Família/Tribuna da Bahia.

Estão abertas as inscrições para 400 vagas dos cursos de formação técnica geral, oferecidas pelo programa de Formação Profissional do PLANSEQ - Próximo Passo, preferencialmente participante do Programa Bolsa Família – Governo Federal / desta vez com aulas no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (antigo Cefet), no Barbalho, que firmou convênio com a ACAFAG - Associação de Apoio Comunitário à Educação, à Cultura e à Cidadania, para em conjunto executar o projeto de qualificação profissional . Os cursos gratuitos são: pedreiro / azulejista, pedreiro /reparador, pedreiro / gesseiro, encanador / eletricista e carpinteiro.

Batizado de capoeira agita Forte de Santo Antônio Além do Carmo

O batizado de capoeira do grupo Mangangá agita o Forte Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, neste sábado (30), a partir das 9 horas.

O batizado representa momento em que alguns participantes do grupo de capoeira recebem a primeira graduação. Conforme a tradição, os capoeiristas ganham apelidos, prática adotada desde o período colonial, quando a capoeira era considerada arte marginal e os praticantes eram obrigados a usar codinomes para não serem identificados e presos pela polícia.

O evento contará com abertura do Grupo Folclórico Farol da Bahia do contramestre Pituba. “Serão apresentadas puxada de rede e capoeira, e toques de berimbau pelo capoeirinha Rayson, filho do mestre Tonho Matéria”, afirmou o mestre Máximo. Estarão presentes outros mestres de capoeira, como Reginaldo, membros da Federação Baiana de Capoeira (Fecaba), diretoras e professoras de escolas dos bairros do Barbalho, Santo Antônio, Sete Portas, Saúde e Baixa dos Sapateiros.

Hoje, segundo o Ministério da Cultura (MinC), a capoeira é o produto cultural brasileiro mais difundido no mundo. Em 2008, o MinC considerou oficialmente a capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Na Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), a capoeira já é Patrimônio do Estado desde 2006.

O grupo Mangangá foi fundado em novembro de 2000 pelo mestre Máximo, natural de Santo Amaro da Purificação. Máximo é o atual vice-presidente da Fecaba.

Polícia encontra bebê sequestrado de avó em maternidade de Ilhéus/Redação CORREIO.

A polícia encontrou nesta quinta-feira (28) a criança que foi sequestrada de dentro de uma maternidade de Ilhéus, no sul do estado. A menina, que nasceu no dia 14 deste mês, estava com duas mulheres em uma casa localizada no bairro São Domingos.

As polícias militar e civil chegaram ao local após receberem uma denúncia anônima sobre uma mulher identificada como Érica Nascimento de Jesus, 20 anos, que estava com um bebê em casa. Segundo vizinhos, ela perdeu uma criança recentemente e pretendia criar a menina sequestrada.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a acusada em companhia da menor E.S. Ambas estão prestando depoimento na delegacia do municipio e responderão por subtração de menor e falsificação de documentos. A criança está sendo amamentada no hospital e depois será avaliada por um médico.

A menina foi levada dos braços da avó – que tem deficiência visual -, no domingo (24), quando a mãe Luziane Gonçalves, de 16 anos, voltou ao hospital para uma consulta pós-parto. Duas mulheres se aproximaram da avó da criança dizendo que iriam levá-la para tomar vacina, e ela entregou a neta. Como a menina demorou para voltar, a mãe foi atrás das enfermeiras, que negaram ter levado o bebê.

O provedor da maternidade, Eusinio Lavigne, negou responsabilidade do hospital no caso, porque a menina não estava internada no local, mas disse que abriu uma sindicância interna para investigar possíveis falhas na segurança. Caso o hospital seja considerado negligente no caso, a delegacia pode encaminhar o caso para o Ministério Público.

Justiça condena quatro pessoas por fraude de R$ 11 milhões ao INSS/Redação CORREIO.

Quatro pessoas foram condenadas pela Justiça Federal em Paulo Afonso, no norte da Bahia, por participação em um esquema de venda de benefícios previdenciários, que gerou o maior prejuízo na história do INSS no estado, estimado em R$ 11 milhões.

A sentença é resultado da segunda denúncia proposta pelo MPF após a Operação Benevício, deflagrada no início de dezembro de 2009 com o objetivo de desarticular uma quadrilha formada por servidores do INSS no município, vereadores, agenciadores e captadores de beneficiários.

Segundo o MPF, o servidor público da agência do INSS de Paulo Afonso, Carlos Valberto Pereira Nascimento, teve decretada a perda do cargo público e foi condenado ao pagamento de multa e a nove anos e meio de reclusão pelos crimes de corrupção passiva, na forma continuada, e quadrilha.

Outras três pessoas que atuavam como despachantes foram condenadas também ao pagamento de multa e a cinco anos de reclusão por corrupção passiva na forma continuada: Reginaldo Pereira Araújo; Gilberto Soares de Carvalho e Erinaldo Alves Pereira. O Judiciário concedeu aos acusados o direito de apelar em liberdade por serem réus primários.

A Justiça também decretou a perda, em favor da União, dos bens apreendidos em poder dos acusados, cuja origem lícita não tiver sido provada, ou não tenha sido embargado o sequestro. Em maio deste ano, outras sete pessoas foram condenadas por participação no mesmo esquema criminoso, dentre elas dois servidores, sendo um deles também vereador.

Bahia autossuficiente na produção de pescado/Jornal Tribuna da Bahia.

O Ministério da Pesca e Aquicultura acaba de divulgar as estatísticas sobre a produção de pescado nacional em 2009. Os dados mostram que a produção baiana cresceu 57%, entre 2006 e o ano passado, atingindo a marca de 120 mil toneladas e devolvendo ao Estado a colocação de terceiro maior produtor de pescado do Brasil.

O crescimento baiano foi muito superior à média do país. A produção brasileira cresceu 18% no mesmo período e em 2009 atingiu 1,2 milhão de toneladas. “Nossa meta agora é alcançar a segunda colocação no ranking, com a produção de 150 mil toneladas de pescado até 2014, e a liderança no ranking do valor de produção, já que nossos produtos possuem um melhor valor de mercado do que aqueles pescados no sul do país”, explicou Albagli.

O gestor é respaldado pelos números. O atual líder do ranking, Santa Catarina, teve um incremento de 25,90% na sua produção no período – menos da metade da Bahia. Já o vice-líder, o Pará, diminuiu sua produção em 10,90%.

Para alcançar essa meta, a Bahia Pesca está construindo o primeiro terminal pesqueiro do estado, em Ilhéus. Além dele, serão construídos outros dois em Salvador (o contrato já foi assinado) e no extremo sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário