segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Notícias Laurofritenses

Homem é baleado e morre em Lauro de Freitas/Redação CORREIO.

Um homem foi encontrado morto em Alto de Vila Praiana, no município de Lauro de Freitas, na noite deste sábado (26). Dener Ferreira Santana, de 25 anos, foi baleado e atingido no pescoço.

Segundo informações da Central de Polícia, Dener foi encontrado em via pública e não chegou a ser socorrido. As investigações estão sob responsabilidade da 23ª Delegacia de Polícia, em Lauro de Freitas.

Cinco dos Dez Mortos Identificados/Bahia Noticias.

Cinco das dez pessoas que morreram em um confronto com policiais civis e militares, em Lauro de Freitas, neste sábado (26), já foram identificadas pelo Instituto Médico Legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Entre os identificados e liberados estão Renildo de Jesus Santos, de 29 anos, Sirval de Assis Paulo, 36, e Edilon da Silva Santos, 27. De acordo com a Polícia, o grupo era investigado pela Polícia Civil de Feira de Santana e, segundo o Centro de Operações Especiais (COE), os integrantes pretendiam assaltar os supermercados Atacadão e Atakarejo de Lauro de Freitas. Os dez acusados estavam em uma casa alugada no bairro do Caji, quando o imóvel foi cercado pelos policiais. No confronto dois agentes civis ficaram feridos.

Homem é assassinado a facadas em Itinga/Redação CORREIO.

Um homem morreu após ter sido esfaqueado dentro da casa em que vivia na noite deste domingo (27) na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações de policiais da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar, Murilo Gonzaga da Silva, de 22 anos, foi encontrado morto por volta das 20h30 na casa que fica no Loteamento Talismã, no bairro de Itinga.

Vizinhos contaram à polícia que o autor do assassinato é Reginaldo dos Santos Silva, que está foragido. O acusado é procurado por agentes d 27ª delegacia e ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Homem ade 76 anos morre espancado por assaltante em Lauro de Freitas/Redação CORREIO.

Um homem de 76 anos morreu após ter sido atacado por um assaltante no final da noite deste domingo (27) na região de Areia Branca, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações de policiais da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar, Domingos Santos deu entrada no hospital de Simões Filho por volta das 1h, mas não havia vaga. Ele então foi transferido para o Hospital do Subúrbio, onde foi constatada a morte. Domingos apresentava marcas de espancamento pelo corpo e um tiro na perna.

Na manhã desta segunda-feira (28), um suspeito de ter cometido o crime foi preso pelos policiais da 22ª CIPM e apresentado na delegacia de Aratu. O rapaz ainda não teve o nome divulgado e estava com pertences da vítima. A polícia acredita que ele tenha matado o homem para assaltá-lo.

Jovem diz que matou homem de 76 anos em Lauro de Freitas para comprar cocaína

Segundo informações de agentes da 8ª delegacia, Frankli Breno da Silva Souza disse que cometeu o crime com o objetivo de comprar cocaína. Ele contou que abordou o cabeleireiro pela tarde e, antes de roubar sua bolsa, o agrediu com pedradas.

Moradores Alertam Para Poluição Em Buraquinho

Um grupo de moradores marcou uma passeata para chamar a atenção das autoridades para a poluição que assola as praias de Buraquinho e Ipitanga, em Lauro de Freitas. De acordo com Carmen Reyes, residente há mais de 18 anos na região, todo o esgoto das novas edificações está sendo canalizado para os rios Sapato e Joannes, o que posteriormente é desembocado nas praias, afastando marisqueiros e praticantes de esportes do local. “Eles falam que o esgoto é tratado mas nós sabemos que não existe tratamento nenhum. É um absurdo o que estão fazendo com a cidade”, protesta a moradora. Ela denuncia o descaso de órgãos públicos, como o Ministério Público e a Prefeitura, que não respondem às demandas dos manifestantes. A poluição também está causando a mortandade de peixes nos rios, que sofrem com a falta de oxigênio nas águas contamindas. O movimento deverá se reunir na primeira rotatória da estrada que liga a Linha Verde à praia de Buraquinho, e seguir em diração à praia por volta de 10h30.

Lauro de Freitas implanta Fundo Municipal de Cultura

Está em vigor a Lei Municipal nº 1.386/10 que cria o Fundo Municipal de Cultura de Lauro de Freitas destinado ao financiamento direto a projetos culturais. Proposto pelo Vereador Lula Maciel – PT.

O projeto foi sancionado pela Prefeita Moema Gramacho no final do ano de 2010.Conforme a Lei, constitui receita do Fundo Municipal de Cultura Dotação Orçamentária própria, fixada em 1% da receita anual, decorrente de impostos, compreendidas as provenientes das Transferências Mensais de FPM, ICMS, IPVA, ITR, Receitas tributárias próprias e outras receitas correntes, previstas na Lei Orçamentária Anual. Auxílios, transferências, doações e contribuições oriundas de organizações públicas e privadas, incluídas as provenientes de transferências dos Fundos Nacional e Estadual de Cultura. Doações, patrocínios, vendas de espaços publicitários em eventos oficiais, venda de espaços publicitários em imóveis públicos destinados à pratica de Cultura. Captação com venda de ingressos e taxas de eventos da Administração Pública Municipal, relacionados à cultura. A cessão dos espaços públicos referidos no caput deste artigo, só será concretizada após apresentação

As disponibilidades do fundo serão aplicadas em projetos que visem o fomento e o estímulo a programas e produções de natureza artística e cultural no município de Lauro de Freitas nos segmentos Teatro, Dança, Cultura, Popular, Artesanato, Artes Plásticas, Artes circenses, Fotografia, Audiovisual , Cultura digital, Comunidades Tradicionais, Bibliotecas, Transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral seus fins e mecanismos de formulação e aplicação. Patrimônio Cultural, Manifestações Culturais tradicionais integrantes do Calendário Municipal. Cultura Hip Hop e suas vertentes. Música. Museus. Arquivos.

Segundo Lula, implantação do Conselho Municipal de Cultura traz importantes resultados de ordem política, “trata-se de um instrumento de democratização da gestão cultural e, como conseqüência, do Estado, contribuindo para que haja maior participação na elaboração da política cultural e permitindo um acompanhamento mais próximo, por parte da sociedade, das ações de governo na gestão da cultura”, afirma.

Instituiu-se ainda, a Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos Culturais, com a atribuição de orientar, administrar e fiscalizar seu funcionamento, composta pelo Presidente do Conselho Municipal de Cultura e o Secretário (a) Municipal de Cultura, os representantes da Administração Municipal na Comissão de Avaliação e Seleção serão nomeados pelo (a) prefeito (a) Municipal.

A presidência desta comissão terá mandato de 1 (um) ano e será eleita entre os seus integrantes, na sua reunião de instalação, garantindo-se o revezamento na Presidência entre Poder Público e Sociedade Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário