segunda-feira, 24 de maio de 2010

Saúde Animal (Cuidados com Cavalos).

Alimentação Eqüina e Cuidados com a Aparência Geral

É importante lembrar que o cavalo, como animal que pasta, deve receber uma quantidade correspondente de fibra através de várias forragens, a fim de equilibrar seu sistema gastrintestinal relativamente delicado. O cavalo deve consumir pelo menos metade do peso de sua alimentação total em fibras, a fim de reduzir o risco de distúrbios como cólica e laminite.

Um cavalo de 500kg deve receber uma quantidade total de alimento de 10kg por dia. Além da necessidade de manter os animais em uma boa condição física, do ponto de vista clinico, peso e condicionamento muscular) os cavalos também precisam denotar uma aparência geral bem cuidada. Contudo, as práticas de tosquia do pelo do corpo, tosa ou aparação da crina e cauda, corte de pelos das orelhas, cilhos, focinho, coroa do casco, machinho, são agressões à natureza do eqüino.

Vejamos alguns dos principais danos à saúde:

• Tosquia do pelo: quando feita nos períodos de frio ou chuva, deixa o animal mais sensível às alterações climáticas;

• Aparação da cauda: o animal perde o único meio de espantar mosquitos e outros insetos;

• Corte dos pelos da orelha:
perda da proteção contra umidade;

• Corte dos pelos do focinho: afeta negativamente o sentido do olfato;

• Corte do cabelo do machinho: Denomina-se de machinho os pelos que envolvem a região dos boletos. Sendo aparados, a água da chuva ou de banhos freqüentes passa a escorrer diretamente para a região posterior da quartela, deixando-a úmida, o que favorece o desenvolvimento de micoses.

Portanto, a recomendação é que estas práticas sejam feitas somente nos animais destinados às exposições e, mesmo assim, poucos dias antes do inicio do evento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário