segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (18/10/2010).

Ônibus cai em rio e deixa 11 mortos e 22 feridos em MG/Agência Estado.


Onze pessoas morreram e 22 ficaram feridas, no início da madrugada deste domingo, após um ônibus fretado pela Associação de Pais e Amigos e dos Excepcionais (APAE) cair numa ribanceira de cerca de 30 metros, ao passar pela ponte sobre o Rio Araçuaí, na rodovia MG-451, em Carbonita (MG), região do Vale do Jequitinhonha, a 465 quilômetros de Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar, que ainda não soube informar a identidade das vítimas, o ônibus voltava da cidade de Montes Claros (MG), onde os membros da APAE participaram de competições válidas pelos Jogos Internos de Minas Gerais (Jimi), e seguia em direção à Ipatinga (MG). O motorista do coletivo tentou ultrapassar outro ônibus e acabou perdendo a direção, caindo na ribanceira.

Policiais militares de Carbonita, policiais rodoviários estaduais e bombeiros de Diamantina foram acionados para resgatar as vítimas. Entre os sobreviventes, 14 continuam internados no Hospital Municipal de Carbonita e 22 no Hospital Municipal de Itamarandiba (MG). Os corpos dos 11 mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Diamantina.

Ação contra o tráfico de drogas prende 20 em Araçatuba/Agência Estado.

Pelo menos 20 pessoas foram presas hoje durante uma operação contra o tráfico de drogas na região de Araçatuba, no interior de São Paulo. A ação foi deflagrada no início desta manhã. No total, foram expedidos 33 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão. Segundo o delegado titular da Delegacia Seccional em Araçatubal, Ely Vieira de Faria, 15 veículos e vários computadores foram apreendidos.

BC anuncia amanhã valor na nova taxa básica de juros/Rede Bandeirantes.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia na quarta-feira o futuro da taxa básica de juros. A expectativa dos analistas é de manutenção da Selic em 10,75% ao ano. O presidente do Banco Central afirma que o governo deve ter atenção com o avanço do ingresso de capitais no Brasil. Segundo ele, todos precisam ficar atentos para tentar evitar a desvalorização excessiva do dólar.

hmadinejad apoia retomada de negociação nuclear /Agência Estado.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, declarou neste domingo que apoia a retomada de conversações sobre o programa nuclear do país com a comunidade internacional. As negociações naufragaram um ano atrás e, meses depois, uma quarta rodada de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) foi imposta ao país por sua recusa em interromper o enriquecimento de urânio, programa que o Ocidente supõe que esconda a fabricação de armas nucleares. O Irã nega a acusação e afirma que seu programa nuclear tem propósitos pacíficos.

França tem mais um dia de protestos. Transporte afetado
Rede Bandeirantes/ Agência Estado.


A França tem mais um dia de protestos contra a reforma previdenciária. Milhares de postos estão sem combustíveis porque as refinarias estão paradas; a paralisação também afeta o setor de transportes. Segundo a Aviação Civil do país, 30% dos voos previstos para esta terça-feira já foram cancelados. No aeroporto de Orly, em Paris, o porcentual deve chegar a 50%. Nos trens, metade das viagens previstas foi cancelada.

Greve vai paralisar boa parte dos voos amanhã na França
A metade de todos os voos de e para o Aeroporto de Orly, em Paris, e 30% dos voos no Aeroporto Roissy-Charles de Gaulle e em outros pela França serão cancelados amanhã por causa das greves em andamento no país. A informação foi adiantada por funcionários do setor de aviação francês. A autoridade de aviação civil DGAC afirmou que ordenou às companhias que reduzam o tráfego, após os sindicatos convocarem um dia de greve. A paralisação nos aeroportos deve durar 24 horas.

Também no setor de transportes, a greve dos funcionários do sistema ferroviário continuava a atrapalhar hoje a vida dos passageiros. Apenas metade dos trens de alta velocidade do país estava funcionando, informou a companhia ferroviária estatal SNCF em comunicado. Fonte: Dow Jones.

Bin Laden vive com conforto no Paquistão, diz TV/Agência Estado/Dow Jones. .

O líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, vive confortavelmente em uma casa no noroeste do Paquistão, perto de seu vice, Ayman al-Zawahiri, afirmou uma fonte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) à CNN. A rede de TV divulgou hoje a informação.

O extremista saudita, procurado pelos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, é protegido por moradores locais e por "alguns membros dos serviços de inteligência paquistaneses", afirmou a CNN. Ainda segundo a rede, o número 2 da Al-Qaeda, o egípcio Zawahiri, vive perto de Bin Laden.

"Ninguém na Al-Qaeda está vivendo em uma caverna", disse o alto funcionário da Otan, pedindo anonimato. A procedência da matéria é de Cabul. "O funcionário também confirmou a avaliação dos EUA de que o mulá Omar, líder do Taleban, transitou entre as cidades de Quetta e Karachi, no Paquistão, nos últimos meses", informou a rede norte-americana em seu site.

Acredita-se que a montanhosa região paquistanesa do Waziristão do Norte, fronteiriça com o Afeganistão, é onde vive a maior parte das lideranças militantes afegãs, paquistanesas e árabes em geral. O local é apontado há tempos como um possível esconderijo para Bin Laden.

Rejeição

Autoridades paquistanesas negam que forneçam proteção para o líder extremista. Há uma recompensa de US$ 25 milhões pela captura de Bin Laden. "É uma afirmação sem base. Nós a rejeitamos", disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão, pedindo anonimato. Segundo ele, não há provas para sustentar a matéria e a intenção dela é apenas "difamar o Paquistão". Um porta-voz da Otan disse que a aliança não tinha nenhum comentário imediato a fazer.

Acredita-se que Bin Laden tenha escapado da região de Tora Bora, no Afeganistão, após a invasão dos EUA ao país, no fim de 2001. As forças estrangeiras derrubaram o Taleban do poder e, com isso, a Al-Qaeda perdeu seu refúgio garantido no país. Os militantes logo se reorganizaram e lançaram uma insurgência contra os militares estrangeiros.

A última mensagem de Bin Laden era um áudio divulgado este mês. Na ocasião, ele pediu ações contra as mudanças climáticas globais e falou sobre os problemas causados pelas violentas enchentes no Paquistão. Zawahiri, apontado como principal ideólogo e estrategista da Al-Qaeda, costuma fazer mais mensagens. Recentemente, divulgou uma dias antes do aniversário dos atentados de 11 de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário