Motorista perde controle do ônibus e colide com muro de casa no Rio Vermelho/A Tarde On Line.
Um ônibus da empresa Dois de Julho, que fazia a linha Vila de Abrantes/Lapa, colidiu no muro de uma casa por volta das 6h desta quinta-feira, 18, no bairro do Rio Vermelho. De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), ninguém ficou ferido e o acidente não provocou congestionamento de veículos. Ainda segundo o órgão, o motorista do coletivo contou que perdeu o controle da direção ao passar por uma poça de óleo na pista.
Na manhã desta quinta-feira, os motoristas encontram fluxo intenso, mas sem restrições, nas avenidas ACM, sentido Iguatemi; Anita Garibaldi, sentido Lucaia; Heitor Dias, sentido Rótula do Abacaxi; Paralela, na entrada do Imbuí; Vale dos Barris e Largo do Tamarineiro.
Nas últimas 24h, a Transalvador registrou 20 acidentes de trânsito com 11 feridos e sem vítimas fatais.
Graciela Alvarez: Senai inscreve para 2.213 vagas em cursos técnicos gratuitos
Está desempregado ou pretende se qualificar? Que tal fazer um curso técnico na área industrial de graça? O Senai Bahia abriu as inscrições para 2.213 vagas em diversos cursos, distribuídas em 21 municípios baianos.
Para Salvador, estão sendo oferecidas 645 oportunidades. Do total de vagas, 1.853 são para cursos de aprendizagem industrial de nível básico, a exemplo de logística, manutenção mecânica e soldagem, e o restante para cursos de nível médio, entre eles de automação industrial, eletrotécnica e mecânica.
Para se inscrever, o candidato precisa ter ensino fundamental completo e idade de 14 a 22 anos e 6 meses no ato da matrícula, com exceção dos candidatos ao curso de mecânico de usinagem, que devem ter ensino médio completo e idade de 14 a 21 anos.
Os cursos têm carga horária de 880 horas, com exceção de mecânico de usinagem, que é de 1.050 horas. Previstas para começar no início de janeiro, as aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, podendo acontecer também aos sábados, em locais estabelecidos pelo Senai.
Os interessados têm até terça-feira, dia 23, para se inscrever no site www.exatuspr.com.br. Não há taxa de inscrição. A seleção será feita por meio de uma prova, no dia 5 de dezembro. Mais informações no site http://www.senai.fieb.org.br/.
Vagas 2.213
Inscrições: http://www.exatusprcom.br/, até dia 23
Prova 5 de dezembro
AulasInício de janeiro
Padre morre de infarto após celebrar missa em Itambé/Juscelino Souza/Sucursal Vitória da Conquista.
Um padre morreu de infarto fulminante minutos após celebrar uma missa no final da tarde desta quarta-feira, 17, no distrito de São José do Colônia, na zona rural de Itambé, a 566 km de Salvador. Marcelo Santos Amorim, o padre Marcelo, de 47 anos, sentiu dores no peito e foi levado por amigos para o Hospital Municipal de Itororó, mas não resistiu e morreu antes de dar entrada no pronto-socorro.
Segundo pessoas próximas ao religioso, padre Marcelo vinha se queixando de dores no peito há alguns dias. O incômodo voltou a se repetir nesta quarta-feira, mas ainda assim ele continuou ministrando a palavra a fiéis na pequena comunidade até o final da missa.
O corpo do sacerdote foi velado durante a noite de quarta-feira, na Paróquia do Bandeira do Colônia, e em seguida foi encaminhado para a Igreja Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista. O sepultamento está previsto para acontecer até o final da manhã desta quinta-feira, 18.
Histórico - Vigário paroquial de Itapetinga, a 560 km de Salvador, padre Marcelo foi ordenado em 6 de março de 1993 e há cerca de um ano conduzia o Vicariato na Paróquia São José de Itapetinga, exercendo seu ministério em igrejas dos distritos de Bandeira do Colônia e São José do Colônia.
Greve do Judiciário Federal já atrapalha
Cristiane Felix.
A aparente tranquilidade em frente ao Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, onde funcionam Varas do Trabalho, destoa da faixa com dizeres em vermelho que, ali, denuncia a greve dos trabalhadores do Judiciário Federal. Apesar de ter começado ontem, a paralisação dos servidores já prejudica a população que precisa dos serviços executados pelos órgãos federais.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia (Sindjufe-BA), as definições sobre a paralisação só serão tomadas amanhã, dia 19, durante a realização de uma assembleia deliberativa, às 13h, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em toda a Bahia, cerca de cinco mil servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das 23 Varas da Justiça Federal (entre criminais, cíveis, especializadas em execução fiscal, juizados especiais e especializada em ações de matéria agrária) de Salvador, das Subseções Judiciárias Federais, localizadas no interior, e também da Justiça Militar da União pararam de trabalhar.
Na última terça-feira, após encontro com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB/BA), Saul Quadros, a presidente do TRT-BA, a desembargadora Ana Lúcia Bezerra da Silva garantiu que os prazos processuais da Justiça do Trabalho serão mantidos e que 60% dos servidores continuarão trabalhando.
Na tarde de ontem, a Tribuna esteve nas Varas do Trabalho e constatou certa insatisfação de pessoas que tentavam protocolar documentos ou aguardavam audiências. “É visível que o número de funcionários foi reduzido. Estou aqui há cerca de uma hora e ainda não consegui fazer tudo que deveria”, reclamou Ereni dos Reis, funcionária de um escritório de advocacia que protocolava documentos no piso térreo do Fórum.
Ofício dos vaqueiros será Patrimônio Imaterial
Estão em fase de conclusão as pesquisas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão da Secult, que fundamentarão o registro do Ofício dos Vaqueiros como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O pedido para o reconhecimento do ofício dos vaqueiros foi solicitado em agosto deste ano pelo integrante do Conselho Estadual de Cultura, Washington Queiroz, pós-graduado em antropologia, com especialização em etnologia indígena, e pesquisador renomado da cultura do Sertão e da região do semiárido baiano.
Washington Queiroz é também membro da Associação Brasileira de Antropologia e entre os trabalhos de sua autoria estão o projeto Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia, além de vídeos, ensaios, publicações, campanhas e eventos sobre vaqueiros.
Dois momentos - As pesquisas de Queiroz apontam que na Bahia, já em 1550, a família do colonizador português Garcia D’Ávila expedia vaqueiros para colonizar e ocupar terras internas do Brasil. De acordo com pesquisa, dois momentos marcaram o percurso dos vaqueiros no estado.
O primeiro momento aconteceu no século 16, saindo da Casa da Torre, atual localidade de Praia do Forte, município de mata de São João. Daí, essas expedições atingiam os rios Jacuípe, Itapicuru, até o Paraguaçu e Rio de Contas, formando pontos de encontro nas feiras e estabelecendo os primeiros currais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário