quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (10/11/2010).

Espanhol morre após ser empurrado embaixo de ônibus por bandido no Campo Grande/Redação CORREIO.


Um espanhol morreu atropelado por um ônibus na manhã desta quarta-feira na descida da Gamboa, sentido Avenida Contorno. Segundo a Transalvador, José Orge, de 69 anos, teria sido vítima de um assalto e, em seguida, teria sido empurrado pelo assaltante em direção à pista.

O ônibus que atropelou o homem é da empresa Boa Viagem e fazia a linha Base Naval-Lapa.

Homem é assassinado com facada no peito pela filha em Itinga/Redação CORREIO.

Um homem foi assassinado pela própria filha na manhã desta quarta-feira no bairro de Itinga, na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações do delegado Jacinto Alberto, titular da delegacia do bairro, agentes do Serviço de Investigação foram enviados ao local, mas ainda não retornaram com informações sobre a motivação do crime.

Deocleciano Carmelindo dos Santos, de 57 anos, foi morto com uma facada no peito na casa em que morava, na Rua Lindóia, número 238, na Baixa de Itinga. Ele chegou a ser socorrido ao hospital Menandro de Farias, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Censo 2010 confirma Lauro de Freitas na 8ª colocação populacional do Estado/Fonte: Censo 2010 IBGE Texto: Yuri Carvalho/ Portal Fala Cidadão.

De acordo com o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no período de 1º/08 a 31/10/2010, Lauro de Freitas ocupa a oitava posição em termos populacionais no Estado da Bahia com 154.245 habitantes. Os dados coletados em todo o Brasil foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 4.

Em relação ao último Censo/IBGE, realizado no ano 2000, Lauro de Freitas ocupava a 11ª posição no Estado da Bahia com 113.543 habitantes, daí, registra-se um crescimento populacional de 36% nos últimos dez anos (uma das maiores médias em comparação nacional) ou uma taxa de crescimento de 3,6% ao ano.

Já em relação a pesquisa realizada pelo IBGE em 2009 a qual considerou as taxas de natalidade, mortalidade e migração, divulgada em 14/08/2009, Lauro de Freitas possuía 156.936 habitantes, registrando-se portanto uma redução em 2.691 moradores em comparação aos números do Censo 2010.

Ainda de acordo com o IBGE, de uma forma geral a população continua crescendo, no entanto, a cada Censo a taxa de crescimento diminui. De acordo com Ana Loureiro, coordenadora estadual de divulgação do instituto, essa é uma tendência não só do Brasil, mas mundial. O resultado final do Censo deve ser divulgado até o final deste mês (novembro).

Em todo o Brasil, é possível agendar entrevista (para quem não foi entrevistado) através do telefone 0800-721-8181 até o dia 20 de novembro ou enviar um formulário simplificado que pode ser acessado através do link (basta clicar):

http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php.

Para entender melhor a importância deste levantamento realizado pelo IBGE, é importante saber que o número de moradores das cidades é entregue anualmente ao Tribunal de Contas da União. É a partir desse levantamento que o repasse de verbas federais para cada município é determinado. Nos anos em que não há Censo, são enviadas as estimativas de população, baseadas em taxas de natalidade, mortalidade e migração como ocorreu em 2009.

Para acessar outros dados do Censo 2010 e verificar informações sobre todas as cidades da Bahia e do Brasil clique no link: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php

Fonte: Censo 2010 IBGE http://www.censo2010.ibge.gov.br

Tradição preservada: livro com história da Boa Morte será lançado nesta quarta/Franco Caldas Fuchs/Redação CORREIO/franco.fuchs@redebahia.com.br


Mesmo não sendo agosto, a Irmandade da Boa Morte está hoje em festa, em Cachoeira, a 110 quilômetros de Salvador. A partir das 14h, será lançado, na sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) do município, o livro Festa da Boa Morte. Organizada pelo Ipac, com pesquisa histórica de Magnair Santos Barbosa, a publicação de 120 páginas documenta esta manifestação cultural reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado.

Realizada anualmente, entre os dias 13 e 17 de agosto, desde o início do século XIX, a festividade é conduzida por cerca de 20 mulheres negras, com idade superior a 50 anos, que fazem parte da Irmandade da Boa Morte. Esta é uma confraria religiosa que mescla cultos católicos e africanos e foi criada por mulheres negras que se agrupavam para libertar escravos, reunindo-se em torno da fé em Nossa Senhora.

Toda essa história é resgatada no livro, que conta com várias fotografias, e traz ainda um artigo inédito do conceituado antropólogo e museólogo Raul Lody. Outro destaque são os depoimentos das irmãs da Boa Morte, também registrados em um DVD incluso no livro. “Faço parte da Irmandade porque sinto muito amor, carinho, tenho muita paz e rezar com fé e chegar perto de Nossa Senhora é muito bom, é muito belo”, relata a irmã Joselita Sampaio Alves. Já a irmã Dalva Damiana de Freitas lembra do valor do samba para a celebração: “É alegria, tirou o pé da corrente, tá tudo alegre, é samba. Antigamente era samba na mão, uma dando umbigada na outra, e sapateando”, narra.

O lançamento do livro terá a presença de autoridades, como o governador Jaques Wagner, e ainda contará com uma exposição fotográfica sobre a tradição religiosa. Também haverá uma apresentação do Grupo Samba de Roda Suerdieck e a exibição de um documentário sobre a Festa da Boa Morte.

PF desarticula esquema de desvio de verbas federais em 20 municípios baianos/A Tarde On Line.

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, prendeu, nesta quarta-feira, 10, pelo menos 30 pessoas em todo o estado, como resultado da Operação Carcará da Bahia, contra desvio de verbas federais e fraude em licitações, que resultaram em um prejuízo de R$ 60 milhões ao erário. Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que os administradores de Aratuípe, Cafarnaum, Itatim e Elísio Medrado já estão presos. As prefeituras de Salvador e Feira de Santana não foram investigadas.

Os detidos estão sendo encaminhados para Salvador e cinco deles já estão na sede da PF, em Água de Meninos. Ao todo, foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão, 45 de prisão temporária e um de prisão preventiva, em 20 municípios baianos além da capital. Segundo informações da PF, esta é a maior operação realizada em toda a história do órgão, e envolveu 450 policiais federais desde às 5h desta quarta-feira. De acordo com a PF, além dos prefeitos, estão envolvidos servidores públicos municipais e empresários.

Menina pede socorro em escola e é abusada por dois homens em Lapão/Agência A TARDE.

Uma menina de 11 anos foi abusada sexualmente por um guarda municipal e um amigo dele, quando foi pedir socorro em uma escola da prefeitura de Lapão, a 495 km de Salvador.

A garota fugia de um grupo de crianças que a agredia na praça pública e buscou abrigo dentro do colégio onde estavam o agricultor Genário Antônio Anacleto, acusado de abusá-la, e o guarda Ernestino Pinto Novaes, responsável pela segurança da instituição, que, diante do pânico e do choro da menina, disse ter limitado-se a apalpar os seios dela.

Os dois foram indiciados por estupro de vulnerável e estão presos desde o fim de semana na delegacia local. O crime ocorreu na última sexta-feira, mas só foi divulgado nesta terça-feira (9) pela Polícia Civil da Bahia.

Segundo o delegado Ciro Carvalho Palmeira, a faxineira da escola e o marido dela, cujos nomes não foram revelados, chegaram ao estabelecimento de ensino logo após os abusos e acionaram a polícia.

Investigadores da Delegacia de Lapão prenderam o guarda municipal em flagrante. O agricultor, que havia fugido, foi capturado dois dias após o crime em uma casa abandonada no centro da cidade.

A garota, que vem sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar do município e por psicólogos, foi submetida a exames médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário