A saúde bucal está intimamente relacionada com a saúde geral de cães e gatos. Um animal que não tem uma boa saúde bucal terá sua saúde geral comprometida e uma vida não tão saudável. Por esse motivo, visitas regulares ao médico veterinário e um programa de cuidados bucais em casa são extremamente importantes para a saúde dos animais.
O mau hálito é decorrente, dentre outras causas, da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes causando o mau cheiro e agride também as estruturas de proteção e sustentação dos dentes, causando a doença periodental. Ocorre inicialmente a inflamação da gengiva, que evolui para a perda do dente. Além disso, podem ocorrer situações mais graves, como a invasão bacteriana de órgãos como coração, fígado e rins, causando problemas mais sérios.
O tártaro é a placa bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A sua presença deixa a superfície dos dentes irregular, facilitando o acúmulo de mais placa, e agravando a doença.
Por isso, forneça sempre a ração adequada para cada fase e categoria animal, de acordo com a orientação do médico veterinário.
Dicas para manter boa saúde bucal:
Escovar os dentes do animal periodicamente, utilizando pastas e escovas dentais específicas (não usar as pastas humanas).
O animal deve ser acostumado à escovação desde filhote, caso contrário, dificilmente aceitará esse procedimento quando adulto.
Fornecer biscoitos específicos para pets que promovam a limpeza dental.
Não fornecer doces, pães e alimentos não apropriados para cães e gatos.
Levar o animal regularmente ao médico veterinário para avaliação da saúde bucal e realizar tratamento adequado em caso de tártaro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário