quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Notícia: Brasil- Mundo (20/10/2010).

Juiz decide se Tiririca fará teste para comprovar que sabe ler e escrever/Samanta Dias.

O juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, irá determinar se haverá a necessidade de o deputado federal eleito por São Paulo Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PR), fazer um teste para comprovar se é ou não analfabeto.

A decisão deve ser tomada na próxima semana, já que Tiririca tem até o dia 23 de outubro (sábado) para apresentar à Justiça Eleitoral documentos que comprovem sua alfabetização.

Com a defesa do deputado eleito em mãos, o juiz pode decidir a situação de Tiririca com base nela ou pedir para que ele prove, por meio de teste, que sabe ler e escrever.

Para o promotor do Ministério Público Maurício Antônio Ribeiro Lopes, que assina a representação contra Tiririca, se o juiz decidir pelo teste, ele deveria ser baseado em um trecho da Constituição Federal, a ser lido e escrito pelo humorista.

"Como ele terá de lidar necessariamente com a lei e com a formulação de legislação em sua carreira política, me pareceu óbvio este formato", argumenta o promotor. Lopes sugeriu formalmente ao juiz que o teste seja feito desta maneira.

Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), a realização de exame para comprovar a alfabetização de candidatos é comum principalmente nas eleições municipais.

No entanto, explica a assessoria de imprensa do tribunal, quem define como será o formato é o juiz, que pode pedir, por exemplo, para que a pessoa apenas escreva seu próprio nome.

Seca e economia aquecida explicam aumento da carne/Grupo Bandeirantes.

O período de seca em parte do País e a economia aquecida ajudam a explicar a subida expressiva no preço da carne bovina. O ex-ministro da Agricultura, Marcos Vinicius Pratini de Moraes, cita ainda o crescimento do poder de compra do brasileiro. Desde o ano passado, o preço da carne já subiu cerca de vinte e três por cento, pressionando os índices de inflação.

Brasil passa a Alemanha e já é terceiro no ranking da FIFA
Grupo Bandeirantes.

O Brasil está na terceira colocação no ranking divulgado pela Fifa nesta quarta-feira. A seleção brasileira, do técnico Mano Menezes, soma 1.493 pontos, e ultrapassou a Alemanha, que está em quarto lugar, com 1.481. Campeã do mundo, a Espanha segue na liderança e contabiliza 1.881 pontos, na frente da Holanda, que ficou com o vice na África do Sul. Argentina, Inglaterra, Uruguai e Portugal seguem nas mesmas posições e aparecem à frente de Croácia e Rússia, que não disputaram o Mundial de 2010. Em outubro, a seleção brasileira venceu o Irã por 3 a 0 e a Ucrânia por 2 a 0, em amistosos realizados nos Emirados Árabes e na Inglaterra, respectivamente.

Sindicatos vão manter ações contra reforma de Sarkozy/Agência Estado/Dow Jones.

A Confederação Geral do Trabalho da França (CGT) informou hoje que está "determinada" a manter a ação em nível nacional para atrapalhar o setor de energia. A intenção da entidade que reúne sindicatos é, por exemplo, tentar reduzir a disponibilidade de energia e também afetar a distribuição de combustíveis, sobretudo para os usuários de grandes quantidades, como empresas.

Em comunicado, a CGT informou que, dos 12 depósitos para estoque de gasolina do país, nove estão atualmente parados e um retomou apenas 50% de suas atividades. Segundo a entidade, os trabalhadores também podem atrapalhar as importações de combustível para a França.

Os sindicatos realizam protestos nacionais contra a proposta do governo para reformar o sistema previdenciário. A administração do presidente Nicolas Sarkozy defende a reforma, que inclui o aumento da idade para aposentadoria de 60 para 62 anos, a fim de conter os gastos públicos. Os trabalhadores, porém, alegam que são injustamente atingidos.

Reino Unido vai cortar meio milhão de empregos em 4 anos
Grupo Bandeirantes.

O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, anunciou hoje um pacote de corte de gastos públicos, que promete limar cerca de 490 mil empregos no setor público ao longo dos próximos quatro anos. A ideia é combater o crescente déficit público do país. "Isso é inevitável quando o país fica sem dinheiro", justificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário