sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (29/10/2010).

Decisão do STJ pode baratear medicamento para leucemia, diz Ministério da Saúde/Christina Machado- Agência Brasil.

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode baratear o medicamento Glivec, usado no tratamento da leucemia. A informação é do secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães. A boa notícia, no entanto, só será possível daqui dois anos, prazo que assegura ao Laboratório Novartis a exploração exclusiva de derivados da pirimidina, substância usada no Glivec.

A quebra de patente do medicamento foi antecipada para 2012, graças a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgada na terça-feira (26). O tribunal manteve o prazo estabelecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para 3 de abril de 2012.

O Inpi questionou no STJ o prazo de vigência da patente fixado pelo Tribunal Regional Federal em 25 de março de 2013. A Novartis havia ingressado com ação na Justiça Federal para que fosse ampliado o prazo da patente da pirimidina.

Com a quebra da patente aparecerão no mercado medicamentos genéricos com essa substância e os preços cairão, prevê Reinaldo Guimarães. Ele explica que o medicamento é caro porque a Novartis é a única detentora da patente até 2012. A empresa tentava na Justiça ampliar o direito até 2013, mas o STJ manteve o prazo previsto em lei.

Velório de Kirchner acaba em Buenos Aires. Enterro será hoje
Redação Bandeirantes.

O velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner terminou há instantes, após 24 horas de uma intensa despedida. Compareceram a população local e líderes de vários países da América Latina. Kirchner, de 60 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória. O corpo dele deve seguir para Río Gallegos, no sul, para o enterro.

Datafolha mostra Dilma 12 pontos à frente de José Serra
*Pesquisa Datafolha/(Notícia vinculada nacionalmente em toda a imprensa).

A pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta sexta-feira indica estabilidade no quadro da corrida presidencial. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está 12 pontos à frente de José Serra (PSDB). Mas agora, o percentual de indecisos caiu de 8% para 4% desde o último levantamento, feito há dois dias. O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo, foi feito nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, com 4.205 entrevistas, em 256 cidades brasileiras, e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 37721/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando-se apenas os votos válidos, quando o percentual de brancos nulos e indecisos é excluído, Dilma e Serra mantiveram os mesmos números do levantamento anterior, 56% e 44%, respectivamente. Entretanto, no que diz respeito aos votos totais, a petista subiu de 49% para 50% das intenções de voto e o candidato do PSDB avançou de 38% para 40% na preferência dos eleitores. Brancos e nulos mantiveram-se em 5%. (Com E-Band)

Mano Menezes convoca Neymar e Gaúcho contra Argentina
Redação Bandeirante.

 O treinador Mano Menezes anunciou hoje, no Rio de Janeiro, a relação dos jogadores da Seleção convocados para enfrentar, no dia 17 de novembro, enfrenta a Argentina em Doha, no Catar. Neymar, do Santos, e Ronaldinho Gaúcho, do Milan, além do gremista Douglasm (único estreante), são as novidades. Para 2011, dois jogos estão confirmados: contra a França, em Paris, em 9 de fevereiro, e contra a Alemanha, em Stuttgart, em 10 de agosto.

Europa: endurecimento contra estrangeiros afetam brasileiros

Os brasileiros estão entre os mais afetados pelo endurecimento de leis contra estrangeiros na Europa. Desde 2009, quando as normas entraram em vigor, mais de 23 mil foram presos por viver em países europeus de forma ilegal. O número de brasileiros detidos só perde para o total de imigrantes vindos do Marrocos, Afeganistão e Albânia.

Morre na Espanha o líder sindical Marcelino Camacho/Agência Estado/ Associated Press.

Morreu nesta madrugada, aos 92 anos, o histórico líder do sindicalismo da Espanha Marcelino Camacho. Ele estava em um hospital de Madri, em estado grave, havia vários dias, informou o sindicato Comissões Operárias (CCOO) em seu site. Não foi divulgada a causa da morte.

Camacho combateu no lado republicano durante a Guerra Civil e passou mais de dez anos preso por suas ideias comunistas em distintas etapas do regime de Francisco Franco (1939-1975). Durante a ditadura, fundou na clandestinidade o sindicato de origem comunista CCOO, convertido hoje em um dos mais importantes e com mais afiliados do país.

Com a chegada da democracia, Camacho foi secretário-geral do sindicato desde sua legalização, em 1978, até 1987. Foi eleito parlamentar pelo Partido Comunista nas primeiras legislaturas após a morte de Franco. O papel dele foi chave na hora de se aceitar a reinstauração da monarquia, na transição democrática espanhola. O jornal El País qualifica Camacho em seu site como "o pai do sindicalismo moderno espanhol".

Coreia do Sul e Coreia do Norte trocam tiros na fronteira/Redação CORREIO/ G1.

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul trocaram tiros em sua fronteira nesta sexta-feira (29), segundo as Forças Armadas sul-coreanas.

O incidente ocorreu em Hwacheon, a 90 km ao nordeste de Seul, capital sul-coreana, em um momento em que a tensão entre os dois países, que dividem a península coreana, aparentemente vinha diminuindo nos últimos meses.

Dois tiros foram disparados de um posto de fronteira norte-coreano por volta das 17h26 locais, através da zona desmilitarizada, em direção a um posto sul-coreano, que reagiu com três tiros, segundo um comandante.

Ainda não está claro o motivo dos disparos, e não houve relato de vítimas.

Os dois países ainda permanecem tecnicamente em guerra, já que depois da Guerra da Coreia (1950-1953) assinaram apenas um armistício para pôr fim às hostilidades, mas não foi firmado um acordo de paz.

Em março, as relações bilaterais atingiram seu pior nível em muitos anos, depois que um navio de guerra do Sul afundou após ser atingido por um torpedo, o que causou a morte de 46 marinheiros.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos responsabilizaram o Norte pelo naufrágio, mas o governo norte-coreano negou qualquer tipo de envolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário