Um homem matou o irmão com facadas no peito durante uma discussão ocorrida por volta das 22h de quinta-feira (13) dentro da casa em que moravam na rua Santa Bárbara, no bairro da Paz, segundo informações da 12ª Delegacia (Itapuã). O motivo da briga que ocasionou na morte de Rafael de Oliveira Franco, 27 anos, ainda não foi esclarecido. O irmão da vítima, identificado como 'Felipe', 25, está na delegacia e não falou o que o motivou a cometer o crime. O acusado está deitdo e ficará a disposição da Justiça.
Pituba: Loja de calçados pega fogo no Shopping Ponto 7/Redação CORREIO.
Uma loja de calçados pegou fogo na manhã desta sexta-feira (14), no bairro da Pituba. Segundo informações dos Bombeiros, uma unidade de emergência foi descolado ao local, na Detagle Calçados, Shopping Ponto 7.
O Corpo de Bombeiros não soube informar a proporção das chamas e se há feridos no local. Mas disseram que receberam a ocorrência por volta das 8h40. A loja fica localizada na Rua Ceará.
Traficante é morto em tiroteio e Sargento do Choque é baleado/Redação CORREIO.
Uma troca de tiros ocorrida no Vale das Pedrinhas por volta das 20h de quinta-feira (13) entre mais de 20 traficantes de facções rivais que atuam na área da Chapada do Rio Vermelho, resultou na morte de Rodrigo Almeida de Jesus, 22 anos, que participava do tiroteio. Logo após o ocorrido, uma viatura do Choque chegou ao local e um sargento do batalhão foi baleado na perna.
Segundo o posto policial do hospital Geral do Estado (HGE), para onde o Sargento Francisco Carlos Alves foi atingido de raspão na perna foi encaminhado, o policial foi medicado e liberado na mesma noite. Não há informações de quem pode ter efetuado o disparo contra o policial, pois, quando a viatura chegou, o corpo de Rodrigo - baleado no abdômen, estava em via pública.
Três adolescentes são baleados na porta de casa em Conquista/Redação CORREIO.
Três adolescentes, de 12, 14 e 16 anos foram baleados na porta de uma casa conversando na noite de quinta-feira (13) na rua C, no bairro Antônio Brito, no município de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, segundo a delegacia da região.
Segundo informações da TV Sudoeste, dois ciclistas ainda não identificados efetuaram os disparos e fugiram. A polícia investiga o motivo do crime e a autoria. Os jovens foram encaminhados os hospitais Unimec e de Base. Não há informações do estado de saúde das vítimas.
Cartão unifica dados de pacientes do SUS
(Juracy dos Anjos /Iracema Chequer/Agência A TARDE).
Joama Paula, 40 anos, fez o cartão há uma semana
Um novo sistema, criado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que será lançado no dia 17 deste mês, promete unificar e centralizar as informações sobre o atendimento dos soteropolitanos nas unidades de pronto atendimento do município. Para isso, é preciso que o cidadão possua o cartão municipal de saúde, que já começou a ser distribuído nos postos. Até a quinta-feira, 13, cerca de 80 mil cartões, do total de 1,2 milhão, já tinham sido entregues à população.
O sistema intitulado Vida, segundo o coordenador do núcleo de gestão da informação da SMS, Ariovaldo Borges Júnior, segue os mesmos princípios do cartão nacional de saúde, emitido pelo Ministério da Saúde. “Inclusive, com o mesmo número do cartão do ministério; ou seja, o cartão de saúde daqui pode ser usado, assim como o nacional, em qualquer cidade brasileira”, afirma ele, acrescentando que o de Salvador é diferente porque o cidadão pode fazer o cadastro, em um dos postos da cidade, por meio da identificação biométrica. “Desta maneira, mesmo o paciente sem o cartão pode ser identificado. Isso é importante no caso de o paciente chegar desacordado no posto sem documentos”, informa.
Os moradores poderão fazer o acompanhamento pela internet (www.saude.salvador.ba.gov.br) das vacinas tomadas e de quando precisará de novas imunizações. Além disso, a SMS poderá informar ao cidadão a data da nova vacinação por meio de mensagem de texto via celular e e-mail. Esta etapa do processo ainda está em fase de conclusão, segundo a SMS, porque é “necessário aguardar o processo de licitação para a compra de pacotes de torpedo com as operadoras de telefonia móvel, que está em fase de conclusão”.
Outro benefício diz respeito ao atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o coordenador, o sistema possibilitará que os médicos regulares do serviço móvel possam saber, antes de encaminhar o paciente, em quais postos têm vagas. Atualmente, como denunciado por A TARDE, os pacientes são levados de um posto para outro em busca de leitos, o que agrava o quadro clínico do doente.
Como fazer o novo cartão de saúde?
É preciso ir a um posto de saúde com RG, CPF e comprovante de residência. O processo de confecção é rápido e o cidadão já sai da unidade com o cartão. Outro serviço será o controle de vacinação, com sistema informatizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário