segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (22/11/2010).

Idoso é morto com golpes na cabeça dentro de casa no Corredor da Vitória/Redação CORREIO.
Um idoso de 73 anos foi morto com golpes na cabeça dentro da própria residência localizada na rua Bráulio Xavier, no Corredor da Vitória, em Salvador, por volta das 11h deste domingo (21).

Segundo informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), o corpo de Isnar Costa de Souza foi encontrado caído no chão da sala.

Ainda de acordo com a Centel, a porta da casa estava danificada, o que indica que houve arrombamento. A polícia não encontrou a carteira da vítima. O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia (Barris).

População protesta por morte de criança atingida por bala perdida/Redação CORREIO.

Os moradores do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, estão realizando um protesto na manhã desta segunda-feira (22) na Visconde de Itaboraí, na transversal da avenida Manoel Dias, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). Eles interditaram a via por causa da morte de uma criança de 10 anos atingida por bala perdida na janela de casa.

De acordo com a 28ª Delegacia que investiga o caso, Joel da Conceição Castro foi baleado no rosto por volta das 23h de domingo (21), na rua Aurelino Silva. Uma equipe da polícia militar estava fazendo uma oporeação na área quando começou um tiroteio. O menino estava na janela de casa quando foi baleado. Ele foi levado para o hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Trânsito
O tráfego está congestionado no local, no sentido do Rio Vermelho, por causa da manifestação. A Superintendência de Trânsito e Salvador (Transalvador) pede aos motoristas que utilizem as vias da Vasco da Gama e da avenida Bonocô para evitar transtornos.

Vitória empata em casa com o Corinthians e entra na zona de rebaixamento/A TARDE On Line.

Em jogo bem disputado e com presença massiva da torcida rubro-negra - mais de 37 mil torcedores -, o Vitória não conseguiu quebrar o jejum de 14 anos sem vencer o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro e empatou com o time paulista em 1 a 1 neste domingo, 21, no Barradão, em jogo válido pela 36ª rodada da Série A do Brasileirão e disputado sob forte calor. Danilo abriu o placar para o Corinthians e Viáfara empatou de pênalti para o Leão.

Com o resultado, o Vitória somou um ponto, chegou aos 40 na classificação geral mas caiu para a 17ª posição, entrando na zona do rebaixamento a duas rodadas do fim do torneio, pois o Avaí venceu o Atlético Goianiense por 3 a 0, em casa, no estádio Ressacada. O time catarinense alcançou os mesmos 40 pontos do Leão, mas o ultrapassou em número de vitórias - dez contra nove do Leão -, primeiro critério de desempate, e subiu para a 16ª posição.

Com o empate, o Corinthians perdeu a liderança para o Fluminense, que venceu o São Paulo na casa do adversário por 4 a 1, chegando aos 65 pontos, um a mais que o Corinthians.

O próximo jogo do Vitória será fora de casa, contra o Internacional, no próximo domingo, 28, às 17h (16h na Bahia) no estádio Beira Rio. Já o Corinthians pega o Vasco no Pacaembu, no mesmo dia e horário.

Alunos estão sem merenda escolar em Jaguaripe/Cristina Santos Pita, de Jaguaripe./Luis Ferreira / Ag. A TARDE

Arlinda Conceição Lima, 43, sobrevive com salário mínimo e se esforça para manter filhos na escola

Os cerca de cinco mil estudantes das 35 escolas municipais de Jaguaripe (a 240 km de Salvador) não estão recebendo a merenda escolar garantida por lei. A denúncia partiu dos próprios estudantes. No ano passado, os alunos dos quatro distritos e povoados ficaram cerca de seis meses sem ter o que comer na hora do lanche. A merenda chegou sob intervenção do Ministério Público. Este ano, há escolas com até quatro meses sem servir merenda.

O caso mais grave acontece no distrito de Pirajuía, onde os alunos só tiveram merenda durante 15 dias no mês de março e por uma semana em junho. Segundo mães e alunos, há casos em que chega o suco, mas falta o açúcar; tem o milho para fazer mingau, mas não tem leite ou botijão de gás para cozinhá-lo.

A falta da merenda foi verificada pela reportagem de A TARDE nas escolas dos distritos de Cações, Mutá, Pirajuía, Barreiras do Jacuruna, Camassandi e Ilha da Ajuda. Por conta do problema, os alunos são dispensados mais cedo. Os que estudam à tarde saem por volta das 15h30 e 16h45 e os da manhã, às 11 horas em algumas escolas e às 10h30 em outras.

A secretária da Educação do município, Edna Pinho, que mora no distrito de Camassandi, diz que a dificuldade para garantir o lanche diário nas escolas da rede municipal é a distância entre as localidades. “Não tenho conhecimento de faltar meses a merenda ou durante mais tempo, mas dias sim”, alegou.

Edna Pinho não soube explicar o porquê da falta da merenda por tanto tempo nas escolas, mas disse que a prefeitura recebe R$ 38 mil por mês do Ministério da Educação, verba específica para a compra da merenda.

Segundo a secretária, o setor de compras da Prefeitura de Jaguaripe é responsável pela compra dos produtos e envia para o Departamento de Merenda Escolar, que é um órgão da Secretaria da Educação que controla qualidade da merenda e distribui para as escolas. “O atraso é na distribuição, porque um lugar recebe primeiro que o outro. Se faz a merenda nas próprias escolas, mas pode faltar algum produto. O cardápio é feito por uma nutricionista e nossa gestão se preocupa com a qualidade da merenda”, garantiu.

De acordo com a promotora de justiça, Renata Soares Tallarico, o MP está investigando as denúncias de falta de merenda escolar desde 2009. “Oficiei a Comissão de Alimentação Escolar para que fiscalizassem todas as escolas. Houve a intervenção do MP e a prefeitura regularizou a situação no primeiro semestre, mas existe um inquérito em curso para apurar o caso”, disse.

Av. Luiz Tarquínio agora é Mão única

A Avenida Luiz Tarquínio, principal via de acesso a Vilas do Atlântico e centro comercial de grande movimento em Lauro de Freitas, a partir de hoje (22) é mão única. O trânsito fluirá no sentido centro, da entrada da Rua Priscila Dutra até a Praça da Matriz.

Das ruas transversais que fazem a ligação da Luiz Tarquínio com a Estrada do Coco (BA 099), a principal alteração será na rua Brigadeiro Alberto Costa Matos, ao lado da loja Insinuante, que passa a ser mão única entrando pela Estrada do Coco. A avenida Leonardo da Silva também será mão único no mesmo sentido. A rua Jailton dará acesso da Luiz Tarquínio para a avenida Beira Rio. As demais permanecem mão dupla.

Os ônibus que saem do final de linha do Centro seguirão pela Rua Almeida Machado, Rua dos Vereadores e Via Universitária (rua do PUSAI) até alcançar a Luiz Tarquínio, de onde seguem para a Valdomiro Rodrigues (rua do Mercado Municipal), até a Beira Rio, seguindo então para a Estrada do Coco, sentido Salvador. Os ônibus que fazem a linha Vilas do Atlântico/Salvador seguem a Luiz Tarquínio e entram na Rua Varandas Tropical para chegar à Estrada do Coco.

Lauro de Freitas entrega 120 casas populares na Chácara Thaiti/Portal Fala Cidadão.

A prefeitura de Lauro de Freitas em parceria com o Ministério das Cidades entrega 120 casas populares na Chácara Thaiti, Itinga, dia 4 de dezembro (sábado), às 16h. As famílias beneficiadas foram selecionadas logo após as chuvas de fevereiro de 2005 e estão sendo atendidas pelo Programa Municipal Bolsa Aluguel. Outras 197 unidades estão em fase de conclusão no mesmo local.

As casas têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro, As unidades destinadas a pessoas com deficiência física e idosos têm rampas de acesso e mais um banheiro. Todas as casas serão entregues com geladeira e lâmpadas econômicas em todos os cômodos, fruto da parceria entre prefeitura e Coelba.

Ansiosos, os beneficiados visitam quase diariamente suas casas e já planejam a decoração. “Sempre venho ver minha casa, já decidi onde será cada móvel. Estou contando as horas para poder entrar e morar no que é meu”, diz emocionada Noeme Paula de Jesus, 36 anos, dona da casa nº 21, com a filha de 4 meses nos braços, que morava com a família, marido e três filhos, em uma área de risco.

Noeme, como a maioria das famílias contempladas, teve sua casa destruída pelas fortes enchentes de 2005. Desde então passou a morar em uma casa alugada com recurso do Bolsa Aluguel. Mais de 600 familiais ficaram sem moradia nas chuvas de 2005 e 2006 e foram acolhidas pelo Bolsa Aluguel que paga até R$200,00 por casas escolhidas pelos moradores e aprovadas pela equipe da prefeitura, que vistoriam as condições do imóvel.

A prefeitura já entregou 280 casas no HBB Portão e 12 na Lagoa dos Patos. “Com as casas do Thaiti a prefeitura soma 412 unidades habitacionais entregues, sem ônus para as famílias. Até o final do ano inaugura o primeiro conjunto do Minha Casa Minha Vida e até o final da gestão serão mais de 1.131 unidades, diminuindo significativamente o déficit habitacional do município”, destaca Lourdes Lobo, secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário