sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (19/11/2010).

Hoje é último dia para alunos pedirem correção do Enem/Agência Estado


Os alunos que tiveram o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) invertido terão até as 23h59 de hoje para fazer o pedido de correção especial, de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma página na internet para os alunos prejudicados pedirem a correção oficial (http://sistemasenem2.inep.gov.br/correcaoprova/). O site esclarece que apenas os estudantes que não tenham "marcado o cartão-resposta de acordo com a ordem numérica do caderno de provas" poderão preencher o requerimento de correção.

O Ministério da Educação (MEC) não informou se já há um balanço de quantos estudantes já solicitaram a correção especial ou se há uma estimativa do número final de requerimentos.

Durante a realização do Enem, entre os dias 6 e 7 de novembro, foram encontradas diversas falhas pelos estudantes que faziam o exame, usado por diversas universidades do País como nota para o vestibular. Além da troca de cabeçalho entre "ciências da natureza" e ciências humanas", a prova apresentou problemas em algumas questões, que apareceram repetidas ou faltaram.

Tiririca não terá de fazer novo teste, informa TRE
Mônica Bergamo.

O deputado federal eleito Tiririca não vai mais precisar fazer exames para provar que é alfabetizado. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu que ele pode tomar posse normalmente no ano que vem, apesar do pedido de novos testes feito pelo Ministério Público..

Anatel aprova uso de SMS para serviços de emergência
Agência Estado/Walter de Carvalho/AG. A Tarde.

Brasileiros poderão acionar Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com mesagens de texto

Usuários de telefonia celular de todo o País poderão acionar órgãos de segurança pública, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros enviando gratuitamente mensagens de texto pelo celular (SMS). O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje a proposta que altera o regulamento do serviço de telefonia móvel para permitir a implantação desse mecanismo. O texto será submetido a consulta pública pelo prazo de 20 dias.

Segundo a conselheira Emília Ribeiro, autora da proposta, a ideia é que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros possam atender com segurança os chamados de socorro e emergência por mensagem de texto. "Os grandes beneficiários são os portadores de necessidades especiais", afirmou.

Uma das pendências, segundo a conselheira, é que as empresas vão ter de se adequar para fazer a identificação de onde a pessoa está, evitando assim a ocorrência de trotes. Isso porque as ligações de celular são direcionadas para a estação radiobase mais próxima, o que não acontece com as mensagens de texto.

Pela proposta, o artigo 19 do regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP) passa a ter mais dois parágrafos. O parágrafo terceiro, que determina à prestadora, após solicitação dos responsáveis pelos serviços públicos de emergência, encaminhar, respeitadas as limitações tecnológicas e para um único local por área de registro, definido em conjunto com o responsável pelo serviço público de emergência, as mensagens de texto de seus usuários destinadas ao respectivo serviço público de emergência.

O parágrafo quarto do mesmo artigo, por sua vez, ressalta que não será devido qualquer tipo de remuneração às prestadoras envolvidas nas chamadas ou nas mensagens destinadas aos serviços públicos de emergência. A consulta pública será iniciada após a publicação da proposta no Diário Oficial da União.

Chuva leva Colômbia a decretar calamidade pública em 28 estados/A Tarde On Line*/AFP

números preliminares indicam que 130 pessoas morreram e cerca de 250 mil estão desabrigadas

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, declarou estado de calamidade pública em 28 dos 32 departamentos (equivalentes a estados) do país, nesta quinta-feira, 18, em decorrência dos danos provocados pela chuva e pelos deslizamentos de terra. Os números preliminares indicam que 130 pessoas morreram e cerca de 250 mil estão desabrigadas. As informações são da Presidência da República da Colômbia.

"Nunca havia visto Bogotá como nesses últimos dias. Mas não somente Bogotá, o país inteiro", disse Santos. Segundo o presidente, apenas regiões como Orinoquía e Amazônia, no sudeste do país, não foram afetadas pela temporada de chuvas. De acordo com o escritório estatal de meteorologia da Colômbia, essa temporada se prolongará até junho de 2011, por causa do fenômeno La Niña.

Cólera se propaga em prisão do Haiti, diz Cruz Vermelha
Agência Estado/ Associated Press. .

A epidemia de cólera que atinge o Haiti chegou aos internos da prisão nacional do país em Porto Príncipe, onde já matou dez pessoas nos últimos quatro dias, advertiu hoje a Cruz Vermelha. Por volta de 30 presos foram infectados pela doença, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Genebra.

Os casos são especialmente preocupantes porque a prisão, onde vivem 2 mil detentos, está superlotada, informou um porta-voz da Cruz Vermelha, Marçal Izard. As autoridades haitianas e a Cruz Vermelha "trabalham sem descanso para que a prisão seja segura", segundo o funcionário.

Enquanto isso, após três dias de protestos violentos no norte do Haiti, os ataques contra as forças da Organização das Nações Unidas (ONU) se disseminaram ontem para Porto Príncipe. Os manifestantes acusam soldados nepaleses da ONU de levar a doença ao país, o que a força internacional nega. Já morreram mais de 1.100 pessoas na epidemia de cólera no Haiti e mais de 18 mil foram hospitalizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário