sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (22/10/2010).

Homem é acusado de matar e queimar menino no RS/Agência Estado.


A polícia de Cachoeira do Sul (RS) prendeu em flagrante hoje um homem acusado de matar um menino de 11 anos e atear fogo em seu corpo. Segundo o delegado Celso Tavares, que investiga o caso, o menino desapareceu por volta das 19 horas de ontem e foi encontrado pela polícia às 2 horas de hoje.

Na casa do acusado foram encontradas as roupas íntimas e um pé de chinelo que pertenciam ao garoto. Edmilson Marques de Silva, de 41 anos, foi levado para a delegacia e confessou o assassinato. Em depoimento, Silva, que é vizinho da vítima, disse que bebeu e que isso o teria levado a cometer o crime.

Marcas de queimadura de segundo e terceiro grau foram encontradas no corpo do menino. Silva está sendo acusado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, e ainda poderá ser indiciado por tortura. De acordo com o delegado, o médico legista não identificou marcas de abuso sexual no corpo do garoto.

Criança de 5 anos poderá cursar 1º ano em 2011/Agência Estado/ Jornal O Estado de S. Paulo.

Crianças com 5 anos de idade que frequentaram dois anos de educação infantil podem, em caráter excepcional, ser matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental em 2011, segundo resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada ontem no Diário Oficial. Para os demais casos, a matrícula no ensino fundamental deve ser para crianças com 6 anos completos até 31 de março.

As mesmas recomendações e o caráter "excepcional" para a matrícula de crianças com 5 anos haviam sido feitas no ano passado. Desde o início da implantação do ensino fundamental de nove anos, em 2007, o corte etário tem provocado polêmica. Conselhos estaduais de educação estabelecem datas próprias e decisões judiciais têm garantido a matrícula de todas as crianças de 5 anos.

Este ano, a resolução também orienta que as matrículas na pré-escola sejam feitas para crianças a partir de 4 anos. Antes disso, elas devem frequentar creches. "A regulação para o ensino infantil acerta o assunto da idade já na entrada do ensino básico", afirmou Cesar Callegari, da Câmara de Educação Básica do CNE.

Alunos fazem protesto e cobram melhorias na Unifesp/Agência Estado.

Cerca de 200 estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizam na manhã de hoje uma caminhada como forma de protesto para reivindicar melhorias na infraestrutura da instituição. Segundo os alunos, o grupo faz uma caminhada até o prédio novo da reitoria, perto do Parque Ibirapuera, zona sul da capital paulista.

A Polícia Militar (PM) informou que a manifestação é pacífica. Até as 11h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não tinha informação sobre bloqueios na região.

Epidemia de cólera mata ao menos 142 no Haiti/Agência Estado.

Pelo menos 142 pessoas morreram e cerca de mil estão hospitalizadas no Haiti, devido à epidemia de cólera, segundo informações do Ministério da Saúde local. Esta é a pior crise de saúde registrada no país desde o violento terremoto ocorrido em janeiro, que desabrigou um milhão de pessoas. A epidemia afeta principalmente a região rural de Artibonite, que recebeu milhares de refugiados do terremoto e sofre com a falta de saneamento básico. Muitas pessoas têm vivido ali até hoje em acampamentos improvisados.

Hoje, grupos de ajuda humanitária se mobilizam para levar remédios e outros suprimentos às pessoas afetadas. "Nós estamos temendo um surto desse tipo desde o terremoto", disse Robin Mahfood, presidente da entidade Alimento para os Pobres, que prepara voos com doações de antibióticos, hidratantes e outros suprimentos.

Costa Rica denuncia Nicarágua por danos a rio
Agência Estado.

O ministro da Segurânça da Costa Rica, José María Tijerino, denunciou ontem uma suposta violação da soberania de seu país, por causa de trabalhos de dragagem realizados por funcionários da Nicarágua no limítrofe rio San Juan. Tijerino disse que a Costa Rica entregou um protesto formal sobre o tema ao embaixador nicaraguense, Harold Rivas, que deve entregar o texto ao seu governo o mais rápido possível.

O ministro disse que uma comissão de polícia, a chancelaria e o Ministério do Meio Ambiente visitarão a área a partir de hoje, mas esclareceu que "se sobrevoou com helicóptero, foram feitas fotos e vídeos e se vê claramente uma draga muito perto da margem costa-riquenha, da qual sai tubulação que ingressa no território da Costa Rica e deposita sedimento".

Segundo Tijerino, essas atividades geram um "inaceitável dano de impacto ambiental em uma zona que se encontra classificada como zona florestal protegida”, afirma o texto do protesto costa-riquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário