quarta-feira, 19 de maio de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (19/05/2010).

Rodoviários param as atividades e ameaçam greve.

Categoria parou por conta de uma assembleia. Eles pedem 15% de reajuste salarial e os empresários oferecem apenas 2,8% .

Policiais civis entram em greve por tempo indeterminado nesta quarta/Redação CORREIO.

Conforme haviam anunciado na semana passada, os policiais civis da Bahia entram em greve geral por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (19).
A greve busca a aprovação do Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 446/300, de 2009, que não entrou na pauta do Congresso Nacional até esta terça. A PEC prevê a criação de um piso salarial para policiais civis, militares e bombeiros em R$ 3,5 mil, nível médio, e R$ 7 mil, nível superior.

Segundo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Civil do Estado da Bahia (Sindpoc), a greve acontece nacionalmente. Além da Bahia, aderiram à greve Alagoas, Paraíba, Ceará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Goiás e Pará realizam assembleias esta noite para decidir se também entram em greve.

De acordo com a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), os líderes da Câmara dos Deputados criaram nesta tarde uma comissão para debater a PEC presidida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP). Segundo o órgão, a previsão é de que a PEC que cria o piso salarial seja votada exatamente nesta quarta, em uma sessão extraordinária.

A Associação dos Policiais Militares e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) informou que a PM não tem intenção de fazer nenhuma paralisação no momento. 'O assunto ainda não foi debatido em nenhuma assembleia', disse Marcos Prisco, presidente da associação.
Os únicos serviços que continuarão funcionando durante a greve são o flagrante delito e o levantamento cadavérico.

Prefeito critica ação do MPE e diz que vai armar Guarda Municipal
Thaís Rocha/Haroldo Abrantes/Agência A TARDE .

João afirmou que o MP tem posicionamentos incoerentes e que é vítima de pensamentos pequenos
O prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PMDB) afirmou nesta terça-feira, 18, que o maior problema do município é a violência e que por isso vai desacatar recomendação do Ministério Público Estadual e armar os agentes da Guarda Municipal de Salvador. A declaração foi dada na palestra que concedeu ontem em almoço promovido pela Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB).

O tema programado para o seminário era o pacote de 21 projetos de intervenção urbana reunidos no pacote de masterplans batizado de Salvador Capital Mundial. No entanto, no lugar de explicações sobre os projetos, incluindo cronograma, financiamento e a situação das famílias afetadas por possíveis desapropriações, João Henrique preferiu dar espaço a críticas contra a atuação do Ministério Público e da imprensa. E fazer coro ao candidato a governador de seu partido, o deputado federal Geddel Vieira Lima, atacando a política de segurança pública do governo estadual.

Iphan proíbe festas de São João no Pelourinho
Jorge Gauthier Redação CORREIO.

O arraiá deste ano no Pelourinho não terá bandeirolas nem grandes shows nas suas praças, como ocorreu nos três últimos anos. As apresentações dos grandes artistas serão migradas para a Praça Castro Alves. Quadrilhas, só na Praça Municipal. Resultado: os comerciantes do Pelô já preveem prejuízo, visto que o São João é a segunda época mais rentável para o comércio local, perdendo apenas para o Carnaval.

Segundo confirmou o secretário de Turismo, Antônio Carlos Tramm, a decisão de retirar os eventos massivos da área ocorre devido à instrução do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que proíbe a montagem de grandes palcos e decorações que impeçam a visão do patrimônio histórico.

Policiais rodoviários frustam tentativa de assalto a ônibus na BR-324/Redação CORREIO.

Uma tentativa de assalto a passageiros de um ônibus da empresa Praia Grande - linha Paripe/ Pituba - foi frustada na manhã desta quarta-feira (19) no km 617 da BR-324 por dois policiais rodoviários do posto de Simões Filho.

Segundo informações da PRF, eles realizavam ronda rotineira pela BR-324 quando o motorista de um micro-ônibus informou que o ônibus estava sendo assaltado. Os policiais seguiram o ônibus do acesso Norte, no Retiro, até o Makro, quando o motorista parou o veículo ao ver a viatura da polícia.

No momento do assalto, 40 passageiros estavam no ônibus e imobilizaram o menor que estava desarmado. O outro assaltante tentou disparar dois tiros, mas a munição não funcionou. A munição do revólver calibre 32 estava picotada. Todos os pertences das vítimas foram devolvidos.

Jackson Evangelista dos Anjos, 19 anos, foi preso e J. E. A, 16 anos foi apreendido. Os dois foram encaminhados para o Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos (GERRC) e o menor será levado posteriormente a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Jackson já tem duas passagens pela polícia por porte de drogas e por assalto a coletivo. O menor disse que acompanhava o irmão no assalto.

VESTIBULAR
UFBA abre período para pedidos de isenção de taxa de inscrição.
Solicitação do benefício deve ser feita através do site da instituição até 27 de maio.

Vitória enfrenta hoje Atlético-GO e pode ir às finais da Copa do Brasil/Angelo Paz e Miro Palma Redação CORREIO.

O Vitória encara o Atlético Goianiense, às 21h50, no Barradão. O Jogo vale vaga na final da Copa do Brasil. E o técnico Ricardo Silva, comandante dos guerreiros rubro-negros, vai contar com o melhor do elenco.

Quadrilha assalta caixa eletrônico de banco em Porto de Sauípe/Redação CORREIO.

Uma quadrilha assaltou o posto do Banco do Brasil em Porto de Sauípe, Litoral Norte, na madrugada deste terça-feira (18). Segundo informações do Ibahia, eram cerca de quinze homens em três carros. Eles arrombaram um dos dois caixas eletrônicos e levaram todo o dinheiro - a quantia não foi informada, mas os caixas haviam sido abastecidos na segunda.

Antes de roubar o banco, os homens renderam cinco pessoas que estavam próximas, em uma trailer que vende lanches perto do banco. O posto do Banco do Brasil não tem nenhuma segurança, segundo o delegado Antônio Luciano Lima, de Entre Rios, que investiga o caso. A ausência de câmeras e a porta aberta a noite toda facilitaram o crime.

Segundo o delegado, há um posto da Polícia Militar diante do banco, que fica na praça principal. No momento do roubo, entretanto, os dois policiais que ficam de plantão estariam dormindo, diz o titular de Entre Rios. Eles só perceberam o que havia acontecido quando as pessoas rendidas do trailer foram procurá-los, depois de se libertar.

Calçada cede e buraco engole três pessoas em Feira de Santana
Mulher, adolescente e bebê ficaram feridos. Há outras áreas em várias ruas sob o mesmo risco.


Sessão Especial em L. de Freitas/Ba.

Hoje na Câmara de Vereadores de L. de Freitas, apartir das 16h30, terá a sessão especial pelo Dia Municipal de luta Antimanicomial (18 de Maio). A Sessão será presidida pelo Ver. Lula Maciel com participações de representantes da Comissão Municipal de Direitos Humanos e Comissão Municipal de Saúde Mental. Terá a exposição dos artigos produzidos pelos usuários do CAPS- Centro de atênção Psicossocial Eduardo Alves de Araújo e apresentação musical acompanham a sessão. Fonte: Informações tiradas da AGENDA LAURO-Agenda da prefeitura municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário