quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (07/10/2010).

Engomadeira: Moradores protestam e acusam Rondesp de matar catador de latinhas/Redação CORREIO.


Moradores fazem uma manifestação na entrada da Engomadeira na noite desta quarta-feira (6), segundo informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel). Eles protestam por conta da morte do catador de latinhas Nelson Pereira dos Santos, 40 anos, morto com um tiro na cabeça no final da noite desta terça.

Segundo a 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (Narandiba), os manifestantes queimaram alguns objetos como pneus e a presença dos Bombeiros foi necessária. Viaturas da Polícia Militar ainda estão no local, mas a situação já está mais calma, de acordo com a 23ª CIPM.

Nelson foi morto quando estava na Vila Nanã. Segundo seu irmão, Marivaldo, ele foi assassinado por policiais das Rondas Especiais (Rondesp). Nesta terça, Marivaldo levou o projétil que atingiu seu irmão para a 11ª Delegacia, onde prestou queixa. Hoje pela manhã também houve protesto dos moradores, que acusam os policiais de tratarem todos como "vagabundos".

Investigações
Este é o terceiro caso em menos de um mês em que a Polícia Militar é acusada pela população de ser responsável por uma execução - dois jovens músicos foram mortos nesta semana em Itapuã, segundo a polícia depois de reagirem a uma abordagem. A assessoria da PM informou que os policiais envolvidos no caso de Itapuã estão afastados da rua, trabalhando em funções administrativas.

Sobre o caso de Engomadeira, a PM informou na noite desta quarta que também foi instaurada uma sindicância para apurar as circunstâncias da morte. Segundo a nota, a guarnição da Rondesp "foi informada por populares de que um cidadão teria sido vítima de disparo de arma de fogo e levado ao Hospital Roberto Santos". Os PMs envolvidos já foram ouvidos e tiveram as armas recolhidas para perícia. Fonte: (Com informações da TV Bahia).

Polícia prende acusados de ter matado irmãs em Itaparica/Redação CORREIO.

Três acusados de terem matado as irmãs Marise Arcela dos Santos, de 23 anos, e Ingrid Arcela dos Santos, de 20 anos, na madrugada desta quarta (6), em Itaparica, já foram presos por investigadores da 19ª Delegacia. Elas teriam sido mortas por conta de uma divida de drogas do irmão delas, Leandro Fernandes dos Santos, de 27 anos, que também estava na casa e foi baleado no abdômen.

Segundo a polícia, os acusados Antônio Vitor Ferreira Costa, 25 anos, Adriano dos Santos, 22, e Ednei dos Santos, 20, têm envolvimento com o tráfico de drogas na região. Eles foram reconhecidos pela filha de uma das vítimas, que presenciou a execução da mãe e da tia.

O delegado José Magalhães Filho, titular da 19ª CP, informou que a garota de sete anos fingiu estar dormindo ao perceber a invasão dos três homens a casa da família, na Rua São Benedito, para cobrar a dívida de Leandro.

Após atirarem nas vítimas, Antônio Vitor, Adriano e Ednei fugiram, sendo surpreendidos pela equipe da 19ª CP às 8 horas da manhã desta quarta. Com eles, os policiais apreenderam certa quantidade de crack e várias cápsulas de calibre 38 deflagradas. Os investigadores estão à procura das armas utilizadas no crime.

Os corpos de Marise e Ingrid foram liberados do Instituto Médico Legal de Santo Antonio de Jesus (IML) e serão sepultados no Cemitério Municipal de Itaparica.

Cabine do Elevador Lacerda será interditada nesta sexta para manutenção/A TARDE On Line.

Uma cabine do Elevador Lacerda vai ser interditada nesta sexta-feira, 8, para serviço e manutenção que deve durar 20 dias. Durante esse tempo, os usuários podem utilizar as outras duas cabines do Elevador Lacerda e quatro micro-ônibus, que vão fazer o transporte gratuito entre a Cidade Alta e Baixa. Os veículos estão disponíveis todos os dias das 7h às 19h.

Cacauicultores ganham sala de inclusão digital em Ilhéus

O Sindicato Rural de Ilhéus inaugurou, um laboratório de inclusão digital para agricultores, que leva o nome do coronel Salomão Rhen. Presente ao ato, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ressaltou a importância do laboratório e defendeu a união dos produtores de cacau, cuja atividade ainda enfrenta dificuldades.

Além do secretário, o evento contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, do secretário municipal da Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça (representando o prefeito do município Newton Lima), parentes do homenageado, associados e várias lideranças sindicais de municípios da região.

Segundo Salles, o Governo do Estado tem sido um parceiro dos cacauicultores, no sentido de restabelecer a capacidade de endividamento dos produtores. Ele destacou como providencial o esforço do governador Jaques Wagner junto aos agentes financeiros para conhecer o perfil da dívida, o que tornou possível definir o número de contratantes (13 mil) e incluí-los no PAC do Cacau.

Outra ação ressaltada pelo secretário é o alongamento da dívida para 12 anos, com quatro anos de carência.

“Novas gestões estão sendo feitas junto ao Governo Federal, no sentido de demonstrar que o endividamento do cacauicultor possui nuances diferentes, por isso merecem tratamento diferenciado”, assegurou.

Barreiras ganha fábrica da Vitamilho

Começaram no município de Barreiras, as obras da maior indústria de alimentos de derivados de milho do país. A fábrica da Vitamilho integra o plano de expansão da Campo Brasil Indústria e Comércio Ltda. A aliança firmada entre a Vitamilho e a prefeitura local se materializa com o início das obras de construção, que serão executadas numa área de 120 mil metros quadrados no distrito industrial do município, num investimento de R$ 40 milhões”.

A capacidade total de processamento corresponde a 216 mil toneladas/ano de milho in natura e 3,6 mil toneladas/ano de arroz. A estimativa é que sejam gerados 220 postos de trabalho e mais de mil empregos diretos e indiretos na região.

A principal atividade da Campo Brasil é a produção e comercialização de canjica de milho para a indústria de pipoca, salgadinhos e outros alimentos à base de milho, farinha e flocão para consumo humano, ração e farelo de milho para consumo animal e processamento de arroz para a produção de flocão de arroz.

A matéria-prima será toda da região, o que viabiliza o negócio, tornando mais acessível o preço dos produtos para a indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário