sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Notícias Laurofreitenses

Lauro de Freitas e TJ Firmam Convênio Para Agilizar Processos


A prefeitura de Lauro de Freitas firmou convênio com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba), nesta quinta-feira (24), cedendo funcionários para o Mutirão de Justiça, que cuidará de 30 mil processos da Fazenda Pública municipal. O ato, realizado no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, contou com a presença da presidente do TJ-Ba, desembargadora Telma Brito, da prefeita Moema Gramacho, além de secretários municipais e representantes da justiça de Lauro de Freitas.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, estes processos são referentes a dívidas de contribuintes e somam cerca de 35 milhões de reais. Ele acredita que o Mutirão trará benefício não apenas a prefeitura, mas também aos devedores, que poderão negociar com a justiça, de forma mais rápida. Moema Gramacho agradeceu a disposição da desembargadora. “Ela fez questão de vir até nós. Fico feliz com o estreitamento desta parceria”. A presidente do TJ-Ba, por sua vez, salientou o empenho da prefeita. “O volume é tão grande que o Judiciário não dá conta. O papel da prefeitura é apenas encaminhar os processos à justiça. Lauro de Freitas, no entanto, faz mais do que cumprir seu dever. Estamos muitíssimos gratos com este apoio”.

Segundo Telma Brito, Lauro de Freitas é um dos municípios baianos mais penalizados com a falta de estrutura do sistema judiciário. “A cidade está crescendo muito, é muito próxima de Salvador e tem estrutura de uma comarca de cidade pequena”. Atualmente, cerca de 70 mil processos tramitam no município. Para minimizar este acúmulo, a prefeitura implantou dois pontos do Balcão de Justiça, que prestam assistência jurídica gratuita à população. Outra novidade é o Cartório do Menandro de Faria que, desde 2009, já registrou quase 2 mil certidões de nascimento. Os recém-nascidos saem do hospital já com o documento.

A prefeitura também intermediou a cessão pela Aeronáutica de uma área de 6 mil metros quadrados ao Poder Judiciário, onde serão instalados prédios da justiça para atender à população local.

Previsão de Nova Manifestação dos Trabalhadores em Educação/ Adailton Reis.

Os trabalhadores na área de educação promete realizar mais uma manifestação, desta vez será em frente a prefeitura. Juntamente com a ASPROLF(Associação de Trabalhadores em Educação de L. de Freitas), todos lamentam a real situação das Escolas Municipais e relatam sobre a demissão em massa dos funcionários públicos. Segundo eles, todas as escolas do município estão em situações precárias, o que não favorece a realização das atividades das unidades escolares.

A categoria decidiu continuar com a paralisação por tempo indeterminado e promete realizar mais manifestações pelo minicípio. O próximo ato público estava previsto para esta sexta (25) enfrente a Prefeitura, logo pela manhã, às 9h.

Pais e alunos terão muito que esperar, porque não há uma previsão de volta às aulas.O poder público até o momento não se manifestou em quanto a isso. Os profissionais em educação terão uma nova assembléia ainda no dia 01 de Março (Terça) na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, nessa assembléia irão discutir o rumo da greve.

Nota de Esclarecimento a Toda a Comunidade/ Paulo Sacramento/ Membro da Comissão de Transporte de Itinga/ Obs: Texto adaptado ao programa por Adailton Reis, texto original acesse: http://www.adailtonreis.blogspot.com/

*Paulo Sacramento, membro da Comissão de Transporte de Itinga, emite nota de esclarecimento a toda sociedade. Em nota ele informa aos Moradores de Lauro de Freitas, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Ma pele, Goes Calmon, Itinga, Vila de Abrantes, Vida Nova, Portão, Barra de Pojuca, Jambeiro, Areia Branca.

Depois de varias reuniões entre Agerba e a Transalvador e a Smtt de Lauro de Freitas junto com as Empresa Metropolitana dos municípios citados, em fazer um acordo para o retorno da entrada dos carros Metropolitanos na plataforma E. Onde na época colocarão a o povo para fora igual a um cachorro, onde a construção do Metro de Salvador seria uma questão de honra. Segundo ele,há mais de nove anos, que estamos neste sofrimento no vale dos barris, onde afirma que os Prefeitos da Época, todos não tiveram humanidade.

Na reunião de Dezembro de 2010 na Transalvador , ´ex- superintendente Renato Jorge, afirmou que em virtude do desenvolvimento de estudos, visando à reabertura da Plataforma E do subsolo da Estação da Lapa, que permitirá o retorno das linhas metropolitanas para as dependências da Estação, onde solicitou a presença dos órgãos públicos e lideranças comunitárias, para a organização da proposta e uma planta do local.

Porém neste ano de 2011, no mês de Fevereiro, as coisas mudaram totalmente onde estava tudo preparado para o retorno. Já tivemos 10 reuniões de muita enrolaçâo através da Prefeitura de Salvador onde estava sendo feito um acordo para, no carnaval todas as linhas entrar na Plataforma.

Paulo Sacramento salienta a importância dos coletivos dentro da plataforma, pois os passageiros passam várias humilhações, ficam de baixo de chuva, sem banheiro, mal iluminado e vulneráveis a assaltos.

A Lapa em questão é a maior estação de transbordo de passageiros da capital baiana, que serve a 460 mil usuários por dia, instalada bem no centro da cidade, por qual o motivo de tanta discriminação com a gente mais de 60.000 pessoa sair de Lauro de Freitas e todas as região metropolitana que vem para Salvador trabalhar, estudar e se divertir deixando imposto nesta cidade, almoço, compras nas lojas, lanche, supermercados. Gostaria que o Prefeito de Salvador respondesse para todos nos se vamos ficar jogado no vale dos Barris no período do carnaval alta madrugada para pegar a condução no relento. Quero agradecer ao Governo do Estado através da Agerba e a Prefeitura de Lauro que vem dando uma grande atenção as nossas reivindicações junto com as empresa metropolitana de, Camaçari, Lauro de Freitas, Candeias, Mata de São João, Simões Filho, Dias D’ vila.

Oficina do Programa de Gestão em Itinga

Secretaria Municipal de Educação por meio do Núcleo de Formação Continuada realizará a primeira oficina do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, no dia 26 (sábado), das 8h às 12h, no Instituto de Educação Profissionalizante Eurides Sant’Anna, em Itinga. O evento é realizado em parceria com Ministério da Educação, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. A atividade é direcionada para diretores, coordenadores, cursistas de Língua Portuguesa entre outros.

Exclusivo do Blog do Lau : Despedida do Secretário de Fazenda da urbe(cidade)/Por Ladislau Lea.l

Despedida do Secr. de Fazenda da urbe, Dr. Luiz Cláudio Guimarães, às 09h30m na Câmara Municipal. A prefeita Moema Gramacho deve estar presente, outros secretários e vereadores da base e da oposição responsável.

POSSE DO CONSELHO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Na segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Governo e a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial-SUPPIR de Lauro de Freitas empossam o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial-CMPIR. O evento acontece no Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira-Portão, às 16h. Na data também serão lembrados os 197 anos do Levante dos negros malês na antiga freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, às margens do Rio Joanes.

Lauro de Freitas é a 9ª cidade mais violenta do Brasil/ pesquisador Júlio Jacobo/Instituto Sangari e do Ministério da Justiça.

Itabuna já é a terceira cidade mais violenta do país,
segundo o novo Mapa da Violência, feito pelo pesquisador Júlio Jacobo, do Instituto Sangari e do Ministério da Justiça.
O relatório mostrou que, em apenas um ano, o município saltou da 11ª para a 3ª posição, considerado o número de homicídios entre jovens na faixa de 15 a 24 anos em 2008. Foram registrados 92 assassinatos entre esses jovens.

Maceió (AL) lidera o ranking de mortes violentas na mesma faixa etária, seguido pela cidade de Serra (ES). O mapa mostra também em destaque as cidades baianas de Simões Filho em 5º, Lauro de Freitas, em 9º e Porto Seguro em 14º.

Já Salvador aparece em 21º e Eunápolis em 22º lugar. Ilhéus ocupa a 61ª colocação na relação das mais violentas para jovens de 15 a 24 anos. A posição de Itabuna fica “menos pior” quando comparados os dados envolvendo todas as faixas etárias.
Neste caso, a cidade se situa como a 13ª mais violenta do país. Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a segunda mais violenta do Brasil.
Lauro de Freitas aparece na 16ª colocação, seguida por Porto Seguro na 17ª.
Eunápolis vem na 24ª posição. Itabuna, Porto e Eunápolis estão situadas na região sul da Bahia. Simões Filho e Lauro de Freitas na região metropolitana.

O autor do estudo diz que ocorre uma desconcentração da violência das regiões mais ricas do país para o Nordeste. Segundo ele, o nordeste enfrenta uma maré positiva de geração de emprego e renda, mas não tem estrutura de segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário