Após três dias de paralisação, os ônibus da empresa de transportes coletivos Dois de Julho voltaram a circular na manhã de sábado(19). A decisão foi tomada em assembleia realizada em frente à garagem da empresa, em Vilas de Abrantes. O encontro foi marcado para dar continuidades às negociações com a empresa, que, de acordo com os rodoviários, têm um prazo de dez dias para cumprir as pendências com os trabalhadores.
Dentre as reivindicações estão ajustes de itens como pagamento de salários, FGTS, INSS e repasse para planos de saúde, que, segundo o sindicato, vêm sendo descumpridos. Alem disso, foi exigido, até terça, o pagamento da rescisão de 24 funcionários demitidos. A paralisação da empresa, que circula na região metropolitana da capital baiana, afetou cerca de 20 mil passageiros. A mobilização envolveu em torno de 500 trabalhadores. Ainda segundo o sindicato, a empresa se comprometeu a cumprir com o pagamento de todas as pendências dos funcionários no prazo estipulado.
Comando da PM recebe comunidade do Fazendão/Por Ricardo Andrade.
Após o episódio do dia 09, em que policias do Choque humilharam e espancaram um morador no Fazendão, Itinga, o comandante geral da PM, Coronel Nilton Paranhos, recebeu uma comissão de moradores da referida comunidade e os articuladores da Campanha Reaja.
O Coronel se mostrou bastante sensibilizado cos os relatos prestados pelos moradores e assegurou que as providencias serão tomadas no sentido de punir os responsáveis. O Coronel se desculpou e disse que essa não é a orientação do comando da polícia e que trabalhará incansavelmente até eliminar esse tipo de comportamento autoritário e abuso das corporações.
Para Hamilton Borges, articulador da Campanha Reaja esse é um momento ímpar na luta contra os abusos de poder praticados por polícias na Bahia.
“Temos hoje a oportunidade de denunciar esses atos ao principal responsável pela polícia, e não nos cansaremos de entrar nessa sala para denunciar quantas vezes forem necessárias...”.
Silvestre, um empreendedor no Largo do Carangueijo/Café com Notícias.
O Largo do Caranguejo, como foi batizado pela população de Itinga, é um dos sítios mais importantes, em seus aspectos social, comercial e histórico do municipio de Lauro de Freitas.Sua estrutura acomoda dezenove pontos comerciais e oferece momentos de lazer e entretenimento para centenas frequentadores.
O Café com Notícias entrevistou o Silvestre Oliveira, morador do bairro de Itinga há trinta anos e há onze proprietário do Bar do Silvestre o Rei da Moqueca, situado no Largo do Caranguejo. Silvestre falou sobre a história do local, relatou o surgimento do comércio na área e como ele foi se modificando até chegar nos dias de hoje.“ Tudo isso aqui foi iniciado na época de Gerino Sousa Filho(ex- prefeito),aqui era só o terreno e ele autorizou o pessoal a fazer as barracasi, tinha barraca de palha, de madeirite, de zinco. Não houve nehum tipo de distribuição dos pontos comerciais. A prefeitura na época autorizou que fosse ocupado o ponto comercial. O tempo foi passando e o comércio foi se desenvolvendo, os donos foram modificando suas barrcas aos poucos até elas virarem esses empreendimentos que você tá vendo. Eu fui o primeiro a começar a reforma, logo depois foi o vizinho. A prefeitura não deu nada agente aqui,a perefeitura fez somente a praça,agora existe um projeto deles de fazer uma reforma e padronizar os boxes. Isso já se fala há muito tempo, principalmente em ano de campanha politica.
Lauro de Freitas ganha mais uma ambulância do SAMU/
Lauro de Freitas ganhou mais uma ambulância do SAMU para reforçar o atendimento à população. O anúncio foi realizado pela prefeita Moema Gramacho em sua conta no Twitter, nesta sexta-feira (18), durante a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha à capital baiana.
Padilha que visita o estado para entregar outras 33 ambulâncias para 22 municípios baianos, além de inaugurar uma unidade da Farmácia Popular e a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNASUS, participou de reunião com prefeitos, secretários municipais e representantes dos conselhos municipais de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue neste ano para sensibilizá-los sobre a importância do combate ao mosquito.
Em seu discurso, o ministro disse que a Bahia é referência para outros estados brasileiros que enfrentam o risco de epidemia de dengue. Na avaliação de Padilha, as medidas tomadas durante a epidemia no ano passado foram exemplares. Segundo a SESAB, no comparativo entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011 houve uma queda de 30% .
Lauro de Freitas livre de epidemia
"Fiquei feliz porque a nossa Lauro de Freitas não está na lista dos municípios com maior risco de epidemia no estado", contou Moema Gramacho, destacando que o índice de infestação no município é de apenas 0,7% (que representa um risco baixo, de acordo com o Ministério da Saúde).
Apesar de apresentar um "risco baixo", a prefeita disse que o executivo municipal trabalha de forma preventiva e a meta é chegar a zero.
"O trabalho de combate à dengue em Lauro é referência no país. Mas quero ajudar os municípios com risco eminente, não só com a experiência de Lauro, mas também deflagrando campanhas através das entidades Associação Nacional de Municipios Produtores (Anamup), da qual sou presidente e da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da qual sou vice, e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), inclusive utilizando os sites das entidades e criando estímulos para municípios que atigirem metas de redução de índices", reveltou Moema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário