segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (29/11/2010).

Escolas do Alemão e da Vila Cruzeiro seguem sem aulas Redação Band News.

Escolas municipais do Alemão e Vila Cruzeiro não terão aula nesta segunda. O comunicado foi divulgado pela secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, em seu perfil do Twitter.

Na Vila Cruzeiro, as escolas abrirão administrativamente para verificar questões de merenda, se há eletricidade, e eventuais problemas.

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação informou que o reinício das aulas na região será definido em uma reunião com o prefeito Eduardo Paes, nesta segunda-feira. Em todas as outras regiões da cidade as escolas funcionarão normalmente.

Lula considera um sucesso operação no Rio e diz que vai visitar Complexo do Alemão/Redação CORREIO.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (29) que a operação contra o narcotráfico no Rio de Janeiro é um sucesso, mas que ainda não terminou, apenas começou. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele cumprimentou o governador do estado, Sérgio Cabral, e adiantou que deve visitar o Complexo do Alemão – área ocupada ontem pela polícia.

“Nós não sabemos ainda se todos os bandidos fugiram, se há muitos lá dentro, se estão escondidos. De qualquer forma, nós demos o primeiro passo – entramos dentro do Complexo do Alemão”, disse. “Eu quero reiterar hoje o que eu disse na sexta-feira: o que o Rio de Janeiro precisar para que a gente acabe com o narcotráfico, o governo federal está disposto a colaborar”, completou.

Lula lembrou que a primeira ligação do governador veio na segunda-feira da semana passada, pedindo o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Logo em seguida, vieram solicitações de envio de homens da Polícia Federal e das Forças Armadas ao estado.

A mensagem deixada pelo presidente é de “otimismo e esperança” para as comunidades do Rio, além de muita tranquilidade. Fica demonstrado que, com a união entre governo federal, governo estadual e os órgãos de inteligência das polícias, as coisas funcionam. Quando ficamos disputando entre nós quem é mais bonito, quem é melhor, o povo paga o prejuízo”, concluiu. As informações são da Agência Brasil.

Brasil oculta prisão de terroristas, dizem EUA em documentos vazados/ G1.

Documentos revelados pelo site Wikileaks nesta segunda-feira (29) mostram que o Brasil disfarça a existência e a prisão de pessoas ligadas ao terrorismo. Segundo o documento, "o governo brasileiro é um parceiro de cooperação no combate ao terrorismo e actividades relacionados com o terrorismo no Brasil [...] No entanto, os mais altos níveis do governo brasileiro, particularmente o Ministério das Relações Exteriores, são extremamente sensíveis a quaisquer créditos públicos de que terroristas têm presença no Brasil - seja para arrecadar fundos, organizar a logística, ou mesmo trânsito no país - e vai vigorosamente rejeitar quaisquer declarações implicando o contrário."

O texto aparece em uma carta secreta do então embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, de 8 de janeiro de 2008. Segundo ele, "o governo brasileiro recusa-se a definir legal ou mesmo retoricamente designados grupos terroristas como o Hamas, Hezbollah ou as Farc como grupos terroristas - os dois primeiros sendo considerados pelo Brasil como partidos políticos legítimos".

De acordo com Sobel, a Polícia Federal prendeu muitas vezes pessoas que tinham ligações com o terrorismo, mas os acusou de crimes que não eram relacionados ao tema para "evitar chamar a atenção da mídia e do alto-escalão do governo."

Jornais internacionais destacam ações no RJ
Redação Band News.

A ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, é destaque nos jornais internacionais de hoje. Segundo o New York Times, a operação"cativou" os brasileiros como nenhum outro evento desde a Copa do Mundo da África do Sul.

Os repórteres do diário descreveram a operação como "uma varredura militar rápida e definitiva" e disseram que "um ar de calma e alívio" se espalhou pelo conjunto de favelas, com moradores abrindo as janelas e voltando às ruas após a ocupação.

O espanhol El Pais afirma que políticos brasileiros estão vendendo a "liberação" do conjunto de favelas como o regresso ao estado democrático no Brasil. Segundo o artigo do correspondente Juan Arias, "a operação de reconquista do território do Rio com a maior concentração de traficantes começa a mostrar aos cidadãos quem tem o poder nas cidades: o tráfico ou o Estado".

Já o britânico The Guardian descreveu a operação como "sem precedentes" na história da cidade

Conselheiro chinês pede diálogo sobre crise nas Coreias
Redação Band News.

China e Estados Unidos devem ajudar a diminuir a tensão na Península Coreana e facilitar o diálogo. É o que ressaltou nesta segunda-feira o conselheiro de Estado chinês, Dai Bing-guo, durante uma conversa por telefone com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Segundo uma agência de notícias local, Dai expressou a "profunda preocupação" da China com o que está acontecendo na região, onde até o dia 1º de dezembro se desenvolvem manobras conjuntas navais entre Coreia do Sul e Estados Unidos.

Para Pequim a prioridade mais imediata é acalmar a tensão atual e rejeitar qualquer ação que possa originar uma escalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário