Transalvador alerta para complicações no Túnel Américo Simas após acidente/A TARDE On Line.
Motoristas que saem do Comércio em direção à Cidade Alta, ou que se dirigem à Cidade Baixa, via Túnel Américo Simas, encontram o trânsito complicado na região na manhã desta segunda-feira, 18, segundo informou a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). De acordo com o órgão, um acidente envolvendo três automóveis no túnel impede o tráfego de veículos no local.
Ainda segundo a Transalvador, guinchos encontram-se no túnel para remover os veículos envolvidos no acidente, que estão sem condições de movimentação. Não há informações sobre feridos.
Devido aos trabalhos no local, o órgão informou que os motoristas que se deslocam entre as Cidades Baixa e Alta devem utilizar a avenida Contorno ou retornar antes do Moinho Salvador e subir a Ladeira da Água Brusca, seguindo por Barbalho e Nazaré e tomando a avenida Bonocô.
Já no sentido oposto, para quem tem como destino a Cidade Baixa, deve seguir por Nazaré, Barbalho e Água Brusca ou se vier da Orla Norte, o melhor caminho é a avenida Contorno, para chegar ao Comércio.
A Transalvador informou que não há previsão para a retirada dos veículos do local. O trânsito na região será normalizado após o encerramento dos trabalhos. Nas demais vias da cidade, o fluxo de veículos é intenso, mas flui normalmente sem retenções.
Comunidade do CAIC Realiza Festa Para as Crianças
II Festa Criança Feliz do Caic 2010/ Adailton Reis.
A comunidade do Caic realizou ontem (17) uma grande festa em homenagem á todas as crianças. A criançada teve uma tarde de lazer e muita diversão. Elas puderam brincar no pula-pula sem pagar nada. No local foram distribuídos pipocas, lanches, balas, doces, salgados e diversos brinquedos. Além do sorteio de 02 bicicletas novas.
Entre as atrações, um arrastão infantil deu início ao evento. As crianças fizeram grande concentração enfrente a Secretária de Educação - Caic, e seguiram até o Largo “do Bar de Zeca” como é conhecido.
Os alunos do professor Ferrugem fizeram uma breve apresentação de capoeira no local. O grupo de Hip Hop, Negros MC’s fez a abertura musical e o cantor Evanildo Coelho abrilhantou a festa com mistura de ritmos como: arrocha, pagode, forró, seresta, lambada,
O secretário de educação Paulo Aquino, um dos apoiadores do evento, esteve presente e ajudou a sortear e premiar as bikes juntamente com o locutor Adailton Reis e Lene, ambos integrantes da Comissão.
O evento fechou a semana da criança dando oportunidade para todas as crianças que não puderam participar de nenhum evento direcionado especialmente para eles. O evento teve a realização de Adailton, Bárbara, Gilson e Lene. Contou com o apoio de colaboradores como Alã Melo, Adailton Reis, Delicatessen Quero Pão, Carlucho (vereador), Gisele, Joilson (secretária educação), Lavanderia Deus é Fiel, Paulo Aquino (Secretário de educação), NIX(103,1FM) a da Rádio Alternativa Novo Som. Essa foi a II Festa Criança.
Prefeitura de Lauro de Freitas antecipa feriado do Dia do Servidor/Redação CORREIO.
A prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, antecipou o feriado do Dia do Servidor do dia 29 de outubro para o dia 25 de outubro. A manobra evitaria um aumento no número de abstenções do segundo turno, já que emendando com o Dia de Finados, no 2 de novembro, muita gente faria um "feriadão" de 5 dias. A prefeitura não explicou, contudo, o porquê da mudança.
Em nota, a Secretaria de Governo informa que "o ponto facultativo do Dia do Servidor, comemorado no 29 de outubro, será antecipado para dia 25, segunda-feira. Já no dia 1º de novembro não haverá ponto facultativo. O expediente será normal nas repartições municipais". Lauro de Freitas é governada por Moema Gramacho, do PT.
Fato similar aconteceu em São Paulo, quando o governador Alberto Goldman (PSDB) antecipou o Dia do Servidor Público de 28 para o dia 11 de novembro, dando um "feriadão" de 4 dias para os servidores mas garantindo a presença dos cerca de 690 mil funcionários na cidade nas proximidades das eleições. Na época, Goldman negou que a mudança tivesse qualquer intenção eleitoral de evitar a abstenção em um estado onde Serra teve melhor desempenho no primeiro turno.
Prazo previsto para recadastramento preocupa proprietários/Adriano Villela.
Ofícios enviados pela Superintendência do Patrimônio da União estão causando apreensão em proprietários de casas e terrenos localizados nas áreas pertencentes à União dos municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. A notificação fixa prazo de 10 dias para o envio de provas de que os imóveis estão regulares com relação a linha preamar média - ou, conforme o documento apresentar a “impugnação de demarcatória” em área de domínio da União. Em seguida, novos documentos são exigidos a título de recadastramento na SPU.
Relatos chegados à Tribuna da Bahia dão conta de que os donos dos imóveis compreendem a necessidade do recadastramento e da fiscalização com respeito a preamar, mas queixam-se do prazo apertado para fazer a defesa e juntar todos os documentos exigidos. O consultor imobiliário Waldir Gama Garcia conta que alguns de seus clientes têm empreendimentos que funcionam mais no verão, como pousadas, indo ao imóvel com menos frequência agora, na baixa estação.
“É um ambiente de terror. Do jeito que está, tratam todos como se estivessem irregulares. Deve ter gente com terreno ou casa com problema, mas não todo mundo”, afirmou um empresário que pediu para não ser identificado.
Segundo ele, nas casas de praia os proprietários ficam sabendo da notificação após o fim do prazo estipulado ou faltando poucos dias para o seu término. As notificações estariam sendo recebidas por vigias e caseiros, que não informariam de imediato aos donos do imóvel da pendência. “São pessoas sem treinamento e nem autorização do proprietário para este tipo de atividade. Muitos nem sabem quem entregou a notificação”.
As notificações estão sendo encaminhadas pela empresa Hiparc Geotecnologia, vencedora da licitação para este serviço. Segundo Waldir Garcia, há o risco de donos de casa ou terreno em situação regular sofrer penalidades não por problema em alguma documentação, mas em razão da dificuldade de responder ao prazo apertado.
“O recadastramento é um direito da União, mas o prazo para que se junte toda a documentação deve ser maior. Está havendo uma pressão nos proprietários e isso não é bom”, avaliou o consultor, destacando que um prazo maior não inviabilizaria os procedimentos da SPU. Para o consultor, o mercado imobiliário deve sentir efeitos negativos desta ação, pois a tendência é de queda no valor dos terrenos nestas áreas afetadas.
Projeto Plante Saúde beneficia agricultores do Litoral Norte
Desenvolver nos produtores rurais novas técnicas de manejo sustentável, visando o uso racional do solo, e assim preservar o meio-ambiente, além de gerar renda e alimentos mais saudáveis.
Esse foi o objetivo principal do projeto Plante Saúde, cujo evento de encerramento, com entrega de certificados, acontece na próxima terça-feira (19), às 13h30, na Igreja Divino Espírito Santo, que fica na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes. Um dos beneficiados é o produtor rural Orlando Santos, 50, cuja propriedade fica situada no distrito de Rancho Alegre, em Arembepe. Ele aprendeu a reaproveitar as folhas como adubo natural.
“Antes eu limpava e queimava tudo, agora eu junto o mato e utilizo como fertilizante. Dessa forma, os produtos ficam mais saudáveis e não há agressão à natureza, além da economia financeira”, diz. Ele calcula uma economia anual de R$ 600 depois da adoção de fertilizantes naturais em suas plantações.
O projeto, que beneficiou 70 famílias, distribuídas em sete comunidades da orla de Camaçari, é uma iniciativa da Concessionária Litoral Norte (CLN) e Instituto Invepar, sob execução do Fórum Sustentável Costa dos Coqueiros. Os trabalhos começaram em julho de 2010, nas comunidades de Rancho Alegre, Açu da Capivara, Cordoaria, Fazenda Malícia, Alameda do Rio, Areias e Cajazeiras de Abrantes.
“O projeto era uma necessidade para as pessoas que precisavam de um verdadeiro alerta ambiental”, afirma a presidente do Fórum, Maria José Machado. A diferença dessa edição é que o projeto está sendo executado por ex-beneficiários, que hoje disseminam e multiplicam essa experiência com agricultores de suas vizinhanças.
Durante a passagem pelas comunidades, o Plante Saúde levou conhecimento sob aspectos relacionados à agricultura orgânica, como educação ambiental e tecnologia.
Para a professora de tecnologia, Marluce Celeste, a metodologia aplicada fez o diferencial na hora das aulas. “O interessante era procurar exemplos baseados em ações que eles já praticavam para facilitar a assimilação”, explica. Ela acredita que o mais importante do curso é conscientizar o agricultor de que ele faz parte da natureza e precisa estar inserido nela. “Através do conhecimento tecnológico, eles vão dar um melhor tratamento ao solo, e gerar uma produção mais saudável”, resume.Fonte: Jornal Tribuna da Bahia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário