quarta-feira, 12 de maio de 2010

Saúde Animal.

Animais no Cio

A fêmea - entra no cio entre 6 meses a 1 ano de idade variando com a raça e o tamanho do animal. Raças grandes as vezes somente com dois anos de idade. Normalmente a cadela entra duas vezes por ano no cio.
O cio dura em torno de 15 dias e é acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptível da região genital.
Algumas fêmeas não apresentam sangramento ("cio seco"). O cio incomoda a cadela, os responsáveis e às vezes os vizinhos. A cadela perde sangue nos primeiros dias pela vulva que parece inchada.
Sabendo disso, em alguns Petshops você encontra vários produtos que pode amenizar a situação da cadela no cio. Por exemplo: existem calcinhas higiênicas especialmente feitas para as cadelas usarem nestes períodos. Estas calcinhas são super absorventes, e impedem que seus móvéis e tapetes fiquem sujos de sangue.

Outra opção é usar um spray anticcheiro nas nas cadelas. Este spray costuma disfaçar o cheiro do cio, fazendo com que cães não percebam que a cadela está no cio. O ideal mesmo é ter um quintal fechadoou pelo menos um canil para evitar acidentes e tumultos.

O macho - não tem cio e torna-se apto à reprodução a partir de 1 ano. Ele pode começar a ter manifestações sexuais a partir de 3 meses de idade, nos cães de raças pequenas, tipo Poodles, York Shire e outros do mesmo tamanho, e aos 12 meses (às vezes mais) nos cães de raças grandes como Rottweiler, Pastor Alemão e Pitt Bull. Isso principalmente quando sentir o cheiro de uma fêmea no cio. É bom que o dono do animal perceba a necessidade de seu animalzinho, e procure ajudá-lo.Pode procurar até mesmo na vizinhança alguém que tenha outro animal para o acasalamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário