segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Notícias Laurofreitenses (07/02/2011)

Violência na Praça Matiniano Maia em Lauro de Freitas/Por Fabiano Bluz.

Nesta última sexta-feira, por volta das 21:00hs, um homem armado se aproximou do quiosque da baiana Zenilda que fica localizada na praça Martiniano Maia em frente ao Red Mix Supermercado, e apontou a arma para o filho da mesma que se escondeu atrás dela, o indivíduo disparou quatro vezes atingindo as pernas da baiana Zenilda que ficou no chão agonizando.

Após os disparos o elemento fugiu e a SAMU foi chamada pelos populares que estavam no local, a polícia chegou e fez uma barreira impedindo a aproximação de pessoas que conhecem a baiana e queriam da o socorro por causa da demora da SAMU que levou 50 minutos para chegar ao local.

A baiana Zenilda foi socorrida pela SAMU e está no HGE (Hospital Geral do Estado) sem risco de morte e a causa da tentativa de homicidio contra a vida do filho da baiana é desconhecida segundo informações dos populares que presenciaram o fato.

Lauro de Freitas prorroga IPTU até dia 18/Agenda Lauro.

A prefeitura de Lauro de Freitas prorrogou, até o dia 18, o prazo de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Segundo o diretor do Banco de Serviços, Roberto Ferreira, o tributo não sofre aumento há sete anos. "Fazemos apenas a atualização monetária, com base no IPCA, de 4,70%". Ao todo, foram expedidos 71 mil carnês. A expectativa, ainda de acordo com Roberto Ferreira, é que a prefeitura arrecade R$ 14 milhões. A verba é destinada a obras e serviços prestados pelo poder público aos cidadãos do município. Os contribuintes podem procurar a Secretaria da Fazenda para realizar o pagamento e negociar os débitos com o município. Quem pagar até dia 18 terá desconto de 10% na cota única. Quem preferir, poderá dividir o IPTU em até 10 vezes sem juros. Apesar do congelamento do imposto, Lauro de Freitas registra um aumento da arrecadação anualmente.

Prefeita de Lauro de Freitas faz palestra no Forum Social Mundial/Tribuna da Bahia.
A prefeita Moema Gramacho fará duas palestras no Fórum Social Mundial, que se realiza no Senegal a partir deste domingo (6). Moema vai falar so os temas Eficácia da Ajuda no Desenvolvimento das Cidades e ações de combate à violência contra mulheres no Brasil, enfocando em ambas a experiência de Lauro de Freitas.

Neste sábado (5), a convite do governador Jaques Wagner, Moema participou, em Paris, na França, da homenagem que a Federação Internacional de Judô prestou a Salvador por ter sido escolhida como sede do Campeonato Mundial de Judô por Equipes de 2012.

Verão em clima de tensão na praia/Noemi Flores.

"Sabemos que temos que sair, de maneira nenhuma vamos desacatar as autoridades. O que queremos é que seja da forma mais humana possível. E que nos seja dado o tempo que precisamos para o projeto de revitalização da orla, da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entrar em vigor”, afirmou ontem o presidente da Associação de Barracas de Praia de Ipitanga, Carlos Fritsch, proprietário da barraca “Tchê”.

O Tribunal Regional Federal 1ª Região, que cassou a liminar que impedia a derrubada das barracas da Praia de Ipitanga. Por outro lado, na última sexta-feira a Procuradoria Geral de Lauro de Freitas entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra esta decisão.

Em relação aos últimos acontecimentos, há ansiedade no aguardo deste recurso por parte dos barraqueiros e o presidente da categoria disse estar confiante porque “tanto o jurídico de nossa associação juntamente com a Procuradoria Geral recorremos esta decisão tendo em vista uma série de acordos feitos em dezembro do ano passado com a dra. Ana Vilela, superintendente do Patrimônio (Superintendência do Patrimônio da União -SPU)”.

Fritsch prossegue “quando apresentamos mais uma vez o projeto para ser levado junto ao Ministério Público da adequação da orla enquadrando-se dentro do Projeto Orla Brasil, o que ficou combinado é a criação do Termo de Ajuste e Conduta (TAC) para um prazo em torno de um ano e meio a dois anos para que seja feita a readequação de forma civilizada em conjunto com a prefeitura de Lauro de Freitas”, explicou.

Ele adiantou ainda que a situação dos barraqueiros de Ipitanga não está boa porque a maioria deve financiamentos ao Banco do Nordeste, ainda do antigo planejamento, na década de 80. “Cada dono de barraca deve 3 milhões ao banco por conta do antigo planejamento e como vai ficar este débito agora?, indagou.

Sobre as dúvidas se a Praia de Ipitanga pertence a Salvador ou a Lauro de Freitas, o comerciante explica que “nesta área da Praia de Ipitanga está sob júdice, em julgamento sobre limítrofe de dois municípios. Geograficamente pertence a Salvador, mas há 48 anos é administrado por Lauro de Freitas, inclusive quem nos faz todas as benfeitorias como recolhimento de lixo, iluminação, saneamento etc.. Devemos satisfação a Lauro de Freitas por nos fornecer alvará de funcionamento por recolher nossos impostos”, pontuou.

Projeto- O presidente da associação, Carlos Fritsch, confirma que as discussões sobre o projeto já estão em andamento com a Superintendência do Patrimônio da União, para a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a Praia de Ipitanga. Neste projeto para a orla, já entregue à 13ª Vara da Justiça Federal, em Salvador, as barracas seriam instaladas em uma área do cartódromo próxima da praia.

Para o dono da barraca Portal do Mar, Lamartine Santos, há 18 anos proprietário, a retirada das barracas só deveria ser concretizada quando os comerciantes já estivessem instalados no outro local.”A única certeza é que vamos sair, mas gostaria que esperassem o projeto ser concretizado”, afirmou, acrescentando que ainda tem esperança neste último recurso. “Tenho plena confiança na prefeita que tem poder político suficiente para nos segurar aqui até o final do próximo verão, pois o projeto já está sendo elaborado”.

Quando começarão realmente as aulas dos alunos da rede municipal de ensino em Lauro de Freitas (Ba)?/Adailton Reis.

As aulas da rede pública terão início na próxima segunda-feira (7), mas uma sobra de dúvida paira no ar, para pais e alunos da rede municipal de Lauro de Freitas(Ba), que não tem certeza se irão ter aula ou não.

As dúvidas começaram a surgir depois que várias mudanças aconteceram, aqui, no município, principalmente pelo anúncio da prefeita que informou que novo concurso público estava previsto. Pois a preocupação de todos e todas é que a maioria dos antigos professores da rede municipal não eram concursados e agora terão que passar por concurso para continuar a lecionar em sala de aula.

Na 22ª Jornada Pedagógica Participativa que aconteceu na última quinta (03), onde o tema principal foi “Letramento”- Professor empreendedor, onde reuniu cerca de 1.600 professores da rede municipal, não foi sanado a resposta da atual situação, de que se refere a educação no município. Isso porque a importância neste momento era debater primeiro, a situação em que se encontram os profissionais, onde se poderia até tirar dúvidas dos pais e alunos que não tem certeza se realmente irão ter aula ou não na próxima segunda (07), já que vários professores foram demitidos.

Com sérios problemas, a Secretária de Educação e a prefeita Moema Gramacho (PT), precisam dar uma resposta urgente à população de Laurofreitense. Este ano, esses acontecimentos podem comprometer o ensino no município, onde filhos de trabalhadores podem ser os mais prejudicados com essa falta de precisão nas administrações. Boatos rondam por toda parte da cidade e os respectivos gestores não se colocam para justificarem e acalmar o povo. Corre a solta de que mudariam o secretário de educação Paulo Aquino, para Ápio Vinagre? Ninguém se pronunciou até o momento, quando ocorreria a sucessão.

Para se ter uma idéia, em pleno o maior evento da secretaria municipal de educação- A Jornada Pedagógica, na última quinta (03), vários profissionais ligados a ASPROLF (Associação dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas), realizaram uma grande manifestação enfrente ao Colégio 2 de Julho, em Itinga. Eles também exigiram resposta. Com carro de som, apitos e bandeiras, eles demonstraram suas angústias e afirmaram veemente que nos últimos meses, a gestão têm atrasado os benefícios dos profissionais da educação: ticket de alimentação, salários, 1/3 de férias, gratificação da Avaliação de Desempenho entre outros. O coordenador geral da ASPROLF, Valdir Silva desabafou diante de todos: - “É preciso respeitar os trabalhadores, e ter seriedade com a educação”.

Como o evento não poderia fugir do foco, que não era para relatar essas questões tão importantes no momento, porém alguns “personagens” estavam presentes no evento, foi agendado uma reunião para o tema específico, será dia 08/02, terça-feira, ás 14h, no CAIC, com o secretário de educação e sua equipe pedagógica. Também ficou sob a responsabilidade do secretário mediar uma reunião com a prefeita. Onde poderá haver uma nova assembléia no dia 16/02, quarta-feira. Enquanto isso a dúvida persiste: Quando começarão realmente as aulas dos alunos da rede municipal de ensino em Lauro de Freitas (Ba)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário