quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (06/10/2010).

São Paulo registra três acidentes por dia com botijão

Agência Estado.

A cidade de São Paulo registra, em média, três acidentes com botijões por dia. Houve 1.363 ocorrências somente no ano passado, 99 com fogo e 1.264 sem. Neste ano, de janeiro a setembro, foram mais de 855 chamados. Ontem, um sobrado na Rua Padre Manuel da Nóbrega, no bairro Terceira Divisão, zona leste de São Paulo, explodiu, e os bombeiros suspeitam de um vazamento de gás. Oito pessoas ficaram feridas - três soterradas - e uma casa vizinha precisou ser interditada.

Os números dos bombeiros refletem o desrespeito a um decreto municipal de 1987, que obriga todas as edificações das vias paulistanas por onde passa a rede da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) a se adaptar ao sistema canalizado. Além disso, falta de fiscalização mais rigorosa do poder público. No caso da explosão de ontem, sobravam problemas. No primeiro andar do sobrado funcionava uma pequena panificadora, onde ainda eram vendidos botijões sem autorização da prefeitura. Pela Subprefeitura de São Mateus, a casa está localizada em área irregular, em processo de regularização.

Os bombeiros ainda investigam a causa da explosão. Nesses casos, a falta de manutenção dos acessórios que compõem o botijão, como a mangueira, as abraçadeiras e o regulador de pressão, que também têm de seguir normas de segurança, são os principais motivos de acidentes. A origem dos botijões também é relevante. "Existem muitos que são clandestinos. Não podem vir amassados nem enferrujados. O ideal é que sejam de uma empresa conhecida, com um telefone para ligar em caso de emergência", orienta o tenente Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros.

Fiscalização
A fiscalização de gás só é realizada por meio de denúncias, pelas subprefeituras e pelo Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), nos casos de edificações acima de 1.500 metros quadrados de área, prédios residenciais com mais de 27 metros e locais de reunião com capacidade a partir de 500 pessoas.

Embora o decreto de 1987 não estipule nenhuma penalidade por uso inadequado de botijões, as subprefeituras tomam por base a Lei 9.433, de 1982, para todas as normas de segurança de edificação - como o manejo adequado de gás. Ela estabelece multas para as edificações que não se adaptarem às regras. Já o Contru não emite documentos de regularizados, caso o decreto não seja cumprido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TSE oficializa 2º turno, e propaganda na TV volta na sexta
Redação CORREIO.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, fez nesta terça (5) a proclamação provisória do resultado do primeiro turno das eleições 2010. Com isso, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão será retomada em 48 horas a contar da meia-noite desta terça, ou seja, a partir de sexta-feira (8).

Ao proclamar o resultado, o ministro fez a indicação oficial de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para a disputa da Presidência da República em segundo turno. A petista recebeu 47.651.434 votos, o equivalente a 46,91% dos votos válidos (que exclui brancos e nulos). Serra obteve 33.132.283 votos (32,61% dos votos válidos). Marina Silva (PV) foi a terceira, com 19.636.359 votos (19,33%).

Na sequência , Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) teve 0,87% dos votos válidos, José Maria Eymael (PSDC), 0,09%, Zé Maria (PSTU), 0,08%, Levy Fidelix (PRTB), 0,06%, Ivan Pinheiro (PCB), 0,04% e Rui Costa Pimenta (PCO), 0,01%. Os números do TSE indicam que a abstenção foi de 18,12%. Foram 24.610.296 de eleitores que não compareceram para votar em todo o país, do total de 135.804.043.

O número de eleitores que votou em branco na eleição para presidente foi de 3.479.340, o equivalente a 3,13% do total. Os que anularam seus votos foram 6.124.254, representando 5,51% do total de eleitores que foram às urnas. A proclamação foi feita provisoriamente para permitir mais rapidamente o início da propaganda eleitoral.

A proclamação definitiva depende de um processo mais demorado, que inclui a aprovação, no plenário do TSE, de relatórios elaborados por ministros indicados para acompanhar o processo eleitoral em cada região. Além disso, esse material precisa ser revisado pela Procuradoria-Geral Eleitoral.

Segundo Lewandowski, como não há dúvidas, impugnações ou recursos que possam alterar as condições dos candidatos mais votados, que disputarão o segundo turno, a proclamação provisória pode ser feita. “Ausência de ações tanto nos TREs, quanto perante o TSE demonstra a confiança que a população e a democracia depositam nesta Justiça especializada. É um ato extraordinário em termos mundiais, o que deve ser ressaltado e nos encher de orgulho”, afirmou o ministro. As informações são do G1.

França adverte sobre risco de atentado na Grã-Bretanha
Agência Estado.

O Ministério das Relações Exteriores da França emitiu advertência de alto risco de terrorismo na Grã-Bretanha, pedindo aos turistas franceses que tenham cuidado ao usar o transporte público e ao visitar locais movimentados no país vizinho. Uma mensagem publicada no site do ministério ontem à noite afirma que as autoridades britânicas acreditam "que o nível de ameaça terrorista está muito alto no Reino Unido e o risco de um ataque é muito provável".

A França e vários outros países na Europa elevaram o alerta de risco de terrorismo recentemente. Agentes do setor de segurança afirmam que os terroristas podem estar planejando ataques na Europa com armas de fogo em lugares públicos, em ações similares à ocorrida em 2008 em Mumbai, na Índia. Os agentes europeus não deram detalhes sobre locais específicos, mas a segurança foi reforçada em vários lugares públicos, como a Catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel, em Paris.

Também nesta quarta-feira, o ministro do Interior da Alemanha lembrou sobre a possibilidade de as autoridades estarem disseminando o medo pela Europa. "Nós estamos levando as coisas a sério", disse Thomas de Maiziere, apontando, porém, que a tática das autoridades acaba sendo similar à dos terroristas, por "disseminar o medo". Nesta semana, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Suécia divulgaram alertas esta semana sobre "possível ataque terrorista" da Al-Qaeda e de grupos aliados contra cidadãos viajando pela Europa. Com informações da Dow Jones.

Encontro de China e Japão sinaliza redução da crise
Agência Estado.

Os primeiros-ministros da China, Wen Jiabao, e do Japão, Naoto Kan, tiveram encontro de 25 minutos anteontem em Bruxelas, em um sinal de arrefecimento da crise iniciada com a prisão do capitão de um pesqueiro chinês nas proximidades de ilhas disputadas pelos dois países, no dia 8. A reunião ocorreu durante a cúpula Ásia-Europa, mas trouxe poucos avanços em relação à divergência básica entre as potências asiáticas.

Segundo o jornal oficial China Daily, Wen reiterou no encontro que as "ilhas Diaoyu" (nome chinês ao arquipélago) pertencem à China desde a época imperial. Kan afirmou que as "ilhas Senkaku" (denominação em japonês), são parte integrante do território do Japão, de acordo com a agência de notícias Kyodo.

A prisão do capitão pela Guarda Costeira do Japão levou a relação entre os dois países ao pior patamar desde 2005, quando violentas manifestações antijaponesas ocorreram na China. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ataque destrói 25 caminhões de suprimentos para Otan
Agência Estado/Musa Farman/EFEõõõõ.

Bombeiros tentaram afastar outros caminhõe para evitar novas explosões Homens armados atearam fogo hoje, no Paquistão, em dezenas de caminhões-tanque que levavam combustível para os militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no vizinho Afeganistão. Este foi o sexto ataque contra as caravanas com suprimentos para o Afeganistão desde que, na semana passada, o governo paquistanês fechou uma importante passagem fronteiriça para as forças estrangeiras em represália contra ações militares no território.

Nesta quarta-feira, pelo menos 25 caminhões foram destruídos pelo fogo, que se alastrou rapidamente de um veículo para outro. O motorista de um dos veículos morreu durante a agressão. Os bombeiros ainda tentavam controlar o incêndio pela manhã, enquanto afastavam outros caminhões para evitar novas explosões, contou o policial local Hamid Shakil. Os caminhões que partem do Paquistão levam combustível, veículos militares, peças de automóveis, roupas e outros itens não letais para as forças dos Estados Unidos e da Otan no Afeganistão.

O ataque ocorreu enquanto vários caminhões seguiam para a passagem de Chaman, no sudoeste do Paquistão. Vários homens armados em dois veículos atacaram os caminhões enquanto eles estavam estacionados perto de um hotel, ao lado da estrada nas proximidades de Quetta, capital da província do Baluquistão. Não estava claro quem realizou o ataque de hoje, mas o Taleban paquistanês reivindicou atentados anteriores contra caravanas da Otan, incluindo um ocorrido na segunda-feira que matou quatro pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário