quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Notícias: Salvador- Bahia (03/11/2010).

Homem morre após ser atropelado por ônibus da empresa Axé/Redação CORREIO.


Um homem morreu na manhã desta quarta-feira (03) após ser atropelado por um ônibus da empresa Axé na Avenida Afrânio Peixoto, no Lobato, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo informações da Transalvador, o acidente aconteceu na frente da Madeireira Azevedo e deixa o trânsito lento no sentido Calçada.

Salvador precisa de mais cinco Conselhos Tutelares
Cristiane Felix.

Crianças e adolescentes de Salvador podem ter o cumprimento de seus direitos preteridos por conta de graves problemas nos Conselhos Tutelares da capital. Atualmente, existem apenas 13 unidades do órgão na cidade, número insuficiente para suprir a real demanda da população. Dividida em 18 sub-regiões, Salvador deveria ter, pelo menos, um Conselho para cada delimitação, mas ainda faltam cinco unidades.

Além dessa defasagem, os Conselhos existentes estão com problemas infraestruturais, como falta de computadores e poucas linhas telefônicas, que não realizam sequer ligações interurbanas, e de segurança, o que tem dificultado o trabalho dos conselheiros.

“Somos cinco conselheiros em uma unidade que possui apenas um computador e uma linha telefônica. Mas esse nem é o nosso pior problema, a necessidade maior é por linhas telefônicas que façam interurbanos”, relatou a conselheira tutelar Cleonice Costa, coordenadora do Conselho Tutelar 5 (CT), de Itapuã. Segundo ela, os dois problemas são comuns nos conselhos de Salvador e atrasam muito o trabalho dos conselheiros.

“Ficamos impossibilitados de receber, registrar, averiguar e resolver as solicitações da população e, assim, não podemos realizar nosso trabalho de forma plena”, contou.

Segundo a coordenadora, no último ano houve um avanço considerável em relação à estrutura dos Conselhos, quando um passou a ter o seu próprio veículo. Mas, apesar disso, ela destaca que a falta de equipamentos e de meios operacionais para trabalhar são problemas não só de Itapuã, mas também dos CTs 3, 4, 6, de Brotas, Liberdade e Pernambués, respectivamente.

Responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, previsto pelo artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Salvador, ele é vinculado apenas administrativamente ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – que, por sua vez, é vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).

ACÚMULO – Nos 18 Sigas (Sistemas Integrados de Atendimento Regional) da capital – sub-regiões delimitadas pela prefeitura que funcionam como representações do Município em um conjunto de bairros –, existem apenas 13 conselhos tutelares. Desses, cinco acumulam funções de outras regiões que não àquelas que foram criadas para atender.

O conselho tutelar 2 – Centro, atende também às necessidades da Barra; o conselho 5 – Itapuã, atende também a região de Ipitanga; o conselho 8 – Subúrbio, atende às Ilhas; o conselho 11 – Boca do Rio, acumula as solicitações da população da Pituba e o conselho 12 – São Caetano, atende também ao Siga de Valéria.

De acordo com o próprio CMDCA, o número atual de unidades está longe do que poderia ser considerado ideal. “Existe uma defasagem no número de Conselhos. O correto seria que cada Siga tivesse o seu CT, o que não acontece. Ainda temos a necessidade de criação de outras cinco unidades, que atenderiam plenamente às regiões que atualmente não possuem Conselho”, afirmou Renildo Barbosa, presidente do CMDCA.

Ele reconhece também as dificuldades de infraestrutura para o funcionamento da unidade, e diz que o CMDCA juntamente com a Setad vem trabalhando para suprir tanto a demanda numérica quanto a estrutural.

Salvador recebe oficina contra a exploração sexual no turismo

O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) promovem nesta quarta (3) e quinta-feira (4), em Salvador, a segunda das 13 oficinas da fase Pró-Copa do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.

As oficinas integram a segunda fase do projeto, que tem foco na Copa de Mundo de 2014, e deverão atingir, principalmente, empresários do setor como hoteleiros, agentes de viagem e donos de bares e restaurantes. Até o fim de novembro, todas as cidades-sede do Mundial e João Pessoa (PB) receberão o encontro.

Os objetivos são promover o diálogo entre os participantes em torno da temática, elaborar ações específicas para cada uma das treze cidades e prevenir os casos de violência sexual.


O Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo foi lançado em março deste ano pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, e já formou 163 multiplicadores em todo país. As oficinas Pró-Copa deverão formar mais 390 agentes multiplicadores para desenvolver ações voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Lavagem de Itinga 2010/ Adailton Reis/Blog Letras & Tons.

Nos dias 26,27 e 28 de Novembro o bairro de Itinga estará realizando a 26ª Lavagem da Praça do Caranguejo. Considerada uma festa de tradicional, ela atrai milhares de pessoas de todos os lugares. A manifestação popular teve início com uma pequena concentração de amigos que queriam sair num bloco no carnaval de Salvador, mas não tinham condições. Entre esses amigos havia o Sr. Caranguejo, ainda vivo, uma das personalidades que recebe homenagens no período. Com o passar do tempo, a lavagem se tornou uma das maiores festa do bairro passando a fazer parte do calendário municipal.

Atualmente o desfile cívico é um dos mais bonitos com baianas, artistas locais e representantes da gestão municipal. Isso porque uni todas as representatividades do nosso povo. A festa tem o apoio da prefeitura e comerciantes. Segundo a organização da festa, o grupo ACREBIA a lavagem este ano vai acontecer, porém está em fase de conversação com o departamento de cultura.

Crime passional: mulher é assassinada a tiros pelo marido em Santa Rita de Cássia
idiã Noelle Santana/Redação CORREIO/midia.santana@redebahia.com.br

Os cerca de 30 mil habitantes da cidade de Santa Rita de Cássia, na região oeste da Bahia, estão assustados com um crime que chocou o local. Uma mulher de 22 anos foi morta a tiros pelo marido dentro de casa enquanto tomava banho por volta das 23h30 de segunda-feira (1º).

De acordo com o delegado titular da delegacia da região, Alyrio Araújo de Oliveira, a jovem Mayara de Souza foi assassinada por Igor Azevedo Bonfim, com quem estava casada há dois anos. "Me parece que o casal é de Brasília e tem parentes por aqui. Segundo populares o acusado aparentava ser uma pessoa calma, porém mesmo assim trabalhamos com a hipótese de crime passional", disse.

Mayara foi atingida com cinco tiros no pescoço e no braço. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Barreiras, onde passará pelo exame pericial dos legistas. Igor está foragido, mas já foi expedido pela polícia um mandado de prisão ao Juíz local.

Caso com PM
De acordo com os depoimentos dos moradores que não quiseram se identificar, Igor desconfiava que Mayara tinha caso com um policial militar casado que mora em uma cidade vizinha e que trabalha como segurança na mesma loja em que a jovem era vendedora. A polícia não confirmou a informação. O crime é investigado.

Baianos querem entrar para o Guinness com a maior moqueca do mundo/by Portal Fala Cidadão.

A cidade de Salinas da Margarina prepara-se para a realização de mais um Festival do Marisco, com o desafio de entrar para o Guinness Book com a maior moqueca do mundo. O prato gigante, oferecido gratuitamente, é feito com mais de 250 quilos de um pequeno marisco da região conhecido como chumbinho, 100 quilos de temperos e mais de 15 litros de leite de coco e azeite de dendê. O festival reúne, entre os dias 13 e 15, chefs da cozinha nacional e internacional, profissionais e estudantes de gastronomia, jornalistas e degustadores de petiscos.

A 280 km de Salvador, a Terra do Sol, como é carinhosamente chamada a cidade, sedia o festival anual que atrai turistas ao sul do Recôncavo Baiano. Conhecida por suas belas praias, de águas calmas e cristalinas, a cidade servirá de inspiração para a criação das receitas de moquecas, frigideiras e fritadas que valorizam o trabalho dos marisqueiros locais.

Os pratos contemporâneos que compõem o festival são preparados com ingredientes exóticos e mariscos. Para o público apreciar de perto a elaboração dos pratos, foram montados alguns estandes em praça pública. Atrações culturais como apresentações dos grupos folclóricos, capoeira, maculelê e samba de roda vão animar o festival.

Fonte de Renda
O Festival do Marisco gera para a comunidade local a possibilidade de garantir uma renda extra. Cerca de sete mil pessoas dependem do trabalho desenvolvido em hotéis, pousadas, bares e similares, que procuram atender à demanda crescente de visitantes.O evento propõe o incentivo de pescado na região, a geração de empregos temporários e o resgate das manifestações culturais da região de Salinas da Margarida. Os artesãos também aproveitam os visitantes na cidade para comercializar lembranças e enfeites feitos com búzios e conchas, artesanato, cestas e bolsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário