quarta-feira, 19 de maio de 2010

Notícias Bonus : Brasil-Mundo (19/05/2010).

Ressaca do mar deixa Florianópolis em emergência

A capital catarinense, Florianópolis, decretou situação de emergência em função dos prejuízos causados pelas chuvas. O sul da ilha é a área mais afetada. A forte ressaca do mar danificou casas à beira da praia. No total, duas residências desabaram e duas pessoas ficaram feridas. No Rio Grande do Sul, o litoral está em alerta em função de ciclone extratropical. Fonte: A reportagem é de Rafaela Fraga

Após incêndio, Butantan continuará fabricação de remédios

O Butantan, maior fabricante de soros e vacinas da América Latina, não vai interromper a fabricação dos medicamentos, apesar do incêndio no último sábado. O diretor do Instituto diz que ainda não é possível afirmar o que causou o acidente, que destruiu o laboratório de répteis. Segundo Otávio Mercadante a instalação de um sistema mais moderno de segurança contra incêndios já estava prevista. A modernização, no entanto, só seria possível após a implantação de uma tecnologia mais segura nas estantes, que ocorreu recentemente. Otávio Mercadante informa ainda que o Instituto Butantan contava com isolamentos nas lâmpadas para evitar curto circuitos. Uma boa notícia é que os livros de tombo originais da coleção não estavam no prédio incinerado. Eles contêm os registros por escrito de todos os espécimes depositados na coleção. Ainda que os bichos tenham sido perdidos, pelo menos as informações referentes a eles poderão ser resgatadas.

Equipes encontram destroços de avião que caiu no Afeganistão
Devido às más condições meteorológicas, as equipes ainda não chegaram ao local.

Toque de recolher é estendido para 21 províncias na Tailândia
Confronto entre tropas do governo e oposicionistas deixam seis mortos e 58 feridos.

Honduras retira queixa contra o Brasil em Haia
Agência Estado.

Honduras retirou a queixa que havia apresentado contra o Brasil na Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda. A queixa acusava o Brasil de interferir em assuntos internos hondurenhos, ao permitir que o presidente deposto Manuel Zelaya ficasse na embaixada brasileira em Tegucigalpa, em 2009. O tribunal máximo das Nações Unidas informou hoje que Honduras pediu em 30 de abril o fim do processo. O pedido foi atendido no último dia 12.
O governo interino que assumiu o poder em Honduras após o golpe de Estado, liderado por Roberto Micheletti, apresentou a queixa contra o Brasil em outubro do ano passado, quando Zelaya estava na embaixada do Brasil na capital hondurenha. Naquela época, Zelaya, que hoje vive na República Dominicana, era considerado pelo Brasil como o presidente legítimo do país.

Hillary vê esforço sincero do Brasil, mas quer sanções

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, qualificou hoje os esforços de Brasil e Turquia em negociar com o Irã como "sinceros". Porém, afirmou que os Estados Unidos e os demais membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) continuarão a "convocar a comunidade internacional em prol de uma resolução com sanções duras" ao Irã.

Hillary disse que EUA, Rússia e China concordaram com um rascunho de um projeto com novas sanções ao país. O declaração foi feita um dia após Irã, Brasil e Turquia anunciarem um acordo segundo o qual Teerã deve enviar urânio pouco enriquecido à Turquia, para receber em troca combustível para seu reator na capital do país.

O anúncio de Hillary, feito no Comitê de Relações Exteriores do Senado, em Washington, parece contradizer uma declaração dada mais cedo por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. Pequim tem resistido a novas sanções contra o Irã e defendido mais negociações.

Hoje, o porta-voz chinês Ma Zhaoxu disse esperar que o acordo anunciado ontem "ajude a promover uma resolução pacífica da questão nuclear iraniana, por meio do diálogo e da negociação". "Nós acreditamos que o diálogo e a negociação são as melhores formas de resolver a questão nuclear iraniana", afirmou.

O CS tem cinco membros permanentes, com direito a veto: China, EUA, Rússia, Grã-Bretanha e França. O Brasil e a Turquia ocupam vagas temporárias, sem poder de veto. Fonte:As informações são da Dow Jones/ Agência Estado.

Rússia confirma acordo prévio com EUA sobre sanções
Agência Estado.

A Rússia confirmou hoje que chegou a um acordo com outros membros do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre um rascunho para impor uma nova rodada de sanções ao Irã, que seria a quarta. Em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Moscou confirma as declarações anteriores da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, sobre o fato de haver um acordo prévio.

Hillary disse ontem que os cinco membros permanentes do CS - EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha - chegaram a um consenso sobre um rascunho com novas sanções ao Irã. Um dia antes, o Irã havia firmado um acordo com Brasil e Turquia para enviar urânio enriquecido à Turquia e receber em troca combustível para seu reator de pesquisas em Teerã. O Brasil e a Turquia ocupam postos temporários no CS, sem poder de veto, exclusividade dos membros permanentes.

Prédio da Bolsa de Valores de Bangcoc é incendiado/Agência Estado.

A Bolsa de Valores e outros edifícios em Bangcoc, na Tailândia, foram incendiados hoje. Entre os locais que pegaram fogo, cerca de 20 no total, havia um grande shopping, uma emissora de TV e um cinema. "Nós estamos recebendo vários relatos sobre incêndios", disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Pelo menos seis pessoas morreram e 58 ficaram feridas hoje após o Exército lançar uma ofensiva contra manifestantes contrários ao governo, a fim de encerrar um protesto no coração da capital. Entre os mortos está um jornalista italiano. Líderes do movimento dos chamados Camisas Vermelhas decidiram hoje se render e encerrar os protestos.

Na Bolsa de Valores, o incêndio ocorreu no primeiro andar. Não há informações sobre vítimas nesse incidente. A Bolsa fechou mais cedo por causa dos tumultos na capital e não deve abrir amanhã nem na sexta-feira. Os bancos comerciais também não devem funcionar nesse período.

Havia grandes colunas de fumaça saindo do Central World, um dos maiores shoppings do Sudeste Asiático. Instalações do Canal 3 e do cinema Siam Theatre também pegaram fogo. O porta-voz dos bombeiros disse que muitas agências do Bangkok Bank estavam em chamas. Esse banco já foi alvo anteriormente de manifestantes contrários ao governo, pois eles suspeitam que a instituição financie grupos rivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário